Páginas

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

A RIBEIRA DA LÍRIA E O SEPNA/GNR

Em email dirigido ao Sepna/GNR, (Serviço de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana), denunciava não só a poluição da ribeira bem como a falta de limpeza do seu leito, que em caso de chuvada forte pode transbordar, inundar, e prejudicar moradores confinantes com a ribeira, como infelizmente tem acontecido.
Respondeu agora o Sepna/GNR, à minha denúncia que deu entrada no Sepna com o número 3406/2011.

De: GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente [mailto:sepna@gnr.pt]
Enviada: segunda-feira, 3 de Outubro de 2011 16:25
Para: 'manuel-r-peralta@sapo.pt'

Assunto: Denúncia nº 3406/2011

Junto se envia a resposta à Denúncia acima mencionada.
Com os melhores cumprimentos;

A DSEPNA

(clique na imagem para aumentar)

Como diz agora o Tó Zé, também eu fiquei chocado com o teor do referido ofício pois nele se pode ler o seguinte:


1 - Que em 13 de Junho de 2011 a empresa OVIGER-Matadouro Industrial, solicitou a renovação da licença e que para tal, terá apresentado análises de recolha dos seus efluentes industriais, pela OVIGER recolhidos, e que estariam abaixo dos valores máximos permitidos.
A licença caduca em Fevereiro de 2012, pelo que só falta acontecer que director, presidente, assessor ou chefe de gabinete da entidade responsável pela concessão da licença, o tenha feito à sorrelfa e perante um facto consumado ainda peçam indemnização ao estado. Não é isto que tem acontecido?


Porque razão a OVIGER solicita tão cedo a renovação da licença?
Será possível que seja concedida licença para poluir, sem que as entidades responsáveis por tal se assegurem da situação actual, em que chega a correr sangue claro e em que efluentes industriais em alegre poluição misturados com efluentes domésticos também não tratados, poluam diariamente o ambiente causando elevados prejuízos a toda a comunidade?
Quem é responsável por esta situação?


2 - Quanto à limpeza é de rir, apesar de há tanto tempo solicitada, nada feito pelos responsáveis. A mesma autoridade que intima particulares a limpar e estes rapidamente limpam, avisa o dito poder local democrático, que assobia para o lado, pondo em causa o cumprimento da lei e dando mais um belo exemplo de democracia.


3 - Estes tropeções não me farão desistir... denunciarei, denunciarei, denunciarei, até que a voz me doa.

(Clique na imagem para aumentar)

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário