Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

A Câmara de Castelo Branco e as cortinas dos seus SMAS

Em trabalho conjunto, recente, dos jornalistas Lídia Barata e Nelson Mingacho do Reconquista, relativo à “Poluição na ribeira da Líria em Alcains“, a Administradora dos SMAS da Câmara de Castelo Branco, doutora Maria José Batista, informou os jornalistas de que o derrame dos esgotos domésticos, não tratados da responsabilidade dos SMAS, e que poluiram a infeliz e martirizada ribeira, se ficaram a dever ao facto de o colector ter sido “ entupido com fraldas, toalhas e outros resíduos que deveriam ter outro destino“, devido à “notória falta de consciência cívica e ambiental dos cidadãos“.
Li, reli, tresli e não acreditei...
Como é possível que uma administradora paga com as minhas taxas de disponibilidade, de saneamento fixo, de resíduos sólidos, entre outras, se permita tal topete, e esfregue na cara dos Alcainenses a notória falta de consciência cívica e ambiental dos cidadãos?
Sim, a doutora Maria José Batista com o pomposo nome de administradora dos SMAS da Câmara de Castelo Branco, deveria ser a última das entidades a falar de consciência ambiental, uma vez que, enquanto administradora dos SMAS, é a principal e directamente responsável pelos esgotos domésticos, que sob sua responsabilidade poluem incessantamente a ribeira da Líria.
Ou a senhora doutora não se reconhece na cortina que a foto reproduz? Cortina essa colocada por trabalhadores sob sua gestão, e que se confessam envergonhados com as soluções técnicas que a descapitalizada inteligência existente, implementa?
Sabe senhora administradora, o que aconteceu em Alcains não foi um entupimento do colector, e, porque, mesmo sobre os esgotos da mentira a verdade vem ao de cima, o que aconteceu foi apenas isto.
Um mal equipado trabalhador dos SMAS que Vossa Excelência dirige, entrou pela ribeira dentro e frente à praça de Alcains, descobriu que um pote de esgotos entrou em rotura, e todos os esgotos a partir dali correram para a ribeira da Líria.
Assim o diz quem viu. Andei por lá, não aproveitei o feriado para fazer ponte, e, como tal, quando vi passar a auto bomba fui de bicicleta dar um passeio atrás dela.
Falta de consciência cívica e ambiental dita por quem tanto polui Alcains, e que, como solução para minorar os maus cheiros sentidos um pouco por toda a vila, manda por uma cortina?
Sugiro-lhe que quando aconteça situação idêntica que venha ao local, que continue a acreditar no que lhe dizem, mas, meta a mão na massa, como São Tomé, ver para crer...
Os trabalhadores com muitos anos de tarimba sabem quem sabe da poda... por vezes até se riem entre eles dos chefes verdes, macios, porreiros, digo-o por experiência própria, e só no terreno aprendemos as debilidades das equipas que vão fazendo o que é possível com meios muito escassos.


Os SMAS da Câmara de Castelo Branco, de que munícipes da cidade e fregueses das aldeias vão pagando água das mais caras do país, merecem que os seus direitos sejam acautelados.
A um bom ambiente, a uma boa limpeza, e a não beberem água que lhes entra em casa por canos de lusalite, que as entidades de saúde intimaram a substituir.
Uma parte substancial da rede de águas de Alcains, na rede mais antiga da vila, continua nestes canos. Tem-se feito alguma coisa neste domínio, mas é ainda confrangedoramente muito pouco.
As dezenas de milhões de euros recebidos pela venda da rede de água e esgotos às Águas do Centro, deveriam em meu entender resolver primeiramente este problema, pois foi com as taxas e as águas pagas a peso de oiro que tal património se construiu.
Não podem os fregueses estar a consumir àgua que circula em canos que as autoridades sanitárias, têm muita dúvidas quanto aos efeitos causados à saúde.
Voltando às cortinas, sei que, quando as notícias são deste teor se procura internamente averiguar, quem foi, quem disse, onde, quando...
Cortinas, cortinas, empurrar o problema com a barriga para a frente... é o que os SMAS da Câmara de Castelo Branco têm feito ao longo dos anos aos fregueses de Alcains, enquanto se anuncia nova ETAR para os munícipes da cidade.
Hoje percebo melhor a razão do mutismo existente... o futebolista, cativo do acordo da troika deixou de marcar golos e os restantes é melhor continuarem caladinhos, pois com declarações como as que, na qualidade de administradora dos SMAS prestou, só complicam a vida de quem ainda faz...
Com enorme satisfação, assisti hoje, sexta feira dia 14 de Outubro, à descarga de uma máquina que presumo irá proceder à desejada e necessária limpeza da ribeira da Líria.
Vou seguir o exemplo dominante, estar calado, para não atrapalhar.

Manuel Peralta

Texto publicado no Reconquista de 20 de Outubro de 2011

1 comentário:

  1. Com palavras curtas e grossas, pode ser...

    À distância,não percebi essa do "futebolista que cativo da troika, deixou de marcar golos!"

    Só espero que não seja do glorioso! És capaz de trocar isso por miúdos!...

    Quanto ao resto, tens razão e sabes do que falas. Até recordo, que quando estavas na autarquia, num ano abdicaste das férias de verão, para aproveitar a disponibilidade dos Serviços, engº Serôdio, talvez, para uma limpeza nas margens da ribeira,o que implicava negociações com os proprietários dos terrenos confinantes...E tu ficaste aí a fazer isso!

    MC

    ResponderEliminar