Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Líria versus Quercus


Associação Ambientalista

Eng. Francisco Ferreira (Quercus)

Há hora do pequeno almoço, vejo-o todos os dias na RTP, fazendo pedagogia sobre o ambiente pugnando por uma nova consciência ambiental dos cidadãos.
Continue.
Solicito ao mesmo tempo que me ajude, ou melhor que ajude os Alcainenses, intervindo junto das entidades respectivas, nomeadamente os Serviços Municipalizados da Câmara de Castelo Branco, as Águas do Centro participada das Águas de Portugal e o matadouro industrial Oviger, a que não poluam livremente a ribeira da Líria que atravessa Alcains.
Vou remeter mais uns email sobre o tema, nomeadamente para conhecer as entidades envolvidas.
Agradeço a sua ajuda, da Quercus.
Sugiro que consulte o blog terra dos cães, e aí conhecerá com mais detalhe a situação.
Melhores cumprimentos.
Manuel Peralta

As fotos, recentes são elucidativas.

Manuel Peralta


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 4 de Outubro de 2011 15:13
Para: sepna@gnr.pt
Cc: 'info@draplvt.min-agricultura.pt'; 'igaot@igaot.pt'; 'alcindo@drapc.min-agricultura.pt'; 'drapc@drapc.min-agricultura.pt'; 'doai@drapc.min-agricultura.pt'; dga@dga.min.amb-pt; 'geral@min-agricultura.pt'; geral@sm-castelobranco.pt; 'geral@ersar.pt'; 'geral@arhtejo.pt'; 'nuno.lourenco@sm-castelobranco.pt'; 'nuno.maricat@sm-castelobranco.pt'; 'nirpc@drapc.min-agricultura.pt'; v.saraiva@aguasdocentro.pt; 'Claudia Leote'; 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; camara@cm-castelobranco.pt; junta.alcains@netvisao.pt; julio.cruz@reconquista.pt; 'Nelson Mingacho'; 'Partido Ecologista "Os Verdes" "Os Verdes"'; joao.p.ben@gmail.com; 'celeste.capelo@gmail.com'; cmbpereira@netvisao.pt
Assunto: Denúncia pública de poluição.

Senhor Director Geral do SEPNA

1 - Mais uma vez venho denunciar o crime ambiental perpetrado esta manhã na martirizada Ribeira da Líria, que as fotos 18, 19 e 20 documentam.
Da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, há uma fuga do colector dos efluentes domésticos não tratados e estes correm a céu aberto, na parte descoberta da Ribeira da Líria, em plena zona dita de Lazer, onde forma deitados à rua 350.000,00 euros dos contribuintes.


2 - As fotos 16 e 17 dizem respeito ao poluidor mor da ribeira da Líria, denominado matadouro industrial OVIGER, onde, segundo os proprietários confinantes com a ribeira, esta manhã correu sangue claro no leito da referida ribeira.
As fotos, tiradas hoje pela manhã, mostram em plenitude como é possível que os serviços do ministério respectivo, tenham aceite a renovação da licença para poluir a ribeira, baseados em recolhas feitas pelo poluidor, presumo que sem qualquer controlo das entidades, tantas, que consomem os impostos dos contribuintes sem qualquer respeito.
Entidades inúteis? Pergunto.


3 - Pela comunicação social soube hoje que o Engº Pedro Serra se demitiu do cargo de Presidente das Águas de Portugal.
Foi esse senhor que avalizou com o Engº Sócrates, na data ministro do ambiente, e uma plêiade de autarcas no séquito, a maioria mudos, o desperdício dos dinheiros públicos num projecto cujos resultados estão à vista, na Ribeira da Líria, em plena Zona dita de Lazer.
Na altura o signatário com mais dois Alcainenses, de máscara na boca e nariz contra os maus cheiros, foram apelidados de palhaços por autarcas menores, moluscos políticos, abafados na gelatina dos seus interesses, quando se preparavam para fazer perguntas para esclarecer o projecto…os democratas partiram de imediato com o respectivo aparato de seguranças.
Eles partiram…deixaram esta herança aos Alcainenses.


Senhor Director Geral peço-lhe que não desista e que, me, ou nos ajude, a punir os responsáveis por esta calamidade.
O SEPNA/GNR que obrigou e bem os particulares a limparem os terrenos dos seus lotes, e em tempo recorde os particulares cumpriram e não puseram em causa a autoridade do SEPNA, perguntam hoje porque é que os autarcas desobedecem ao SEPNA e não cumprem a lei?
Pelos serviços que tem prestado não posso crer que o SEPNA tende a ser fraco com os fortes e forte com os fracos.
Por favor não me desiludam!!!!

Aguardo do Senhor Director Geral que a eficiência até aqui demonstrada seja nesta segunda fase transformada em eficácia.

Melhores cumprimentos

Manuel da Paixão Riscado Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário