Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

AS ÁGUAS DO CENTRO E A RIBEIRA DA LÍRIA.

INSISTÊNCIA

Em notícia anterior dei conta e estão aí digitalizadas as três folhas da carta que o senhor Administrador da Águas do Centro, Dr. Amável Santos me enviou, na sequência de reclamação sobre desempenho ineficiente da estação elevatória dos esgotos domésticos de Alcains.
Como é do conhecimento geral, a Câmara Municipal de Castelo Branco transformou os seus activos das redes de águas e esgotos em alta, em capital, vendendo assim às Águas do Centro por cerca de 30, (trinta) milhões de euros estes activos.
O número, admito que possa ser sujeito a correcção, mas andará à volta disto…trinta milhões de euros.


Como se está a gatar, repito gastar, este dinheiro é um problema de maiorias e de muita mudez…
Uma parte substancial deste património foi construído com taxas e águas caras pagas pelos munícipes, no tempo em que a água era escassa, e para se poupar, a autarquia da altura subiu imenso a factura da águas aos munícipes.
Como em nada se mexeu, os munícipes concelhios pagam a água das mais caras do país, em determinada altura, de acordo com estudo do jornal Público, Castelo Branco tinha a 5ª água mais cara do país, andava eu na oposição pela Assembleia Municipal.
Portanto, o funcionamento deficiente da estação elevatória dos esgotos domésticos de Alcains, transitou e bem, dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco para as Águas do Centro.


Empresa com mais capital, mais recursos de toda a ordem, nomeadamente técnicos, tem agora a incumbência de resolver de vez este problema, herdado dos Serviços Municipalizados que sempre o empurraram com a barriga para a frente…até hoje.
Prometeu-me na referida carta, o Senhor Administrador Delegado que o Grupo Águas de Portugal estava a estudar uma solução técnica que iria resolver de vez este grave problema ambiental de Alcains.
É o que estou a fazer com este email, que abaixo podem ler, para que memória futura registe o conhecimento que tenho da situação.
E disso dou conhecimento público, para que não digam como o poeta…que não falei de flores.

Manuel Peralta

--------------------------------

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 4 de Outubro de 2011 15:53
Para: 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; v.saraiva@aguasdocentro.pt

Assunto: FW: Maus cheiros da estação elevatóra de esgotos de Alcains na av 12 de Novembro. SUGESTÂO

Sr. Administrador Delegado das Águas do Centro.

Remeto novamente este email para o relembrar que com as actuais temperaturas, se torna insuportável residir na zona da vossa estação elevatória de efluentes domésticos em Alcains.
Melgas, maus cheiros, ratazanas enfim, toda uma relação de incomodidades que afectam drasticamente a qualidade de vida dos residentes no local e os Alcainenses em geral.
Em carta de 3 páginas que em tempos, amavelmente me enviou, criou-me a expectativa que uma solução de fundo em novo projecto, estaria a ser considerada.


Entretanto, já passou tanto tempo e apenas o vento me traz os maus cheiros, e, ao traze-los, relembro as 3 páginas que me enviou.
Sei que se está em mudança no Grupo…mas, seria oportuno caso possa, que me fizesse um ponto de situação sobre o projecto.
Obviamente trata-se de um pedido que o Senhor Administrador decidirá.
Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta

--------------------------------

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: sábado, 30 de Abril de 2011 22:02
Para: amavel.santos@aguasdocentro.pt; v.saraiva@aguasdocentro.pt
Cc: junta.alcains@netvisao.pt; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; sepna@gnr.pt; camara@cm-castelobranco.pt; geral@sm-castelobranco.pt

Assunto: Maus cheiros da estação elevatóra de esgotos de Alcains na av 12 de Novembro. SUGESTÂO

Frequentemente, sempre que a temperatura exterior, ambiente, se eleva um pouco, toda a zona envolvente à estação de bombagem, elevatória, de águas residuais, é inundada pelos maus cheiros provenientes da dita estação.


Vapores sulfídricos provenientes da fermentação das massas de esgotos residuais, que em exagerada quantidade em volume, ficam depositadas, fermentando por esta facto e concomitantemente exalando insuportáveis cheiros.
Esta situação, que ocorre com frequência torna insuportável a respiração dos moradores residentes na zona da central.


Sugiro:
1 - Que sejam accionadas as bombas não quando o poço está cheio, mas eventualmente a um terço do disparo actual das bombas.
2 - Sem ser especialista do assunto, empiricamente presumo que assim se poderia minorar a actual situação.
3 - Fico a aguardar que esta sugestão ou outra dos Serviços Técnicos das Águas do Centro resolvam a actual situação que afecta a qualidade ambiental do ar que por direito, inodoramente, temos o direito a respirar.

Melhores cumprimentos.


Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário