Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Líria - SEPNA/GNR, eficiente... a caminho da eficácia?

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: segunda-feira, 24 de Outubro de 2011 23:03
Para: 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'
Assunto: RE: Líria . Alcains . Poluição.

Exmº Senhores do SEPNA/GNR

Ainda a tempo...

Informo que não vale a pena virem ao local, caso não venham munidos de elementos de contra análise, recolhidos na ribeira, como as fotos que lhes remeti bem documentam.
Peço o favor de não voltarem a humilhar os valorosos soldados do SEPNA que têm de engolir em seco perante as auto análises do matadouro, e os soldados do SEPNA por falta de contra prova tenham de voltar tristes e acabrunhados...

A virem cá como têm vindo, não dá, mudem de táctica...
Não humilhem quem mais me tem ajudado... é uma autoridade que convém não desbaratar, e há cada vez menos...

Muito obrigado pela vossa ajuda com a qual, quero, e dela necessito, pois no fim da linha como no País, só me resta o SEPNA/GNR.
Percebem por certo a minha desilusão.
Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: segunda-feira, 24 de Outubro de 2011 15:27
Para: 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'
Assunto: RE: Ribeira da Liria

A equipa do SEPNA/GNR que presumo seja de Castelo Branco, conhece muito bem o local, pois já várias vezes lá estiveram.
O local exacto, é na ribeira da Líria, em plena zona de Lazer, passada a ponte situada na Av. Dr. Fernando Ataíde Ribeiro, e andando no sentido do correr dos esgotos, digo melhor, da água da ribeira, fica do lado direito, 30 a 50 metros, antes da última ponte da dita zona de lazer.
Normalmente estou por perto do local, se houver dúvidas, contactem-me pelo telefone, 968 020 000.
Sugiro que nos dias de matança no matadouro, que é quando há mais descargas, a probabilidade de assistir em directo à poluição, é que a fiscalização poderá ter mais êxito.
Mas como vê pelo email anterior, até ao domingo, poluem...
Mas vossas excelências é que são as autoridades.
Pela minha parte agradeço ao SEPNA, o muito que têm feito.
Têm sido anormalmente eficientes face às minhas expectativas, se conseguirem ser eficazes, apenas cumprem o vosso dever. E isso infelizmente tem tardado.
Peço muita desculpa, pela linguagem seca, fria... mas eu estou farto. E a minha terra, Alcains, merece outro respeito pelo cumprimento da lei.
Ao dispor.

Manuel Peralta


De: GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente [mailto:sepna@gnr.pt]
Enviada: segunda-feira, 24 de Outubro de 2011 12:49
Para: Manuel Peralta
Assunto: RE: Ribeira da Liria

Solicitamos a V.ª Ex.ª que nos indique o local exacto da ocorrência, para que uma Equipa do Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente possa fiscalizar em conformidade.

Com os melhores cumprimentos,

DSEPNA
808200520


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: segunda-feira, 24 de Outubro de 2011 12:36
Para: drapc@drapc.min-agricultura.pt
Cc: info@drapc.min-agricultura.pt; igaot@igaot.pt; 'Partido Ecologista "Os Verdes" "Os Verdes"'; joao.carvalho@sm-castelobranco.pt; geral@sm-castelobranco.pt; geral@ersar.pt; geral@arhtejo.pt; doai@drapc.min-agricultura.pt; drapc@drapc.min-agricultura.pt; GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente; amavel.santos@aguasdocentro.pt; alcindo@drapc.min-agricultura.pt; camara@cm-castelobranco.pt; v.saraiva@aguasdocentro.pt; nuno.lourenco@sm-castelobranco.pt; nuno.maricat@sm-castelobranco.pt; quercus@quercus.pt
Assunto: Ribeira da Liria

Líria, ontem, Domingo, pelas 14 horas, esgoto da Oviger

Agora tudo fica ainda mais claro...
Com o tardio, mas bom trabalho, efectuado não pela Câmara de Castelo Branco, mas sim, pela Câmara Municipal do Concelho de Castelo Branco, relativo à limpeza da zona de lazer, na parte do leito da ribeira da Líria, é agora possível ver, cheirar, observar uma situação que deveria envergonhar quem é responsável pela “ coisa “ pública em Portugal.
Tenho imensa pena que as fotos ainda não tenham cheiro...
Pretendo com este email, dar nota, e alertar todas as pessoas e entidades que deste email fazem parte, para tomarem consciência do atropelo cometido, agora até ao domingo, reparem, na ribeira da líria.
Sugiro mais uma vez, que não sejam renovadas licenças, sem que as entidades que poluem a ribeira, façam o necessário nas suas instalações de depuração/tratamento, para que evitem os crimes ambientais que diariamente cometem.
A tempo, tenho avisado tudo e todos, para a gravidade da situação, pelo que não consentirei que me venham a responsabilizar por eventuais dificuldades futuras.
Gosto de escrever claro, leia quem ler...
Por favor, abram as fotos, muito mais claras que palavras.

Manuel Peralta


1 comentário:

  1. RIBEIRA DA LÍRIA

    “denunciarei, denunciarei, denunciarei, até que a voz me doa”.

    AS DENÚNCIAS DE CRIMES AMBIENTAIS neste país, têm que ser acompanhadas de uma presença forte de contestatários abnegados e sobretudo lesados com a situação. De evitar sempre os falsos críticos e chocados com tais situações. Muitos destes hipócritas, embarcaram há muito no barco ideológico da autarquia e nem precisaram de tirar bilhete. É de facto um grande abre olhos para os ignorantes que a apoiam.
    Torço para que o teu trabalho e as tuas palavras trepem.
    João Manuel

    Nota: Constato com repulsa a ausência de comentários dos Alcainenses sobre este assunto gravoso de saúde pública.

    ResponderEliminar