Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Agora à CEPSA e à EUREST

Dentro do destino que vou traçando, percorrendo com pundonor o caminho das pedras, ainda felizmente sem cheiro a bagaçum, chegou agora a vez de informar a CEPSA e a EUREST.
Estas empresas prestam serviços de abastecimento de combustíveis e restauração, respetivamente, na A 23, na área de serviço de Castelo Branco, uma vez que se localizam nos terrenos do monte Fidalgo, terrenos estes que para efeitos de registo notarial se localizam na freguesia de Castelo Branco.
Quando no local visitei as responsáveis locais na área de serviço, fui simpaticamente recebido, apesar da triste notícia que lhes levava.
Ficaram apreensivas, com “os medos do DR. Luis Correia”…
Informadas sobre a tentativa de instalação de uma atividade industrial de bagaçum, informara-me de que iriam alertar os seus “superiores”, após recebimento de email que fiquei de enviar.
Dou conhecimento do email enviado.


De: Manuel Peralta
Enviada: terça-feira, 21 de Outubro de 2014 23:53
Para: 'castelobranco@cepsa.com'; 'luisajaco@sapo.pt'
Assunto: Instalação de unidade indutrial para tratamento de bagaço de azeitona.

Dª. Sónia Bogas, CEPSA, área de serviço de castelo branco, A23.
Dª. Luísa Moreira, EUREST, área de serviço de castelo branco, A23.

Aproveito a oportunidade para as cumprimentar, pedindo desculpa por só agora estar a fazer o que lhes prometi.
Em seguimento do contacto pessoal recentemente havido, confirmo que é intenção da autarquia municipal, na pessoa do Dr. Luis Correia, autorizar a instalação nas proximidades do local do vosso trabalho, CEPSA e EUREST, a cerca de 300 metros em linha reta, de uma fábrica de tratamento de bagaço de azeitona.


Para tal a autarquia adquiriu um terreno de nove hectares e meio, nos terrenos do monte fidalgo, a seguir ao cabeço do carvão, onde começa o pinhal de pinheiros mansos, no sentido da A23 de Alcains para Castelo Branco, a seguir às empresas UNIBETÃO e SECIL PRÉBETÃO. 
A escritura do terreno já foi feita e o Dr. Luis Correia prepara-se para ceder à empresa Valamb Lda com sede social no Fundão, o terreno que adquiriu.
A empresa Valamb Lda, é a empresa que pretende instalar a fábrica de tratamento industrial do bagaço de azeitona.
Os efeitos nefastos que esta atividade provoca nas comunidades onde estão instaladas são por demais conhecidos, tais como, horríveis maus cheiros, partículas gordurosas na atmosfera, sabor a azeite rançoso nas gargantas, qualidade do ar irrespirável, destruição de pastos, e o consequente afastamento de pessoas que não suportam tais perniciosos efeitos na saúde e no ambiente.


A ser instalada esta bagaçada municipal, duvido que alguém queira desentorpecer as pernas na vossa área de serviço, almoçar, tomar um café, meter combustível, enfim descansar um pouco nas vossas aprazíveis instalações.
Os casos de indústrias do género a laborar na Mealhada, Luso, em Fortes, Ferreira do Alentejo entre outras martirizadas localidades, são de todos conhecidas.
Em Alcains decorreu um abaixo assinado que recolheu cerca de 1500 assinaturas contra esta bagaçada, mas a autarquia a troco de uns miseráveis 5 postos de trabalho, pretende destruir, por em causa, a continuidade de todas as atividades nas proximidades desta indústria.
Solicito por isso, que façam chegar este email aos responsáveis das vossa empresas, para que sejam informados e avisados do que os espera em termos ambientais na CEPSA e na EUREST.


Estou gradualmente avisando todas as empresas para conhecerem o que as espera.
Fico disponível para os esclarecimentos que considerem oportunos e fornecer alguma informação sobre o que escrevo.
No entanto, sugiro que passem pelo meu blog “terra dos cães”, ou pelo site da Triplo A Associação Ambiental de Alcains, onde se vai fazendo o relato triste deste presente municipal.
Ao dispor.
Melhores cumprimentos

Manuel Peralta


Nota. Tenho por cá uma fé que, a proximidade do novo terreno, que o Dr. Luis Correia adquiriu para oferecer à Valamb para que esta empresa destrua a qualidade de vida ambiental de Alcains e do concelho, deve ter por ali um ónus, uma proteção ambiental que não destrua a paragem dos automobilistas na área de serviço, para desentorpecer as pernas, tomar um café e no caso em apreço, e como sobremesa respirar o avalambado bagaçum!!!!
Assim desta forma, levianamente, se promove o incipiente turismo concelhio.

Manuel Peralta

----


Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video.

3 comentários:

  1. Como cantava Fanhais em finais da década de 60, "é preciso avisar toda a gente"!...Há por aqui leitores que se lembram disso!...

    Zé MC

    ResponderEliminar
  2. Luís Cília em finais da década de 60, cantava "é preciso avisar toda a gente", que podem ouvir, embora noutro contexto, no Youtube. Talvez Francisco Fanhais a tenha cantado também...Aliás creio que no Teatro Gil Vicente, em Coimbra,em 1970, terei ouvido Fanhais cantar isto. Fica a correcção...que nada altera o objectivo deste post. "É mesmo preciso avisar toda a gente"...

    Zé MC

    ResponderEliminar
  3. Sr. Manuel Peralta
    A argumentação tem como base os fundamentos e como tal, pergunto:
    Já algum dia foi à fábrica de Ferreira do Alentejo???

    ResponderEliminar