Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

De regresso à bagaçada municipal

Feita uma ligeira pausa de luto pelo falecimento do meu amigo António Duarte Barata (Damas), e pelo prematuro falecimento, com apenas 40 anos de idade, do “acelerador” da Triplo A, Associação Ambiental de Alcains, Dr. Bruno José Patrício Pereira, volto ao tema do bagaço municipal.
Tenho em meu poder informação relevante proveniente das entidades às quais venho colocando a questão do bagaço. Vislumbro uma ténue, ainda incipiente luz,  que teima em iluminar a justeza desta luta de muita gente, contra a bagaçada municipal.
Oportunamente, será aqui vertida.
Dou entretanto a conhecer, email que recebi do Senhor Nuno Branco, proprietário responsável da Centroliva, empresa que trata do bagaço em Vila Velha de Ródão.
Os email têm sentido se lidos por ordem cronológica, isto é do tempo.


De: Manuel Peralta
Enviada: segunda-feira, 8 de Setembro de 2014 21:02
Para: 'Nuno Branco'
Cc: 'julio carda'; 'Bruno Pereira'
Assunto: RE: Contacto / Bagaço

Estimado Sr. Nuno Branco

Pessoalmente quero e desejo falar consigo sobre este tema.
Nada devo e apenas procuro que não se concretize o que o Dr. Luis Correia pretende fazer no concelho e mais propriamente em  Alcains.
Entretanto sugiro que se entenda em primeira mão com o Senhor Júlio Carda, habitante de VVRódão, que conhece muito bem o modo como se assassinou a vida na ribeira do Açafal, e o ambiente no seu concelho…
Falaremos um dia a três, logo que da minha parte e do Sr. Júlio Carda, haja esse entendimento.
Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta


De: Nuno Branco 
Enviada: segunda-feira, 8 de Setembro de 2014 16:05
Para: manuel-r-peralta@sapo.pt
Assunto: Contacto / Bagaço

Estimado Sr. Manuel Peralta,

Boa tarde.
Tenho acompanhado com interesse as suas informações sobre a possibilidade de instalação de uma unidade de secagem de bagaços em Alcains.
Sou parte interessada neste processo, pois como proprietário da unidade de extracção em Vila Velha de Rodão e um profundo conhecedor deste sector, tenho verificado o evoluir das informações muitas delas erradas e sem qualquer aderência á realidade.
Caso esteja na disposição de podermos falar, junto envio o meu contacto xxx xxx xxx pois estou convicto que melhor compreenderá o que está em causa nesta famosa unidade.

Cumprimentos
Nuno Branco


Até hoje o proprietário da Centroliva, não mais apareceu.
Terá falado com o Sr. Júlio Carda?
Convidado para a sessão que a Triplo A realizou, não apareceu para falar das virtudes da bagaçada, perdendo uma pública oportunidade de corrigir as minhas informações erradas e sem qualquer aderência à realidade…assim o escreveu.
Solicito a leitura do email que o Senhor Júlio Carda, habitante de Vila Velha de Ródão, que sofre na pele os malefícios da Centroliva.
Recentemente, a comunicação social local, deu nota de graves dificuldades na laboração desta unidade.

Manuel Peralta

De: Júlio Carda
Enviada: quarta-feira, 17 de Setembro de 2014 14:17
Para: Manuel Peralta
Assunto: Re: Debate sobre a instalação industrial de uma fábrica de bagaço no concelho de CBranco, no cabeço do carvão,monte fidalgo, Alcains.

Bom dia amigo Manuel Peralta,

é com muita satisfação que tenho acompanhado a vossa luta em torno da anti POLUIÇÂO na vossa terra, tanto atraves da informação que me tem enviado como atraves da Reconquista,o que muito me satisfas. Apenas tenho adizervos ,não desistam porque a rasão esta do vosso lado, se esses senhores teêm tanto interesse nessa exploração, pois que a mandem colocar bem pertinho da casa deles ,talves assim venham a pensar de modo diferente.
Eu bem tenho a experiencia dessa M....... aqui bem perto de minha casa, fumos,cheiro a bagaçum, e uma ribeira altamente poluida, onde tanto peixe se pescou,e no tempo da desova era um luxo ver esses peixes a desovar, actualmente apenas por la se veêm alguns patos nas aguas bastante negras, porque em terra apenas e infelismente vamos vendo alguns patos, mas mùdos,pavidos e serenos concordando com tanta atrucidade praticada contra este pobre povo,disendo que esta tudo bem, finaliso com um abraço aos amigos em torno da mesma luta.

Júlio Pereira Carda  17/09/2014

----


Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video.

Sem comentários:

Enviar um comentário