Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

Velhas Glórias

Contributo para a história do FUTEBOL em Alcains.

Esta foto pretende recordar os pioneiros do futebol em Alcains e com isso mostrar a gratidão dando-lhes vida aqui no Terra dos Cães.


Tenho um texto pormenorizado sobre este tema, mas quero lançar um desafio para férias...

1- Através dos comentários identificar os atletas.
2- Ano, década em que foi tirada a foto.
3- Onde foi tirada, isto é onde era naquela altura o campo de futebol.
4- Outros pormenores que ajudem a conhecer melhor como era o futebol em Alcains, naqueles tempos.

Caso conheçam algum dos atletas da foto, informar os seus familiares e ou amigos, pois decerto apreciarão ter uma desta foto em casa.

Volto ao tema só depois de férias.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Origens do Grupo Desportivo de Alcains - GDA…

    Não consigo responder sem ajuda ao desafio lançado, mas tenho algumas ideias ainda que vagas.
    E vejam só, que encontrei na NET, um site relativo ao clube dos nossos vizinhos da Lousa, que tem basta informação que nos pode facilitar a tarefa.
    O site tem uma exaustiva descrição dos jogos disputados pelo GDL – Grupo Desportivo da Lousa, e surgem os encontros com o GDA, que passo a enunciar:

    18.01.53 : GDA 4 – GDL 3
    01.03.53: GDL 0 – GDA 5
    23.08.53: GDL 1 – GDA 3
    18.10.53: GDA 6 - GDL 0
    14.02.54: GDL 2 – GDA 0
    21.03.54: GDA 3 – GDL 0
    25.07.54: GDL 4 - GDA 2
    10.10.54: GDL 1 - GDA 1
    28.11.54: GDA 8 – GDL 1

    Portanto entre 18.01.53 e 28.11.54, o GDA em 9 encontros, apenas perdeu dois com o Grupo Desportivo da Lousa.

    Também é mencionada com a data de 05 Out 54, a disponibilidade do GDL em ceder ao Grupo Desportivo de Alcains, o seu campo de jogos, enquanto o GDA anda com o seu campo em obras. E em 07.10.54 o GDA, agradece em ofício, a oferta dos vizinhos da Lousa.

    Isto ajuda a entender a questão, onde terá jogado o GDA, antes. Eu recordo que o GDA jogou num campo de futebol que ficava do outro lado da estrada, no alinhamento da entrada para o actual parque de jogos. O primeiro campo de futebol até teria no meio um poço, cuja água no verão, ajudaria a refrescar os atletas, após as duras pelejas.

    E a mudança para o outro lado da estrada, em terrenos da família Trigueiros de Aragão, terá sido algures em finais de 1954, e tenho uma vaga ideia que a inauguração desse recinto, terá sido em jogo com os rivais de muitas lutas, os Escalos de Cima e este clube até terá vencido este desafio. Eu não assisti a essa inauguração, mas recordo-me de ter ouvido o meu avô, regedor, e como tal "entidade convidada," referir-se a esse evento.

    Portanto sem responder directamente às questões colocadas no Blog, é seguro que em 18.01.53, o GDA já dava uns pontapés na bola.

    E que terá mudado o seu campo de jogos do lado direito da estrada no sentido de quem vai de Alcains para a estação da CP, para o lado esquerdo, algures em Outubro de 54.

    É pena que o site do GDL, que descreve de forma exaustiva os seus primórdios, não tenha mencionado os intervenientes nos jogos, embora mencione que os mesmos constam das actas que o autor do site consultou.

    Aqui está a vantagem da existência de actas.

    MC.

    ResponderEliminar