Páginas

domingo, 25 de julho de 2010

PODENGO de OURO

Em blog aberto, e por sugestão do José Eurico Minhós Castilho, que no texto abaixo se dá conta, abre-se um novo quadro de honra destinado a reconhecer os que, da Terra Deles, por obras ou feitos gloriosos da lei da morte se libertaram.
Porquê, quando um Alcainense da lei da morte, isto é, do esquecimento se liberta, liberta também um pouco de nós mesmo... e por isso aqui fica o reconhecimento.

Manuel Peralta


Sanches Ruivo – um alcainense que se destaca na diáspora…

Li no 24 Horas, que este alcainense irá receber a Ordem de Mérito, Grau de Comendador, que lhe será atribuída em data a assinalar. Fará parte de um conjunto de 18 personalidades das comunidades portuguesas que irão ser homenageadas por Cavaco Silva.

Ao referido jornal, Sanches Ruivo terá declarado “ (…) Portugal tem destas surpresas. Fico surpreendido, não estava à espera. Fico muito contente por Portugal reconhecer o meu trabalho. É um estímulo suplementar(…).

O alcainense foi um dos fundadores da Associação Cap. Magellan, é conselheiro da Câmara de Paris e, em Novembro de 2009, foi notícia, por ter “apadrinhado” uma jovem africana, ilegal em França, para evitar a sua expulsão do país.

Hermano Sanches Ruivo irá ser condecorado, por “actos ou serviços meritórios praticados no exercício de funções, públicas ou privadas, ou que revelem desinteresse e abnegação em favor da colectividade
, explica a página das Ordens Honoríficas portuguesas.

Mas não será o único: esta mesma distinção será atribuída a nomes como Edmundo Ho Wah, o primeiro líder chinês de Macau após a transição em 1999, ou o escritor Amaury Temporal.

Se este Blog, atribuísse um galardão, por exemplo, Cão de Ouro, a alcainenses que se forem destacando e fazendo um esforço para que mantenhamos a nossa auto-estima, aí está – Sanches Ruivo, um candidato.

Minhós Castilho

Sem comentários:

Enviar um comentário