Páginas

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O SOL da MEIA-NOITE

Mão amiga, o João Alberto filho do Abílio, médico, enviou-me um documento científico muito interessante em que, de forma assaz simples e pedagógicamente acertada, explica o fenómeno conhecido como o Sol da Meia-noite.
Porque considero relevante tal tema, e, presumindo que contribuirá quem sabe, até para ajudar filho ou neto a conhecer melhor como funciona o nosso sistema solar, decidi dar a conhecê-lo a quem nos visita e se interessa por saber a matéria toda...
Tem de ser paciente e ver mais que uma vez, sem pressa, para poder no futuro explicar a quem não sabe, e brilhar...


...é que há uns anos, em viagem de trabalho no estudo da Telemedicina estive em TRONDHEIM, na NORUEGA em visita ao ST. OLAVS HOSPITAL.
Foi em Maio/Junho e aí observei o SOL da MEIA-NOITE.
Às 3 da manhã em TRONDHEIM, com sol de 3 da tarde, telefonei para a Céu que dormia na escuridão de Alcains onde eram duas da manhã.
Numa excepcional semana que por lá andei nunca se fez noite, nunca dormi tão pouco na minha vida, o sol por lá é tão caro, quase a preço de SCUT, que os hotéis têm umas cortinas transparentes para o maduro entrar, alumiar, aquecer... as norueguesas, loiras como o sol, estendiam-se em esplanadas e relvas ao mesmo ritmo que as cervejas e o arenque fumado escorriam pelas nossas gargantas...
Chega de garganta...
Na altura, ainda tive de me aplicar, lendo algo sobre o tema para não fazer figura de .......te.
Mas só agora com o documento aqui revelado, que convido a estudar, reapercebi verdadeiramente o assunto. Verá que vale a pena, despertará a curiosidade para ir ver o SOL da Meia-Noite.

Sistema solar simplificado

Posição do sol às 13:00 horas
Posição do sol às 16:00 horas
Posição do sol às 20:00 horas
Posição do sol às 00:00 horas
Posição do sol às 02:00 horas
Posição do sol às 05:00 horas
Posição do sol às 09:00 horas

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário