Páginas

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Mártir do bagaço, em Vila Velha de Ródão


O senhor Júlio Carda habitante de Vila Velha de Ródão, que sofreu e irá continuar a sofrer os efeitos das indústrias do bagaço, indústrias estas a que por comodidade de linguagem apelido de “indústrias tipo Valamb”, decidiu exercer os seus direitos de cidadão, escrevendo-me e contando o que em Vila Velha de Ródão se passa.
Agradeço Sr. Júlio Carda a sua coragem de homem com ossos...
Convido para o efeito, os leitores do terra dos cães a ler o texto do Sr. Júlio e a resposta que a partir desse texto, remeti a entidades, industriais do bagaço, potenciais industriais do bagaço, órgãos de comunicação social e a uma plêiade de amigos com quem regularmente me correspondo.


Pela primeira vez entrei em contacto com a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, entidade que poderá licenciar ou não a atividade do bagaço, para estar devidamente informada.
No âmbito da Triplo A, Associação Ambiental de Alcains, será remetida a esta entidade o abaixo assinado que, já com mais de 1000 assinaturas contra a bagaçada autárquica em curso, por aqui circulou e continua a circular.
Para que conste.


De: Manuel Peralta
Enviada: quarta-feira, 17 de Setembro de 2014 15:18
Para: 'Nuno Branco'; 'Antonio Quelhas'; 'drapc@drapc.min-agricultura.pt'

Assunto: FW: Debate sobre a instalação industrial de uma fábrica de bagaço no concelho de CBranco, no cabeço do carvão,monte fidalgo, Alcains.

Para conhecimento do testemunho de um homem humilde, dos que falam verdade e sentem na pele, os efeitos do “tsunami ambiental”, com que, Valamb, Câmara de Castelo Branco e junta da freguesia de Alcains, nos pretendem destruir.
Vamos ver se têm coragem de aparecer no debate e defenderem a bondade da bagaçada.
O Sr. Júlio Carda, é habitante de Vila Velha de Ródão onde existe uma fábrica do tipo Valamb, que está parte do tempo parada por falta de matéria prima, bagaço…
Ao que consta, com graves dificuldades em sobreviver.


Alerto daqui as entidades que concedem os fundos estruturais, que virão ao que consta em 2014 a uma média diária de 11 milhões de euros, que sejam muito cuidadosos no financiamento destes aventureiros projetos… há ao que parece na região, capacidade instalada, que não funciona por falta de matéria prima. 
Pergunto? 
Será possível que haja uma séria, em Alcains diz-se com vergonha na cara, INSTITUIÇÃO, que financie nova instalação industrial de bagaço, sem se assegurar do que já existe e não está a ser utilizado?
Sem se falar sequer de impacto Ambiental, em sintonia com a leveza municipal?
Neste país, onde há imensa gente “SEM OSSOS”, tudo é possível. Se for o caso, cá estarei, estaremos, Triplo A, para denunciar.
Cumprimentos

Manuel Peralta


De: julio carda 
Enviada: quarta-feira, 17 de Setembro de 2014 14:17
Para: Manuel Peralta
Assunto: Re: Debate sobre a instalação industrial de uma fábrica de bagaço no concelho de CBranco, no cabeço do carvão,monte fidalgo, Alcains.

Bom dia amigo Manuel Peralta,

É com muita satisfação que tenho acompanhado a vossa luta em torno da anti POLUIÇÂO na vossa terra, tanto através da informação que me tem enviado como através da Reconquista, o que muito me satisfaz.
Apenas tenho a dizer-vos ,não desistam porque a rasão esta do vosso lado, se esses senhores têm tanto interesse  nessa exploração ,pois que a mandem colocar bem pertinho da casa deles, talvez assim venham a pensar de modo diferente.
Eu bem tenho a experiencia dessa M....... aqui bem perto de minha casa, fumos, cheiro a “bagaçum”, e uma ribeira altamente poluída, onde tanto peixe se pescou, e no tempo da desova era um luxo ver esses peixes a desovar, atualmente apenas por  la se vêm alguns patos nas aguas bastante negras, porque em terra apenas e infelizmente vamos vendo alguns patos, mas mudos, pávidos e serenos concordando com tanta atrocidade praticada contra este pobre povo, dizendo que esta tudo bem, finalizo com um braço aos amigos em torno da mesma luta.

Júlio Pereira Carda - 17/09/2014


Manuel Peralta

----

Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video.

Sem comentários:

Enviar um comentário