Páginas

terça-feira, 2 de setembro de 2014

Denúncia do bagaço à QUERCUS

Dou a conhecer email que remeti à Associação Ambientalista Quercus, sobre o tema, autarquias, câmara e Junta,  querem com fábrica de bagaço, poluir o concelho, martirizando Alcains.


De: Manuel Peralta
Enviada: terça-feira, 2 de Setembro de 2014 00:14
Para: 'castelobranco@quercus.pt'
Cc: 'quercus@quercus.pt'
Assunto: Instalação de fábrica de bagaço em Alcains, no concelho de C.Branco

Por este email dou conhecimento à vossa Associação Ambientalista, da pretensão municipal de instalar uma atividade industrial de tratamento do bagaço de azeitona, na freguesia de Alcains, num local denominado de monte fidalgo, ao lado do cabeço do carvão.
Em plena EN 18, junto à Unibetão, Secil Prébetão e, pasme-se, junto ao maior produtor de queijo de Alcains, popularmente conhecido como Zé do Cabeço do Carvão.
Em pleno pinhal de pinhos mansos, na fonte Caldeira, que será necessário arrancar em elevada quantidade num terreno de 4 hectares, ladeado por palmeta de sobreiros quadricentenários, e claro, junto da maior colónia de cegonhas, que desde há vários anos, ali se instalaram.


São por demais conhecidos os efeitos catastróficos que esta atividade produz nos locais onde esta atividade é exercida.
Ferreira do Alentejo, Cachão, Condeixa entre outros, são locais onde as populações sofrem os efeitos ambientais desta poluente atividade.
Em Castelo Branco, a comunicação social tem feito eco da intranquilidade gerada em Alcains, onde decorre um abaixo assinado que já ultrapassou as mil assinaturas, onde se criou um associação ambiental denominada Triplo A – Associação Ambiental de Alcains, que tem dinamizado toda a comunidade na luta contra este tsunami ambiental, autorizado em unanimidade no executivo municipal, sem qualquer estudo de impacto ambiental.
Mais informação sobre a situação pode ser consultada no blog “terradoscaes”.
Agradeço que façam o que puderem para impedir que tal atentado ambiental não se concretize.
Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta

---


Nota:
Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video

1 comentário:

  1. Era inevitável que o tema fosse parar à Quercus, com especiais responsabilidades no que toca às questões ambientais. E a(s) entidade(s) promotora(s) - Câmara Municipal, Junta de Freguesia e Valamb - têm mais um interlocutor no processo. Que se estiverem de boa fé, deverão consultar...Em resumo, estamos perante uma questão de bagaços, que tudo leva a crer, continua a caminhar "a passo"...Ou mesmo a "estacionar"...É o que dá quando se abordam as questões do ambiente com ligeireza...

    Zé MC - 2014.09.03

    ResponderEliminar