Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Denúncia do bagaço à Estradas de Portugal, EP

Continuando a saga do apertar do caminho à inqualificável decisão municipal, de instalar uma poluente indústria de bagaço de azeitona no concelho de Castelo Branco, destruindo,  com esta inusitada decisão, a qualidade de vida concelhia e de forma mais marcada a da comunidade Alcainense, decidi dar conhecimento desta vez à empresa Estradas de Portugal, concedente da auto estrada A 23, deste nebuloso processo do bagaço...
Para que não restem dúvidas, e principalmente para que não venham dizer amanhã que de nada sabiam, que quando avisados o facto já estava consumado, enfim, as desculpas do costume nestes casos, fica para registo e memória futura mais esta diligência.
Em mente, tenho, igual diligência a fazer à concessionária da A 23, a empresa SCUTVIAS, e à concessionária da área de serviço, a empresa CEPSA.
Com tempo lá chegarei.


De: Manuel Peralta
Enviada: terça-feira, 2 de Setembro de 2014 01:17
Para: 'ep@estradas.pt'
Assunto: Instalação de fábrica de bagaço de azeitona, em plena A 23

Ex. Sr.
Presidente das Estradas de Portugal.

Por este email venho informá-lo de que a câmara da cidade de Castelo Branco, decidiu por unanimidade, autorizar a uma empresa denominada Valamb Lda com sede no Fundão,  a instalação de uma atividade industrial de bagaço de azeitona.
Dos documentos de autorização, nem uma palavra sobre impacto ambiental...
Poluindo o concelho, mais propriamente a freguesia de Alcains, e, como o mapa mostra, a instalação da fábrica corre numas boas centenas de metros paralela à A 23.


Contra tal decisão municipal, decorre em Alcains um abaixo assinado que já largamente ultrapassa as mil assinaturas.
Os insuportáveis maus cheiros, a circulação contínua de viaturas pesadas que transportando matéria gordurosa poluirão as estradas, e colocarão em segurança as vidas e bens das pessoas, aliada ao facto de, tal industria, ficar a escassos 300 metros da área de serviço da A 23, hoje já com muito pouco movimento, se tal processo se vier a concretizar, pode ser o fim desta concessão de serviço, pois ninguém de bom senso quererá descansar, almoçar ou dar um ligeiro passeio desentorpecedor de pernas com tal perfume no ar...


O que lhe solicito, senhor Presidente, é que nos ajude com os poderes que a lei lhe confere, a evitar esta “ inqualificável PPP municipal”, e que a impunidade, sorrateiramente, não acampe por aqui. 
(Agradeço a abertura dos documentos em anexado).

Melhores cumprimentos

Manuel Peralta


----


Nota:
Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video

1 comentário:

  1. A área de serviço em causa, entre Castelo Branco e Alcains, no sentido sul-norte pelo menos, já de si tem uma frequência reduzida. E porquê!? Das poucas vezes que por ali parei, e já não páro há muito tempo, era um espaço em que quando se ali parava, éramos imediatamente assediados por quem nos queria vender relógios, óculos de sol e sabe-se lá mais o quê...Se o ambiente continuar idêntico, só falta mesmo adicionar ao espaço envolvente, a poluição que se antevê associada ao projecto da secagem de bagaços!...E por aqui me fico...

    Zé MC - 2014.09.13

    ResponderEliminar