Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Líria, ribeira sem eira nem beira...

Porque resistir é dever de quem tem razão, dou a conhecer mais um episódio sobre a Líria.
Ocorreu em setembro deste ano, e diz respeito a uma descarga com foto na altura documentada de mais uma indevida descarga de esgotos domésticos.
A resposta do SEPNA/GNR, está referida no ofício que se segue e que convido a ler.


Como diz o “guterrável Tózé”, uma carta tem sempre resposta, dou igualmente a conhecer a minha resposta ao SEPNA/GNR, bem como às entidades que têm responsabilidade sobre a situação, via email hoje remetido.

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: sexta-feira, 2 de Novembro de 2012 11:00
Para: 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'; 'GNR_CTCasteloBranco_SEPNA'
Cc: geral@sm-castelobranco.pt; 'camara@cm-castelobranco.pt'; 'Carlos Cupeto'; julio.cruz@reconquista.pt; 'igaot@igaot.pt'; 'j.magueijo@aguasdocentro.pt'; 'junta.alcains@netvisao.pt'; 'gab.seaot@mamaot.gov.pt'; 'geral@min-agricultura.pt'; 'geral@aguasdocentro.pt'; 'Frutuoso Mateus'; 'drapc@drapc.min-agricultura.pt'; 'doai@drapc.min-agricultura.pt'; 's.mexia@aguasdocentro.pt'; 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; 'Antonio Santos'; v.saraiva@aguasdocentro.pt; 'Nelson Mingacho'; 'nuno.lourenco@sm-castelobranco.pt'; 'nuno.maricat@sm-castelobranco.pt'; 'Manuel Frexes'
Assunto: FW: Resposta a denuncia n.º 8294/2012 da LSOSAT

Exmº Senhor
Diretor do SEPNA, interino.
Sr. Ten. Cor. Nuno Telmo de Melo Amaro

Respondo ao seu ofício, SEPNA nº8294/2012 de 30.10.2012, em anexado(20121029).

Nele me informa que, “uma equipa do SEPNA se deslocou ao local visado, onde efetuou diligências, não verificando as descargas de efluentes domésticos (esgotos), maus odores ou ratazana, presumindo-se que eventualmente, a água estagnada no local tenha sido proveniente das chuvas que ocorreram dias antes da presente denúncia”. Nada a refutar, no entanto.
O conhecimento que “eventualmente” presumo ter da situação, leva-me a crer que, também aqui, o SEPNA, teve conhecimento do roubo do banco, mas quando lá chegou já o ladrão tinha fugido... e até o conhecem!
Agradeço, no entanto a tentativa de prestar serviço ao cidadão, reconhecendo as dificuldades da Instituição, em efetuar policiamento preventivo, repito, preventivo.



Na situação atual, só consumimos recursos que não temos, e, quando se tenta fazer policiamento corretivo, estamos a atuar nas consequências, em vez das causas e, esse é, um dos atuais problemas da generalidade das Instituições, remediar, adiar...
Tenho em elevado apreço os generosos esforços dos diligentes homens do SEPNA, sempre que, como cidadão livre, denuncio com factos, os atentados ao ambiente na martirizada ribeira da Líria, em Alcains, freguesia da Câmara da cidade de Castelo Branco.
Aproveitando, como refere no segundo corpo do texto, “ o profundo empenhamento do SEPNA na defesa dos valores ambientais e uma melhor segurança e bem estar das populações”, as palavras pelo Senhor Tenente Coronel vêm assinadas, solicito que abra as fotos 0003 e 0004, esta manhã tiradas na ribeira da Líria.



Se por um bem, que Deus haja, transformar uma excelente frase acima, por si assinada e torná-la consequente, então será com profundo abraço que o felicitarei, por ter defendido os valores ambientais, ter prevenido segurar os cidadãos contra previsíveis inundações e a comunidade Alcainense terá o seu merecido bem estar ambiental.
O Tenente Miliciano na disponibilidade, Manuel Peralta, baterá então uma aprumada e merecida continência.

Melhores cumprimentos

Manuel da Paixão Riscado Peralta.


Fico agora a aguardar que o SEPNA/GNR, exercendo a sua autoridade, mande limpar a ribeira a fim de evitar mais que previsíveis, as mais que certas inundações.
O profundo respeito pela segurança dos cidadãos é isso mesmo. FAZER.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário