Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

ALCAINS RURAL

Por sugestão do “intelectualmente intranquilo”, Manuel Geada, vou dar à estampa uma nova rúbrica, que apelidei de Alcains Rural.
Alcains que, a cada dia que passa mais se ruraliza, a nossa terra deixou de estar em transição para meio urbano, perdeu nos últimos anos o comboio do desenvolvimento, e como em tudo na vida, quem se atrasa, fica retido, preso, e não passa.
Chumba... 


É certo que se observa uma melhoria ainda incipiente naquilo a que podemos chamar de investimento municipal. Mas é notório o abandono, a degradação, e a continuada falta de cuidado com o aspeto geral da povoação, Alcains é ainda uma terra com muita falta de limpeza, com problemas de poluição ambiental, dignas do mercado de Bandim... em África.


A seguir à fábrica de confeções Dielmar, o segundo maior empregador de Alcains é o Lar Major Rato, com cerca de 80 empregados, atividade de futuro esta, pois os melhores de Alcains continuam a emigrar, e quando os melhores saem, ficam os idosos para tratar... 


Alcains Rural, passará a fazer parte dos meus roteiros, em percursos que a pé farei e deles darei conta, com pequenos textos, mas muitas fotografias.
Pretendo que o Alcains rural, também não seja esquecido e que os locais habitados em tempos em casas e moinhos hoje degradados, permaneçam na memória enquanto é tempo.


Os caminhos rurais que servem mais que um proprietário estão todos por alcatroar... enquanto outros !!!????... passem por lá... tem sido esta a política autárquica, que se pode constatar. (Exceção óbvia para o caminho da estação, do ribeiro da Azinheira e de Santa Apolónea).


Tinto, Monte fidalgo, Rabaças, Pedra da légua, Poço Largo, Fonte Maria Rodrigues entre outras passarão a fazer parte do roteiro do terra deles, a nossa, a dos cães, Alcains.
Voltarei.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário