Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

ONZE ÉPOCAS DESPORTIVAS NO CDA

José Maria Teodoro

Remonta à época desportiva de 1986/87, então como seccionista do futebol sénior, com o CDA na terceira divisão nacional, o início da participação do Zé Maria nas actividades da gestão desportiva.
É claro que o bichinho já por lá andava pois já tinha sido atleta do CDA, conforme a foto abaixo, então ainda com muito cabelo, reproduz.


Ainda como seccionista e na época seguinte, 87/88, desce o CDA para o campeonato distrital.
Naqueles tempos ainda havia o princípio de que, quando alguém participava na gestão de uma actividade tinha de a deixar melhor do que a tinha encontrado... portanto, entregar o CDA sem ser na terceira divisão, não lhe passava pela cabeça, muito menos à direcção então presidida por Mário Minhós.
Arranca a época 88/89, então já como chefe do departamento de futebol, num campeonato distrital muito competitivo, pois no ano anterior, tinham descido quatro equipas do distrito.
Subiu o CDA à terceira divisão, foi campeão distrital e vencedor da taça de honra da Associação de Futebol de Castelo Branco, ver foto abaixo com o campo de futebol ainda não relvado.


A direcção de grande qualidade e de grande união que nem sempre é fácil conseguir, festeja com champanhe a época de oiro de então, acompanhada de seccionistas e amigos do CDA que ajudaram.


Na época de 1990/1991 então com o Antero dos Reis da Anunciação como presidente, disputa o CDA sempre com o credo na boca a terceira divisão e também não se desceu.
Já com o Horácio Serrasqueiro em presidente do CDA, na época 91/92, e com a perspectiva do presidente de se arranjar uma direcção que fosse capaz de manter o CDA sem o credo na boca, um CDA tranquilo a não depender de azares dos outros, foi decidido contratar um bom treinador e, em primeira opção, falou-se com o Miguel Quaresma, actualmente adjunto do Jorge Jesus e que na altura treinava os juniores do Estrela da Amadora.
Perante a indisponibilidade deste, indicou então o Valter Costa que tinha sido seu colega quando jogadores.
No seu dizer, fizeram-se então épocas desportivas muito boas e nesse ano ficou o CDA, num excelente quarto lugar, o melhor lugar até então na terceira divisão nacional.
A foto mostra a equipa que consegui tal desiderato, tal feito.


Para memória futura e porque me parece de referir, guardar e manter para não esquecer, a foto seguinte mostra a equipa do departamento de futebol que conseguiu tal feito.


João Lucas, Zé Maria, Joaquim Pio, Joaquim Pequenão (falecido), José Ricardo, Zé Manel, João Roxo, Conhé e Joaquim Soares (falecido).
Merecem aqui referência especial os Joaquins Pequenão e Soares, entretanto falecidos, formiguinhas, adeptos discretos mas maiores do CDA, que tanto ajudaram sem nada receber e tudo dando em troca.
Há uma dívida ainda não vencida de gratidão do CDA e da Autarquia a saldar com estes dois excelentes Alcainenses...pelo seu trabalho e dedicação ao seu clube e concomitantemente à nossa terra.

Na época 1993/1994, uma comissão administrativa, liderada pelo José Manuel Sanches e pelo António Clemente entre outros, atingiu o CDA o seu melhor lugar de sempre, subindo à segunda divisão nacional.

Por ali se manteve o Zé Maria nas épocas de 94, 95, 96,97, e 1998, com altos e baixos, com persistentes e continuadas falta de elementos para a direcção e com muitas comissões administrativas.
A época 98/99 na terceira divisão, deixou um saldo financeiro bastante negativo aos que ficaram, ao contrário do que vinha sendo hábito no CDA.
Preside então o José Maria Teodoro à direcção nas épocas de 1999 a 2001.
Herdou o maior passivo até então registado nas contas do CDA.
Apesar disso, diminuíram o passivo para metade e o CDA subiu de novo à segunda divisão B. Foi um ano de grandes resultados.
Assembleias eleitorais de novas direcções continuavam desertas, e como pessoalmente tinha assumido na CGD um compromisso de pagar a todos os jogadores aquilo a que tinham direito, teve de continuar mais um ano à frente dos destinos do CDA.
Com a esclarecida ajuda do Carlos Aleluia que tanto o ajudou nesse ano difícil, mantêm o CDA na segunda B, e, milagre dos milagres, deixam um saldo positivo nas depauperadas contas do clube.
Recorda que, nesses anos, se fez também um excelente trabalho no futebol de formação, agora praticamente inexistente.
Naqueles tempos mais de metade dos atletas eram oriundos da formação do clube, gente da terra e terras vizinhas que representaram o CDA.
Onze anos de vida activa ao serviço do CDA, continua ainda no dirigismo desportivo como Presidente do Conselho Técnico da Associação de Futebol de Castelo Branco.
Pelo currícula desportivo aqui apresentado o Zé Maria é merecedor de ser mostrado aqui no Terra deles que é a nossa... é o que faço com prazer.
A seu tempo e intermediando futebol com outras actividades, trarei ao Terra dos Cães, outros testemunhos e outras gentes que são merecedoras de igual referência em trabalhar para o CDA.
Peço que, se quem nos lê tiver fotos sobre as épocas que aqui referi, que mas envie para dar nota das gentes que enalteceram o nome de Alcains.

Manuel Peralta

3 comentários:

  1. Muito obrigada por mais um excelente post. Obrigada, também, pela evocação da memória do meu pai.

    Marlene Pequenão

    ResponderEliminar
  2. Quero aqui agradecer e reconhecer publicamente a todos aqueles amigos que com comigo trabalharam e deram o seu melhor nas direcções do nosso CDA onde estive inserido, o meu Bem Haja.Foram tempos de muito trabalho e sacrificio mas que a mim pessoalmente me deixou mais rico e feliz por ter feito algo em prol da minha terra e neste caso especifico, pelo desporto Alcainense.
    Para os saudosos Joaquim Soares e Joaquim Pequenão, meus grandes amigos pessoais e do nosso CDA,onde quer que estejam nunca os esquecerei e um dia certamente voltaremos a encontrar-nos.
    Para o amigo Peralta um agradecimento e reconhecimento pessoal pelo excelente trabalho que tem efectuado aqui no Terra deles.
    Jose Maria Teodoro

    ResponderEliminar
  3. Um muito obrigado da família de Joaquim Soares pela lembrança.

    Paulo Soares

    ResponderEliminar