Páginas

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Bagaço de azeitona, luta noutras frentes

Porque se trata de um“embuste” autárquico, e após consultar o meu inolvidável amigo de longa data, Priberam, que me disse que se trata de mentira artificiosa, plano para enganar alguém, ardil, logro, enredo, alertei de imediato Suas Excelências os Senhores Ministro e Secretário de Estado do Ambiente Ordenamento do Território e Energia, para a eventual instalação em Alcains de uma fábrica para tratamento de bagaço de azeitona.
Com uma menos valia para a Câmara da cidade de Castelo Branco de cerca de 150 mil euros, a Câmara, presidida pelo Doutor Luis Correia, e, por unanimidade, havia cedido à empresa Valamb Lda com sede no Fundão, ao preço de um cêntimo, por metro quadrado, 4 hectares de terreno, em Alcains para que a Valamb ali instalasse a fábrica.
Mais informei que em Vila Velha de Ródão, a cerca de 30 quilómetros de Castelo Branco, já existia capacidade instalada capaz de tratar toda a bagaçada da região, e que, estava parada por falta de matéria prima.


Recebi hoje a resposta do Senhor Chefe de Gabinete do Senhor Secretário de Estado, que convido a ler.

De: Gab Apoio MAOTE 
Enviada: quarta-feira, 6 de Agosto de 2014 17:46
Para: manuel-r-peralta@sapo.pt
Assunto: Of. 2349 - Instalação em Alcains, Castelo Branco, de fábrica para tratamento de bagaço de azeitona

Exmo.(a) Senhor(a)

Em cumprimento do despacho do Senhor Chefe do Gabinete, junto se envia a documentação em anexo.

Com os melhores cumprimentos,

ANA SARAIVA
Secretariado de Apoio

Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia
Rua de “O Século”, 51
1200-433 Lisboa, PORTUGAL
TEL + 351 21 323 15 00
EMAIL apoio.maote@maote.gov.pt
www.portugal.gov.pt


Com o “ring fence”, como agora se diz, que se está construindo, alertando todas as entidades para o embuste em curso, com a meritória ação da Triplo A no envolvimento da comunidade Alcainense, agora já esclarecida e desperta para a calamidade ambiental que os espera, estão reunidas condições, e, a cada dia que passa mais reforçadas, para impedir que a fábrica se instale por aqui, seja onde for.
Desistir, seria trair, e trair está guardado apenas para os que prometeram nos papéis da campanha, palavras lindas sobre ambiente e qualidade de vida...
Oportunamente, com imaginação, serão apresentadas novas iniciativas de impacto assegurado, em Alcains, na cidade e um pouco por todo o lado.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Parece que é um passo em frente, decisivo, na luta que o Terra dos Cães encetou. E revela a ligeireza com que as Entidades Autárquicas terão abordado o assunto.Mesmo em maioria, em política, não vale tudo.Muitos alcainenses estão a provar isso mesmo...

    MC -2014.08.07

    ResponderEliminar