Páginas

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Alcains, 1 – Câmara/Valamb, 0


Para já, a equipa da Câmara da cidade cedeu. Perdeu. 
Tecnicamente mal preparada,  derrotada em casa na primeira jornada, de um campeonato que pode ser longo, recuou e fez marcha atrás na classificação.
Empurrando com a barriga, a tragédia ambiental para cima dos Alcainenses, tragédia  esta patrocinada pela empresa Valamb, com pegada ecológica de dimensão tal, que supera a incompetência municipal.
Agora, ao que consta, mudaram de local, para junto do Cabeço do Carvão. Observem o dito nóvel local, no mapa pintado a vermelho.


Porque a luta continua, e Alcains quer as Valamb lá para muito longe da nossa rua, torna-se necessário aproveitar o efeito surpresa e, desenvolver de imediato ações de revolta pessoais e coletivas, contra a instalação da Valamb.
Portanto, vai ser assim.
Amanhã, logo pela manhã, vou à queijeira do Zé do Cabeço do Carvão, o maior produtor de queijo de Alcains, dar-lhe a boa nova, entregando cópia da localização, deste presente do Dr. Luis Correia.
Afastaram-na um pouco da salsicharia do Serrano e, assim de mão em mão, a Valamb ficará vizinha da queijaria do Zé do Cabeço do Carvão.
Ao Engº responsável pela Argibloco, meu colega de curso, pessoalmente informarei que vai ter pegado à sua fábrica uma Valamb, pelo que, decerto acionará tudo o que estiver ao seu alcance, para evitar tão mal cheirosa vizinhança.
Idem para a empresa Novadis, distribuidora da Sagres, agora ainda mais afetada.
Remeterei aos Ministérios e a todas as Entidades do Ambiente, documento esclarecedor da situação, agora em 2ª fase. Pretendo colocar em alerta tudo e todos para que a tragédia ambiental seja impedida a todo o custo.
Vamos refazer os instrumentos de comunicação com os Alcainenses, mantendo-os em permanente alerta, porque este crime ambiental não pode passar impune.
Vou tentar alertar a comunicação social, nomeadamente o jornal Reconquista, para a necessidade do contraditório, em processos desta natureza.
O Domingos Bispo, especialista em estores, o António Bernardo, canteiro que esculpiu a estátua do canteiro de Alcains, o Ti João Pionto, excelente canteiro e o seu filho Paulo, que na Suissa trabalha em escultura, o meu primo João Riscado, o Zé Russo, o sogro do Zé Vitor com pastagens e vários hectares na zona, o dono do café Santo António em Alcains, o pai da Drª. Marta, diretora do lar Major Rato em Alcains, o Alcino Pio, tio de vereador e tio da tesoureira da junta da freguesia, o vizinho da Palha, que comprou as instalações ao falecido David Infante, entre muitos outros, gente simples, trabalhadora que compõem magras reformas com agricultura familiar nas suas pequenas propriedades, vão dar pulos de corça quando eu os informar, pessoalmente, da vizinhança que vão ter, e da prenda que o Doutor Luis Correia lhes pretende oferecer.


Agora a mal cheirosa unidade do bagaço já vale 5 milhões... quem dá mais?
Que venha o diabo mesmo que seja 'salgado'...
Continuarei. Continuaremos.

Manuel Peralta


Nota. A minha preocupação com este meu diário, tem para mim um efeito pedagógico, que é ir fazendo, e, passo a passo, aprendendo.
Pode ser que, mais cedo ou mais tarde, nas Sarzedas, ou nas tojeiras do Santo André, nos Escalos, quer de baixo ou nos de cima, na Lousa, nas Tinalhas, no Ninho ou no Sobral, possam querer para lá empurrar esta canalhice ambiental. 
E, então... !!!
!!!

1 comentário:

  1. Este campeonato começou antes da Super Taça!...Mas
    parece-me que a nova localização, à medida que vai afectando unidades produtivas importantes para Alcains, se aproxima da capital do concelho. Quero crer, que os albicastrenses não deixarão de acordar para o problema!...Ou estarão à espera que "caia" na zona industrial, para reagirem!...Em resumo, vão-se escrevendo os capítulos de uma saga, tipo "Nau Catrineta"...« lá vem a bagaceira Valamb / que tem muito que contar / ouvi agora senhores / esta história de pasmar»...

    MC - 2014.08.08

    ResponderEliminar