Páginas

terça-feira, 19 de junho de 2012

Alcains no programa “A Alma e a Gente”

Alcainense amigo, o Deolindo Grilo, fez-me chegar em email, um excelente diaporama sobre Alcains, cuja personagem principal é o Professor José Hermano Saraiva, autor de um dos melhores, senão mesmo o melhor programa de televisão, intitulado “A Alma e a Gente”.

Com a sua excelente capacidade de comunicar, José Hermano Saraiva passa em revista a Pedra, os canteiros, o Museu do Canteiro, a pecuária, o dito queijo da região de Castelo Branco, os 14 produtores de queijo, a Cooperativa entretanto fechada e falida, a flor do cardo, a travia, o requeijão e o queijo queimoso…

Mas bem melhor que a minha descrição, convido-os a ver e ouvir o mestre da comunicação, o Professor José Hermano Saraiva, na sua narrativa sobre Alcains.

Para tal, clique aqui.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. O Museu...Os Canteiros...e o Queijo...

    É lugar comum, referir que o Prof.Hermano Saraiva é um excelente comunicador. Aponta-se-lhe por vezes uma ou outra falta de rigor histórico, mas por acaso vi há poucos dias na TV, num programa que tinha o Chiado de Lisboa por foco, o Prof.Hermano Saraiva, passa por uma livraria e num livro de história, detecta um erro crasso: Portugal não nascera em 1143, mas dois séculos depois!

    Aliás no mesmo programa, ele passa pelo Grémio Literário e faz curiosas revelações sobre a fundação e actividade daquele centro de cultura. E modesto, recusa o epíteto de melhor comunicador nos media, referindo que esse é o Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, retribuindo deste modo o elogio que este lhe fizera.

    Relativamente ao vídeo para onde a Terra dos Cães nos remete, as diferenças entre o que lá está e a realidade actual, já MP as referiu.
    Algumas até são relevantes, como é o caso da Cooperativa...

    De qualquer modo, é um documento que circula na NET, via you tube, onde se faz o elogio do Queijo de Alcains, do Museu e dos Canteiros, e isso já não é coisa pouca!

    Hermano Saraiva que uma vez vi actuar "ao vivo", numa reunião da Empresa na qual então trabalhava, e além disso remete-me também para memórias ainda mais antigas, muito mais!

    Quando em 1969, na altura em que ele era Ministro da Educação, eclodiu a crise estudantil em Coimbra, e tenho nítida na memória, o seu ar sério, que a TV a preto e branco acentuava, afirmando com ar convincente, que os problemas em Coimbra, eram obra de um perigoso conjunto de agitadores que para lá se dirigira para orientar os estudantes...

    E nós que por lá andávamos, sabíamos que não era nada disso o que se estava a passar.E a crise até viria a ser resolvida por outro ME, de nome Veiga Simão...

    Bem, mas isto já são outras "estórias" que não são para aqui chamadas...

    MC - 24Junho2012

    ResponderEliminar