Páginas

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

RIBEIRA DA LÍRIA

A luta continua...

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: quinta-feira, 8 de Setembro de 2011 17:35
Para: sepna@gnr.pt
Cc: 'igaot@igaot.pt'; 'info@draplvt.min-agricultura.pt'; 'irar@geral.irar.pt'; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; junta.alcains@netvisao.pt; geral@sm-castelobranco.pt; 'geral@arhtejo.pt'; 'geral@ersar.pt'; dga@dga.min.amb-pt; camara@cm-castelobranco.pt; v.saraiva@aguasdocentro.pt; 'nuno.maricat@sm-castelobranco.pt'; 'nuno.lourenco@sm-castelobranco.pt'
Assunto: Ribeira da Líria. Alcains, Freguesia do Concelho de Castelo Branco.


As fotos deste email dão a imagem real da situação em que se encontra a Ribeira da Líria em Alcains.
Passou-se o mês de Agosto em que o pequeno caudal que correu na ribeira era razoavelmente limpo.
Mas, desde o princípio desta semana que deverá ter ocorrido novo entupimento na rede de esgotos domésticos, da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, que transbordou dos colectores para a ribeira.


Observa-se na saída da ribeira junto à casa de móveis Esteves, do grupo Aquinos, o corrimento de esgoto doméstico claro.
Por outro lado e após contacto com a autarquia local na pessoa do seu Presidente, este mostra o seu desespero pela incapacidade em meios materiais e humanos da autarquia, para proceder à desmatação, limpeza da referida ribeira, que as fotos bem documentam.
O ano passado a ribeira não foi limpa e a probabilidade de inundações é elevada se um regime mais elevado de chuva ocorrer.


As Águas do Centro têm mantido um nível de serviço na estação elevatória a caminhar para o esperado… nota-se no entanto com as temperaturas mais elevadas um cheiro insuportável em toda a zona dita de Lazer.
Aguarda-se conforme carta em meu poder por solução definitiva para o problema, conforme ali se descrevia.
Mantenho no entanto que noventa por cento da poluição da ribeira é ocasionada pela OVIGER, que ao que se conhece nada tem feito para resolver a situação.
A licença que a Oviger possui para poluir a ribeira, termina em Janeiro do próximo ano.Aguardo que a renovação da licença se faça apenas na condição da proibição da Oviger poluir a Ribeira da Líria.


Dirijo-me ao Sr. Presidente do SEPNA para que à semelhança de anos anteriores, promova o necessário junta das entidades respectivas para que estas questões sejam solucionadas, nomeadamente a limpeza, desmatação da ribeira bem como a questão Oviger.
Muito obrigado

Manuel Peralta

Vejam por favor a foto que se segue.


Ver igualmente a lista de entidades a quem venho colocando esta questão.

Sem comentários:

Enviar um comentário