Páginas

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RIBEIRA da LÍRIA na MINISTRA Assunção Cristas

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: quarta-feira, 14 de Setembro de 2011 12:30
Para: 'geral@min-agricultura.pt'; 'drapc@drapc.min-agricultura.pt'; 'doai@drapc.min-agricultura.pt'
Cc: junta.alcains@netvisao.pt; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; sepna@gnr.pt; camara@cm-castelobranco.pt; geral@sm-castelobranco.pt; 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; v.saraiva@aguasdocentro.pt; 'celeste.capelo@gmail.com'
Assunto: RE: Maus cheiros da estação elevatóra de esgotos de Alcains na av 12 de Novembro em Alcains do Concelho de Castelo Branco. SUGESTÂO

Senhora Ministra Drª Assunção Cristas

Em seguimento de email anteriores, ponho a questão dos maus cheiros, provenientes da Estação Elevatória de esgotos domésticos de Alcains da responsabilidade da Águas do Centro.
Convido-os a ler a carta que sob o tema o Sr. Administrador Delegado das Águas do Centro, Dr. Amável Santos me enviou atempadamente sobre a referida estação elevatória.
É certo que a situação melhorou devido à atenção constante, que testemunho, que as Águas do Centro têm posto na estação.
Mas... se lerem o último parágrafo e depois de decorrido já bastante tempo, qual a solução que propõe as Águas do Centro?
Já concluiu o estudo técnico que vai resolver de vez a situação?
Ontem com a subida da temperatura, insuportavelmente resistiam os moradores a mais uma tarde e noite de péssimos cheiros, em plena Zona de Lazer, abandonada, 300.000,00 euros de um projecto que hoje muito dignifica quem o concebeu e implementou... na sala de visitas, zona de lazer, está uma casa de banho sem higiene, esgotos domésticos, estação elevatória com esgotos em fermentação e poluição industrial da Oviger.
Tudo claro a bem do Ambiente e Ordenamento do Território.
Senhora Ministra, se conseguir que os serviços do seu ministério pelo menos me respondam e arranjem posteriormente uma solução conjunta, já valeu a pena passar por lá.
Continuo a aguardar que seja encontrada uma solução global, uma vez que e bem, agora está tudo sob o seu chapéu.

Melhores cumprimentos

Manuel Peralta

Agradeço a leitura dos documentos em anexado.


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: sábado, 30 de Abril de 2011 22:02
Para: amavel.santos@aguasdocentro.pt; v.saraiva@aguasdocentro.pt
Cc: junta.alcains@netvisao.pt; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; sepna@gnr.pt; camara@cm-castelobranco.pt; geral@sm-castelobranco.pt
Assunto: Maus cheiros da estação elevatóra de esgotos de Alcains na av 12 de Novembro. SUGESTÂO

Frequentemente, sempre que a temperatura exterior, ambiente, se eleva um pouco, toda a zona envolvente à estação de bombagem, elevatória, de águas residuais, é inundada pelos maus cheiros provenientes da dita estação.
Vapores sulfídricos provenientes da fermentação das massas de esgotos residuais, que em exagerada quantidade em volume, ficam depositadas, fermentando por esta facto e concomitantemente exalando insuportáveis cheiros.
Esta situação, que ocorre com frequência torna insuportável a respiração dos moradores residentes na zona da central.
Sugiro:
1 - Que sejam accionadas as bombas não quando o poço está cheio, mas eventualmente a um terço do disparo actual das bombas.
2 - Sem ser especialista do assunto, empiricamente presumo que assim se poderia minorar a actual situação.
3 - Fico a aguardar que esta sugestão ou outra dos Serviços Técnicos das Águas do Centro resolvam a actual situação que afecta a qualidade ambiental do ar que por direito, inodoramente, temos o direito a respirar.

Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário