Páginas

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

CABO VERDE

ILHA DE S. VICENTE – MINDELO

DSFOM – Direcção Serviços Funcionários Obras Militares

Reuniu-se dia 24 de Setembro de 2011, em Belmonte, o Pelotão de Engenharia da DSFOM, que de 1973 a 1974 cumpriu a missão militar à Pátria, nas ilha de S. Vicente, na linda cidade do Mindelo.
…em nhós terra, com morabesa e pé na tchon, Cabo Verde…


O quartel que acima a foto reproduz, é o lugar que serviu de casa a um grupo de 30 a 40 militares, que durante cerca de 18 meses e em rendição individual, ali cumpriram a solidão da ausência de amigos e familiares, ali desesperadamente contaram cada dia, na esperança de um regresso à desejada e então designada Metrópole.


A solidão e a ausência da família era minorada com os aerogramas do SPM-0077, e com as futeboladas em campo de futebol cuja relva era calçada portuguesa, com balizas de trave e postes feitas pelos carpinteiros e redes pelos pescadores em que mais tarde, um ou outro, rumou qual novo emigrante, ao Canadá.
Por vezes, e, porque o pré de soldado mal dava para coçar a carapinha, lá se ia jantar ao restaurante do Bana, sim o Bana que viria a ter projecção musical a nível nacional, e que lá actuava para os clientes.
A foto supra reproduz precisamente um desses convívios.


No dia da arma de Engenharia, com um grande almoço na praia da Baía das Gatas, uma enseada lindíssima onde se observa o Monte Cara, comemorou-se em excelente convívio de cerca de 40 militares, o já referido dia da Arma e que a foto, infelizmente a preto e branco, reproduz.
Quando em serviço da Portugal Telecom estive em Cabo Verde, fui várias vezes à linda cidade do Mindelo.
Os edifícios da época colonial bem conservados, uma praça central bem arranjada com um coreto de música que faz lembrar os de muitas vilas de Portugal, uma vida cultural bastante intensa, o festival anual da Baía das Gatas, o carnaval do Mindelo, enfim uma série de eventos que em muito rivalizam com a capital cidade da Praia.
As rivalidades sentidas em Portugal entre Lisboa e Porto, são em tudo muito semelhantes às existentes entre Praia e Mindelo, foi o que observei entre os Caboverdeanos de ambos os lados, nos cerca de dois anos que por ali trabalhei.


As fotos e estas recordações pertencem ao Domingos Farias Bispo, um na altura carpinteiro Alcainense que, para Cabo Verde foi mobilizado.
Trabalhava na arte fazendo carpintarias para as câmaras frigoríficas da Intendência, na construção da messe de Sargentos, com outros colegas que calcetavam estradas, e que com cerca de 50 civis caboverdeanos contratados pelo exército, ajudavam a desenvolver a sua terra.
Os milícias do recrutamento local e que também cumpriam o serviço militar, eram normalmente escriturários.
Refere no entanto o Domingos Bispo, que tinha um ajudante Caboverdeano a quem ensinou a arte de carpinteiro, de nome Manuel Almeida, e que nunca mais viu.
Na foto acima e contando da esquerda para a direita e de pé, é o Caboverdeano, bastante jovem, que está de pé.
Refere que, quase não há dia em que não se lembre dele…por onde andará? Também o Manuel Almeida se lembrará do Domingos, pergunto agora eu?


O Domingos que recorda o caminho de cabras para ter acesso à praia denominada de João Évora, e onde com os colegas apanhavam os excelentes percebes, as lapas, os búzios e os caranguejos que por ali abundavam, pretende que através do Terra dos Cães, se dê conhecimento aos que ali prestaram serviço e não se conhece o seu paradeiro, entrem em contacto com ele, para os telefones 272 906 821, e 969 345 994.
Ponho é claro o blog e o meu email à disposição para ajudar a aproximar amigos que se abraçam quando se reencontram.
Aproximar, estar disponível para a amizade são valores perenes do Terra (deles, a) dos Cães, a nossa…

Manuel Peralta

Nota: Enquato escrevia este texto tive a notícia de que a Grande Cesária Évora decidiu por fim à sua carreira artística. Foi operada ao coração recentemente em França.

Segunda Nota: Com o envio de abraço amigo, o ilustre Alcainense, General Frutuoso Pires Mateus ao ler este post, informou-me que no período de Maio de 1967 a Maio de 1969, foi o Comandante da Engenharia e Chefe da D.S.F.O.M. – Direcção do Serviço de Fortificações e Obras Militares – do Comando Territorial de Cabo Verde.


Convívio dos militares da DSFOM de 2010

Num BEM-HAJAM tipicamente Beirão, militarmente acamaradado pela notícia e fotos do local que bem conhece, pede para informar o Domingos Bispo, nosso conterrâneo, que ia remeter email ao Sr. Coronel Sá Viana Rebelo que foi o comandante do Domingos Bispo, para lhe dar conhecimento desta notícia do Terra deles…
Já cumpri a deprecada do Senhor General Frutuoso Mateus, e o Domingos Bispo informou-me que para o ano lhe cabe a ele, Domingos Bispo, organizar o Convívio destes camaradas militares, nos fins de Setembro de 2012 em Alcains.
Cá os espera.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário