Páginas

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

HORTALIÇA - As Cenouras do Geada

Nas traseiras do quintal,
Em França atrás da porta.
Tem o Manel Geada,
Pedaço de terra para horta.

Quatro videiras poda,
De serrote ou de tesoura.
Mas vejam o exemplar,
Que recolheu de cenoura…


Mais que palmo, ramalhuda,
Mas que garboso exemplar.
Com uma cenoura, assim,
Não falta sopa no lar.

Poda também uma pereira,
Que peras dá, por vezes.
Aquele quintal, dá tudo,
Até alhos, mas franceses.


Penduradas pela rama,
Belo ramo em cada mão.
As cenouras do Geada,
Geram grande tentação.

Quem não conhece o Geada,
Coitado, não teve sorte.
Aprendeu tarde, mas a tempo.
De apreciar a “carrotte”.

Manuel Peralta

Nota: Estas seis quadras, que dedico ao amigo Manuel Geada, pesquisador e fornecedor de muito material para o Blog-Terra dos Cães, que muito tem ajudado a edificar memórias de tempos idos em Alcains, resultaram do texto abaixo que em tempos me enviou, acompanhado das fotos das cenouras.
Tenho presente que a vida sem hortaliça… não faz sentido, e, por tal facto não resisti nesta tarde e noite chuvosa, regando-as com aperaltado texto de agricultor de letras.

Obrigado Manuel Geada

Caro amigo.

No teu perfil no blogue dizes que te interessas pela poda.

Eu só tenho quatro videiras e uma pereira para podar, mas alhos franceses e cenouras tenho muito.

Estas não são do Entroncamento: são da minha horta na traseira da minha casa francesa.

Manuel Geada

1 comentário:

  1. A PAC – Política Agrícola Comum e os agricultores de letras e não só…

    O homem do leme, que no ano passado deu à luz umas fotos com fruta de se lhe tirar o chapéu, tem aqui um concorrente de peso - as hortículas do J.Geada.
    Realmente com tais aptidões reveladas, sem o apoio de subsídios ao abrigo de alguma medida enviesada de alguma polémica PAC, mostram que a agricultura tem aqui dois elementos com obra, neste caso agricultura, feita.
    Que o clima continue favorável à reprodução de produtos com tal qualidade e provavelmente, até com a vantagem de biológicos.
    MC

    ResponderEliminar