Páginas

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Bagaço Municipal – 2º assalto

Desde há algum tempo que venho alertando tudo e todos, para a tentativa de destruir a qualidade do ar que respiramos, que o Dr. Luis Correia e os seus amigos da Valamb, pretendem consumar em Alcains.
Dos inúmeros email que vou enviando, recebi agora um documento, que abaixo edito, proveniente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que convido a ler.


Portanto, esta gente, não desiste da sua pecaminosa pretensão, de destruir a qualidade de vida ambiental que herdámos de nosso avós e nossos pais, e que, agora em segunda tentativa, pretendem destruir.
Entretanto munido de “parecer da quercus”, o Dr. Luis Correia pretende iludir com as mentiras do parecer, que até os curadores do ambiente estão de acordo com este tsunami ambiental.
Tenho em meu poder o parecer, que de imediato contestei junto das autoridades envolvidas no licenciamento, para as mentiras que ali são vertidas.
Nomeadamente, omite, repito, omite, que se torna necessário arrancar 7 hectares de pinhos mansos, que a bagaçada confina com o maior parque de cegonhas concelhio, com os pastos do maior produtor de queijo de Alcains, Zé do Cabeço do Carvão, que as vivendas por ali existentes não estão à distancia que a quercus, mentindo, refere, mas estão muito mais perto, que a escola secundária e a casas da vila, quinta da pedreira, a menos de 500 metros, enfim tudo feito a preceito…
Entretanto, no Reconquista… convido os meus seguidores a ler e ver o novo ninho municipal da quercus…


Comentários para que?
Adiante, cada um que tire as suas conclusões.
Porque só me resta denunciar com os factos que vou conhecendo a situação remeti para o Inspetor Geral e para a Comissão de Coordenação, o email que convido a ler.


De: Manuel Peralta
Enviada: domingo, 25 de Janeiro de 2015 15:07
Para: 'Igamaot@Igamaot.gov.pt'; 'presidente@ccdrc.pt'
Cc: 'geral@igai.pt'; 'cidadao@ccdrc.pt'; 'quercus@quercus.pt'; 'residuos@quercus.pt'; 'Associação'; 'info@adp.pt'; 'InIR DPL'
Assunto: FW: Instalação em Alcains de Centro de Valorização de Bagaço de Azeitona. Segundo alerta, agora com a Quercus.

Senhor Inspetor-Geral do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.
Senhor Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

Manuel da Paixão Riscado Peralta, residente em Alcains, na Av. 12 de Novembro, lote 8, vem participar novos elementos sobre o tema, Bagaço Municipal em Alcains.

1 - A foto em anexo supra, mostra um recorte do jornal Reconquista, que convido a ler e a meditar.
2 - As fotos seguintes, fazem parte de um parecer da Quercus com 15 páginas, parecer esse em meu poder, apócrifo, que contem uma imensa falsificação, uma despudorada mentira, sobre o terreno onde o Dr. Luis Correia e os seus amigos da Valamb, pretendem instalar a sua bagaçada municipal, com a qual pretendem destruir o ambiente em Alcains, onde não há um único lagar.
3 - No local existe o maior pinhal de pinhos mansos concelhio que será necessário cortar, bastantes sobreiros adultos, o maior parque de cegonhas concelhio, os pastos do maior produtor de queijo de Alcains, chamado Zé do Cabeço do Carvão, vivendas a 300 metros do local, uma escola secundária com 300 alunos a menos de 500 metros em linha reta. Tudo isto é deliberadamente omitido no parecer da Quercus.
4 - Deliberadamente colocaram o cartaz que obriga a dar conhecimento da obra, dec. Lei nº 555/99 de 16 de dezembro, a cerca de 100 metros afastado da vedação do terreno, em local não visível, escondido na mata de pinhos mansos.
5 - O terreno corre paralelamente à estrada nacional 18, sendo contíguo com as empresas Unibetão e Secil Pré Betão, numa mata de pinhos mansos dos quais cerca de 7 hectares irão ser abatidos e a 150 metros da área de serviço da A 23 de CBranco.
6 - Contra este atentado ambiental decorreu em Alcains um abaixo assinado que recolheu cerca de mil assinaturas contra esta aventura municipal que oportunamente a Triplo A, Associação Ambiental de Alcains, lhes remeterá.


Conhecem decerto os protestos contra os “tsunami ambientais” já em serviço, no Luso, Mealhada, em Condeixa, Coimbra, e na aldeia de Fortes, em Ferreira do Alentejo.
O que o Dr. Luis Correia e os seus amigos da Valamb pretendem, é fazer o mesmo em Alcains, onde não há um único lagar e havendo na zona industrial de Castelo Branco, terrenos disponíveis, urbanizados, com infraestruturas, por que não leva o bagaço para a sua sede de Concelho?
Porque gastar em Alcains mais de 50 mil euros, arrancar pinhal e sobreiros, quando tem centenas de hectares infraestruturados disponíveis em Castelo Branco?
Por outro lado, em Vila Velha de Ródão, existe uma unidade que por falta de matéria prima, está parada, porque não ajudar a viabilizar o que já existe?
Senhor  Inspetor Geral e Senhor Presidente.
Não tenho dinheiro para defender em tribunal esta questão, luto contra gente que apenas nos quer destruir a qualidade de vida que herdámos dos nossos, avós, dos nossos pais…
Exerço apenas o meu dever cívico, de cidadão que paga impostos, confiante  nas instituições.
Estou disponível para os esclarecimentos que entenderem necessitar.
Bem Hajam.
Aguardo.

Manuel Peralta

Tudo isto acontece pela mão da pessoa que assina este documento, que devem ler.

Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video.


2 comentários:

  1. Prossegue a força da razão contra a razão da força! Convenhamos que uma luta com armas desiguais. Porque não sugerir à Quercus que vá preparar os seus "Minuto(s) Verde(s) junto da "famosa" unidade industrial de Ferreira do Alentejo! Seria um favor aos seus representantes e amigos de Castelo Branco, ajudando a calar de vez a essa malta de Alcains, que além de Terra dos Cães, ainda ouvem dizer de si próprios "os de Alcains são ruins". Além da exigível e cuidada apreciação dos aspectos legais enunciados e não são poucos, que o "homem deste leme" teimosamente não se tem cansado de enunciar.

    Zé MC

    ResponderEliminar
  2. grandes interesses
    Triplo A vs Vila Velha de Rodão
    preparem-se

    ResponderEliminar