Páginas

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Agora para a Inspeção Geral da Administração Interna

Porque aqui prometi que quer a Valamb Quer o Dr. Luis Correia, me iriam ter “à perna”, acabei de remeter email à Inspeção Geral da Administração Interna, participando a 2ª tentativa de destruir o ambiente em Alcains.
Sugiro a leitura do email


De: Manuel Peralta 
Enviada: terça-feira, 13 de Janeiro de 2015 22:56
Para: 'geral@igai.pt'
Assunto: Instalação em Alcains de Centro de Valorização de Bagaço de Azeitona.

Exmª. Senhora Inspetora-Geral da Administração Interna.
Juíza Desembargadora Drª. Maria Blasco Martins Augusto

Manuel da Paixão Riscado Peralta, residente em Alcains, na Av. 12 de Novembro, lote 8, vem participar a Vossa Excelência o seguinte.
1 - A Câmara Municipal de Castelo Branco, na pessoa do Dr. Luis Correia, e a empresa Valamb. Lda com sede social no Fundão, pretendem instalar em Alcains, no local denominado de Cabeço do Carvão, um Centro de Valorização de Bagaço de Azeitona.
2 - Para tal, a Câmara adquiriu já o terreno na envolvente ao cabeço do carvão, terreno esse que pretende “oferecer” à empresa Valamb, para que ali, juntos, possam consumar um atentado a raiar, crime ambiental.
3 - A Câmara de Castelo Branco nos índices de transparência municipal, anda muito cá por baixo, e neste processo tem tentado por todos os meios, ocultar, esconder, meter debaixo do tapete, este processo que, face aos impactos ambientais previstos, deveria ser ainda mais que claro, transparente.
4 - Para que possa seguir os trâmites que a lei, dec. Lei nº 555/99 de 16 de dezembro prevê, instalaram o cartaz que consta da foto 041, que acima edito.   


5 - Só que o referido cartaz está cerca de 100 metros afastado da vedação do terreno, em local não visível, escondido na mata de pinhos mansos, de tal modo, que só avisado, por vizinho do terreno, pude tirar a foto que refiro. Presumo que existe uma grave infração à lei, pelo que sugiro que mande averiguar a situação, e puna os responsáveis, obrigando-os a cumprir a lei, com as respetivas coimas que decerto a lei preverá.
6 - O terreno corre paralelamente à estrada nacional 18, sendo contíguo com as empresas Unibetão e Secil Pré Betão, numa mata de pinhos mansos dos quais cerca de 7 hectares irão ser abatidos. Este mal cheiroso centro do bagaço conflitua com a maior colónia de cegonhas do concelho, e prejudicará irremediavelmente o maior produtor de queijo, dito de Castelo Branco, mas fabricado nos pastos de Alcains.


7 - Esta é a segunda tentativa de destruição ambiental que o Dr. Luis Correia e os seus amigos da Valamb pretendem consumar em Alcains. A primeira foi chumbada pelo Instituto da Infraestruturas Rodoviárias, pois esta dupla, queria construir então uma Unidade Industrial que agora, eufemisticamente, passaram para Centro de Valorização, no centro da auto estrada A23. Claro, que como no In Ifr não há amigos…
8 - Contra este atentado ambiental decorreu em Alcains um abaixo assinado que recolheu cerca de mil assinaturas contra esta aventura municipal.


Resumindo.
Agradeço, Senhora Inspetora Geral, que faça cumprir o que refiro no ponto 5 desta participação.
Agradeço que, caso me queira ajudar, que quanto às questões ambientais, promova o necessário junta das entidades com responsabilidade nestas matérias que façam cumprir quer à Câmara quer à Valamb, o que a lei determina.
A título de esclarecimento, refiro que a Valamb tentou na câmara de Salvaterra de Magos perturbar por lá o ambiente, mas o executivo exigiu-lhe um estudo de impacto ambiental.
Despedidos de lá, votaram para junto dos amigos…
Estou disponível para os esclarecimentos que entender necessitar.
Bem Haja.
Aguardo.

Manuel Peralta


Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video.

Sem comentários:

Enviar um comentário