Páginas

sábado, 1 de novembro de 2014

Bruno José Patrício Pereira, faleceu

Triplo A, amigos e Alcains, de luto.

Vai agora fazer um mês que precocemente partiu, com 40 anos de idade, o Bruno Pereira.
Foi tudo tão rápido que ainda custa a acreditar que tal aconteceu. Decorrido um mês após a sua morte, já é notória a sua falta.


Vizinho antigo que fui na rua do Degredo, dos bisavós maternos o ti João Grilo, “motchatcha”e da ti Emília da Zebreira, (falecidos) igualmente de seu avós maternos o ti António Patrício, (cuco) e da ti Antónia Grila, (falecida) contemporâneos e muito amigos de meus pais, e de sua mãe a Maria Emília, foi com enorme tristeza que assisti ao partir do Bruno Pereira.
A enorme manifestação de pesar que foi o seu funeral, atesta bem os muitos laços que atou entre amigos e menos amigos, na sua curta existência.
Existência cheia de réplicas, tréplicas, que não ficava apenas pelas palavras, mas traduzia-se em actos, ações, meter mão na massa, fazer, estimular e sempre na frente, andar.
Foi assim o Bruno.


O Bruno era um homem de ação.
Na Triplo A, Associação Ambiental de Alcains, era o acelerador.
Era o questionador mor, sobre os pontos de situação das tarefas que aos sócios eram distribuídas, e nada meigo nas apreciações sobre o desempenho dos associados.
Era o homem da ação direta. 
Com o Dr. Sérgio Passos, seu patrono nos tortuosos caminho da legislação ambiental, o Bruno corporizava na Triplo A, a certeza da justa luta que se travava e trava contra a bagaçada municipal.
Preocupado com um eventual facto de que as “avalambadas” máquinas municipais pudessem começar a inquinar o ambiente da sua querida terra, alertava sempre que , caso fosse necessário teríamos de passar à ação direta.


Avisado por familiar próximo da quase impossibilidade de sobreviver, ainda lhe enviei um email, que decerto leu, de que por enquanto, o cabeço do carvão ainda não estava municipalmente avalambado.
Deve ter sorrido…
E isto para mim chega, pois imagino que terá partido tranquilo.
Entretanto no obituário do Reconquista, um seu colega, o Dr. José Augusto Martins, deu nota mais desenvolvida sobre o Bruno Pereira. Convido os meus seguidores a lerem a excelente prosa sobre o amigo Bruno Pereira.


O Bruno partiu mas deixou rasto…
Não o vou esquecer e tudo farei para que a sua, nossa, luta não caia em saco roto.
Este é o sentimento entre os seus amigos e o “ex libris”, da Triplo A – Associação Ambiental de Alcains.
Aos seus pais e familiares um abraço.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Confesso que não conheci pessoalmente o Dr Bruno Pereira. Apenas pelo que a imprensa regional publicava me fui apercebendo da sua enorme capacidade de mobilizar vontades e acelerar a concretização de projectos.O seu temperamento, transporta-me até à memória do seu tio Elias, também precocemente desaparecido e para quem não existiam barreiras, mesmo no Portugal cinzento de antes de 25/4.Homem de causas, algumas contra ventos e marés...E sempre na primeira linha, quando o mais cómodo seria o refúgio da rectaguarda!...Um abraço de solidariedade aos familiares mais próximos que viram partir o Dr Bruno na força da vida...Esta nem sempre é justa!

    Zé MC

    ResponderEliminar