Páginas

domingo, 21 de outubro de 2012

Líria

Resposta do Chefe de Gabinete de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado do Ambiente.

Em meados de setembro do corrente ano, fiz nova diligência junto da entidades que deveriam ser responsáveis pelo bom ambiente na ribeira da Líria, alertando para a miséria ambiental, na desgraçada ribeira.
O tema era, “ Líria, ribeira abandonada, como o país... desgraçado.
Respondeu agora o Senhor Chefe de Gabinete do Senhor Secretário de Estado do Ambiente.
O texto seguinte e as fotos respetivas, dão conta da minha resposta.
Em cc: do email abaixo reproduzido, as entidades a quem dei conhecimento de mais esta tentativa de despoluição da ribeira.

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: quinta-feira, 18 de Outubro de 2012 17:02
Para: 'joao.palma@mamaot.gov.pt'
Cc: 'geral@aguasdocentro.pt'; 'geral@min-agricultura.pt'; 'gab.seaot@mamaot.gov.pt'; 'doai@drapc.min-agricultura.pt'; 'drapc@drapc.min-agricultura.pt'; 's.mexia@aguasdocentro.pt'; 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'; 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; 'alcindo@drapc.min-agricultura.pt'; 'abilio.valente@arhtejo.pt'; 'Carlos Cupeto'; 'camara@cm-castelobranco.pt'; v.saraiva@aguasdocentro.pt; 'Nelson Mingacho'; 'nuno.maricat@sm-castelobranco.pt'; 'nuno.lourenco@sm-castelobranco.pt'; 'Manuel Frexes'; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; geral@sm-castelobranco.pt; julio.cruz@reconquista.pt; 'j.magueijo@aguasdocentro.pt'; 'lidia.barata@reconquista.pt'; 'celeste.capelo@gmail.com'; 'geral@aguasdocentro.pt'; 'geral@min-agricultura.pt'; 'gab.seaot@mamaot.gov.pt'

Assunto: FW: Líria, Ribeira Abandonada

Senhor João Palma.
Secretariado de apoio ao gabinete de Sua Excelência o Senhor Secretário de Estado do Ambiente e Ordenamento do Território.

Agradeço o email ontem recebido, que já nem esperava, desiludido e desanimado com a iníqua atenção que as várias entidades têm dado ao tema, POLUIÇÃO DA RIBEIRA DA LÍRIA, EM ALCAINS, MARTIRIZADA FREGUESIA DA CÂMARA DA CIDADE DE CASTELO BRANCO.
Eventualmente, por ser muita gente, entidades, a mandar na infausta ribeira, não se juntam, não se entendem e ao que me vou apercebendo, entretêm-se a enviar ofícios uns para os outros sem qualquer valor acrescentado, sem qualquer decisão, isto é, consumindo os exauridos recursos de um país em bancarrota...
O seu documento em anexado, Of. SEAOT nº. 4372 de 17-10-2012, é prova disso mesmo.


Terá feito o que superior lhe mandou fazer, e cumpriu a sua nobre missão, mas, para quem tanto espera por decisões é muito pouco, nada. Nada, repito.
Ou o Senhor João Palma acredita que a Agência Portuguesa do Ambiente, vai fazer algo de útil? Se nada fez até hoje, porque fará agora?
Convido-o a abrir no anexado a foto.


Foto da ribeira da Líria de hoje com alguma água da chuva. Para a frente fica o coletor de esgotos industriais do matadouro OVIGER, a quem o Ministério da Agricultura, com a cobertura, sem um lamento conhecido, da Região Hidrográfica do Tejo, na pessoa do Professor Carlos Cupeto, autorizaram por renovação da licença, a que o matadouro continuasse a poluir.
Tudo sob o conhecimento da GNR do Ambiente, que vê a poluição dentro dos parâmetros autorizados a poluir. Percebe? E assim estamos... 


A foto supra, diz respeito à ribeira de hoje para nascente, onde está a dita Zona de Lazer de Alcains. Obra do tempo do Ministro do Ambiente Sócrates, 375 mil euros sobre um canal de esgotos municipais, inaugurada com pompa, com teleponto e sofisticados meios audiovisuais, em tenda cara e a preceito instalada, com todo o séquito municipal, com fanfarra, mas sem direito a perguntas. Um tal Pedro Serra, das águas não sei de que, também esteve presente. Peixes a nadar em águas límpidas, pássaros, muitos, a chilrear, rãs a coaxar, papagaios a palrar, e claro algumas galinholas a cacarejar, tudo claro em ambiente virtual... e assim enganaram deixando Alcains mal...
Eu, mais dois corajosos Alcainenses de máscara na boca e nariz contra os maus cheiros, simbolizávamos um protesto, perante olhares tenebrosos de autarcas locais, menores, digo eu, e maiores, estes municipais.
Se passar por cá, convido-o a visitar a Líria agora para o lado poente. Tabúas de mais de dois metros de altura obstruem a ribeira, fazendo barragem que, em caso de chuva persistente causarão inundações. Mas pensa o Senhor Palma que alguém se preocupa?
Pensa que a GNR do ambiente intima os responsáveis a limpar? Como se pode limpar se a poluição existente impede qualquer ser humano, de ali fazer o que quer que seja?
Senhor João Palma, nada tenho contra si, mas espero que me desculpe este aperaltado texto de revolta contra a ociosidade e falta de respeito existente.
Não desistirei, como mais um da Terra dos Cães, e plenamente consciente da justeza desta minha luta, agarrarei pela canela todos aqueles que não cumprem o seu dever.
Muito obrigado.
Agradeço que faça seguir este email para quem ajude, mas por favor, não continuem a encanar a perna à rã.


De: João Mário Palma [mailto:joao.palma@mamaot.gov.pt]
Enviada: quarta-feira, 17 de Outubro de 2012 19:08
Para: '
manuel-r-peralta@sapo.pt'
Assunto: Líria, Ribeira Abandonada

Joao Palma
Secretariado de Apoio


Gabinete do Secretário de Estado do Ambiente
e do Ordenamento do Território
Rua do Século, 51
1200-433 Lisboa, PORTUGAL
TEL + 351 21 323 25 00 FAX + 351 21 323 16 79
www.portugal.gov.pt



Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário