Páginas

domingo, 15 de abril de 2012

A “divisão” da poda...


Recentemente, por email que entretanto “deletei”, solicitei atenção à Junta da Freguesia para a necessidade de podar as árvores da Av. 12 de novembro, luxuriantes plátanos, bem como da poda da generalidade das árvores da “ainda freguesia” da terra deles, a nossa, Alcains.
Como habitualmente, da dita Junta, nada a referir, tudo como dantes, quartel general ainda em Abrantes...


Da situação dei conhecimento à CMCBranco.
Respondeu-me Romeu Fazenda da divisão de manutenção e espaços de lazer.
Eis a resposta.

De: Romeu Fazenda [mailto:romeu.fazenda@cm-castelobranco.pt]
Enviada: quarta-feira, 11 de Abril de 2012 15:27
Para: manuel-r-peralta@sapo.pt
Cc: junta.alcains@netvisao.pt
Assunto: Poda de Plátanos na Av. 12 Novembro em Alcains.

Exm.º Sr. Manuel Peralta

No seguimento do e-mail enviado à Junta de Freguesia de Alcains, com conhecimento à Câmara Municipal de Castelo Branco acerca da poda dos Plátanos da Av. 12 de Novembro em Alcains, cumpre-me informá-lo do seguinte:
- A poda das árvores na Vila de Alcains é da responsabilidade da Junta de Freguesia de Alcains;
- As árvores em causa foram podadas em 2010, pelo que, dado não existir interferência da copa da árvore com edificações ou equipamentos urbanos que cause danos incontornáveis aos mesmos e que tornasse necessária a remoção das partes da árvore que causassem esse danos, é opinião da Divisão de Manutenção e Espaços de Lazer da Câmara Municipal de Castelo Branco (em consonância com parecer escrito da Escola Superior Agrária de Castelo Branco, que segue em anexo ao presente mail, acerca da poda de árvores em meio urbano, entidade que colabora com a Câmara Municipal de Castelo Branco no que respeita a esta temática) que não é necessária a poda das referidas árvores, uma vez que não se encontram próximas de edificações ou equipamentos urbanos e possuem espaço físico para se desenvolveram naturalmente, pois a dimensão da Avenida em causa assim o permite.

Com os melhores cumprimentos

Romeu Fazenda
Câmara Municipal de Castelo Branco
Divisão de Manutenção e Espaços de Lazer

Anexado ao email, vinha um geral parecer, sobre poda de árvores na cidade de CBranco, meio urbano, que edito.


Já há quarenta anos, na escola de Regentes Agrícolas de Santarém se escrevia o que agora, parecendo novidade, se disserta.
Quando, para (a)parecer, se envia um parecer, pouco mais há a dizer...
A seguir o “xiita” parecer para árvores citadinas, nunca se podaria qualquer árvore, muito menos se decotaria, e estas como criança não educada, cresceriam selvagens, nunca se adequando ao mundo e muito menos ao seu espaço, interferindo com o espaço de outras companheiras árvores, entrando em concorrência desenfreada em que a mais forte subjugaria sempre a mais fraca, visto que a mais forte, ocupou o seu, dela, espaço...


Quem assim fala é um “agricultor de letras”, que tem assistido em invernos chuvosos, na Av. 12 de novembro, às constantes inundações da avenida provocadas pela obstrução dos coletores das imensas folhas dos plátanos que entopem os referidos coletores.
As propriedades contíguas, como as fotos documentam, são invadidas pela falta de educação dos plátanos, baseadas num parecer de quem quer aparecer, para parecer...


Como bem diz, Romeu Fazenda, a “ poda das árvores na Vila de Alcains, é da responsabilidade da Junta da Freguesia de Alcains”... Romeu Fazenda “dixit”.
Cada vez mais me convenço que efetivamente a Câmara caminha cada dia mais, para ser apenas a Câmara da cidade de CBranco.
Na verdade tomei agora conhecimento que existe na Câmara da cidade de Castelo, uma divisão de manutenção e espaços de lazer...
Nunca vi qualquer ação no degradado espaço de lazer da ribeira da Líria, muito menos no degradado mobiliário urbano quer de parques infantis, quer de jardins...e para quem paga milhões e recebe tostões, sugiro que em vez de uma divisão devia haver de preferência, uma adição....


Na verdade, é da Junta a responsabilidade...
Mas que grande “poda”...

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário