Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Passeios para peões – Equilíbrio entre pessoas e viaturas

De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: terça-feira, 17 de Abril de 2012 16:41
Para: 'otilia.caetano@cm-castelobranco.pt'
Cc: 'junta.alcains@netvisao.pt'
Assunto: Passeios largos para peões - Equilíbrio entre pessoas e carros

Engª. Otília
Responsável pelo trânsito, na CM do Concelho de Castelo Branco.

Sobre a nossa conversa telefónica de hoje, remeto como prometido, fotos da estrada de Santo António, nas imediações da entrada principal do Seminário de São José.
Passados que são já 33 anos em que estive na Junta da Freguesia, data daquele tempo, a primeira ordenação do trânsito em Alcains, através de projeto efetuado na ex Junta Autónoma de Estradas, entidade que superintendia em estrada comum, N-352, que atravessa Alcains.


Pretendia com o projeto dar um ar de “meio a caminhar para urbano” a Alcains, disciplinando e dando coerência ao trânsito de pessoas e automóveis.
Todo o pavimento e lancis, desde a Av. 12 de Novembro, largo de Santo António, incluído, até à Av General Ramalho Eanes, inclusivé, data daquele tempo.
A prioridade em 1980, era ter, usar e abusar do automóvel… o peão que jogue ao pião...
Neste particular muito mudou, e digo-o com satisfação, para melhor e bem.


Face ao enquadramento do tema e acabada a breve história do trânsito em Alcains, venho alertá-la para a seguinte situação.
Agora que a CMCBranco tem vindo a efetuar algumas obras de requalificação em Alcains, e uma vez que pararam, por ora, no largo do Chafariz Velho, se, e quando, as obras avançarem para a frente do Seminário, seria excelente “um olhar seu” sobre a zona.


Como as fotos clarificam, o passeio é anormalmente estreito para os peões, tem o pavimento degradado, e no sentido de nascente para poente, há estacionamento para uma fila de carros, e há espaço de sobra para que dois carros se ultrapassem, no mesmo sentido, ao lado da estátua do canteiro.


O que sugiro, se tal me permite, é que o equilíbrio entre peão e automóvel, ali se desequilibre a favor do peão, e que do excessivo espaço cedido por mim aos automóveis, seja agora reposto a favor do peão.


Caso concorde, nunca é tarde para fazer justiça, 33 anos depois.

Receba um abraço amigo do

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário