Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BLOG ABERTO - O RENASCER DO FUTEBOL EM ALCAINS

1974 – O renascer do Futebol em Alcains…

Em finais de 1973, o Clube Recreativo Alcainense teve eleições, tendo tomado posse uma direcção que rejuvenesceu a vetusta instituição.
Eu, o Manuel Soares, já falecido, o Félix Rafael,e outros que não recordo, sob a presidência de Mário Tavares, demos início a um processo que deu nova vida à instituição e despertámos os alcainenses que correram a associar-se.
Algures numa noite que situo em Novembro de 1973, em data que ficou associada a uma explosão em Castelo Branco, que aqui foi ouvida, um camião com Maquinaria, explosivos e detonadores para as Minas da Penasqueira, uma carga que era um perigoso coktail explosivo, por alturas de Montalvão, houve movimentação no interior da carga, os detonadores cumpriram a sua missão e explodiram, e com o seu rebentamento, os explosivos, morreram creio que dois homens, foi o diabo! Algumas centenas de metros após, se na Avª então 28 de Maio, poderia ter sido uma tragédia de dimensões imprevisíveis.
Pois essa explosão, coincidiu com uma Noite de Fados e Poesia, no Clube Recreativo Alcainense.
Creio que o fadista foi o Joaquim Boavida, não sei se o Anselmo Sanches cantou, os viola e guitarra, terão sido o Félix Rafael e talvez o João Messias.
No que diz respeito ao Félix, já viram há quantos anos moureja nestas artes!
O momento de Poesia, esteve a cargo do Ezequiel Rafael, com o brilhantismo que se lhe conhecia. Foi um serão bem passado, em volta de caldo verde e chouriço assado.
Pelo Carnaval, houve Bailes, matiné com Cinema para as crianças, enfim a Colectividade rejuvenescia.
E o pano verde, e os jogos de azar, imagem de marca da instituição até aí, deixou de ser o único atractivo para os associados que iam entrando.
Um rallye paper, talvez o primeiro que teve lugar em Alcains, integrado na comemoração do dia da instituição, em resumo o CRA rejuvenescia.
Provavelmente estou a esquecer-me de algumas das actividades que na altura despertaram os alcainenses, sobretudo os mais jovens.
Então e o Futebol, quando surge?
Eu dava então aulas na Escola Técnica de CB, davam-se por lá uns pontapés na bola, e surge a ideia, de um encontro amigável, entre os professores daquela Escola, e uma equipa de associados do CRA.
Equipamentos não havia. Mas o Carlos Minhós, disponibilizou equipamentos do Benfica de Castelo Branco e assim surgiu naquela tarde no Campo de Futebol, com entradas grátis, a equipa de futebol do CRA.
As fotos que se anexam, mostram de verde os professores da Escola Técnica e amigos, e a vermelho o team do CRA.
Não me recordo do resultado, nem isso interessa. O encontro terminou com um saboroso lanche nas instalações do CRA. Estava lançada a semente…
O exercício que se propõe aos navegantes deste Blog, é que ampliem as fotos, se quiserem conhecer os protagonistas que sem ainda o saberem, davam o pontapé de saída, que traria novamente o Futebol a Alcains.
No entanto eu vou identificar os que consigo.

Foto da equipa do CRA – equipada de vermelho

De pé, da esquerda para a direita:
Zé Manuel, Horácio, Zé Luís, André Esteves, Zé Adónis, David, Félix Rafael, Carlos Minhós e Manuel Soares.
À frente, pela mesma ordem:
Manuel Gois, Manuel “Ranhado”, Gilberto, Zé “Miga”, Zé “Pirilau” e João Peralta.

Na foto de conjunto, consigo identificar, de pé da esquerda para a direita:

Zé Manuel “Garrancho”( fiscal de linha), Alírio Serrasqueiro (árbitro) e na extremidade direita, Manuel da Graça(fiscal de linha).
Jogadores: de pé, consigo reconhecer o Manuel Coelho, de barba, e o Zé Carvalho, de bigode, ambos professores de Educ. Física.
À frente, de verde, MC, eu também joguei, entre o Manuel “Ranhado” e o Zé Adónis; e os últimos de verde, creio que são o Fernando Serrasqueiro, hoje Sec. Estado, entre o Manuel Gois e o João Peralta, e entre este e o Zé “Pirilau”, o João Fazenda.

Alguns dos intervenientes nesta memorável organização, numa tarde de sol e muito calor, já partiram.
Vai para eles uma palavra de saudade.

MC

Mais textos e fotos de MC: Panoramio photos by jose castilho
Galeria Noqui

Nota:
Por estes tempos, encontrava-me na guerra colonial, na Guiné-Bissau.

Manuel Peralta

5 comentários:

  1. Amigo Peralta
    Quando leio os teus textos fico convencido que tu és um escritor com um “ alçapão” enorme de recordações. Escritor que não se encontra já despedaçado pela idade e acarinhado apenas de rugas! Pesquisas momentos de desespero, de ridículo, de cumplicidade, momentos importantes e por tão longe que estejas ou te sintas, esses, crescem e fazem sentir vontade de cada vez estar mais perto!
    Reflexões com uma ponta de ironia de alguém cuja boa parte da vida se desenrola mesmo acima dos carris.
    João Manuel

    ResponderEliminar
  2. Estas fotografias do antigamente são lindas de se ver e claro, para mim é uma honra ver tão bem apessoado, nas mesmas, o meu querido pai, Manuel Beirão, mais conhecido por Góis :).
    Obrigada...Sucesso e continuidade são os meus desejos para este fantástico blogue.

    Marta Beirão

    ResponderEliminar
  3. Ainda o renascer do Futebol em 1974…

    Após o entusiástico comentário anterior, fui de novo ver as fotos em questão e existe um outro apessoado atleta do CRA, que não consegui identificar, nem de tal dei nota.
    Está na fila da frente, entre o Zé “Pirilau” e o João Peralta.
    Será o Necas!?
    Se alguém souber, que dê novas. Não passaram assim tantos anos, e os atletas, na sua maioria, felizmente, ainda por cá andam.
    Com desculpas ao visado…
    MC

    ResponderEliminar
  4. Se nao estou em erro, o dito atleta penso ser o Emilio Salavessa que esteve e penso estar ainda ligado a area das confecções.
    É a primeira vez que aqui coloco um comentario mas tenho seguido quase diariamente o desenrolar deste blogue que com grande conhecimento e sabedoria tem sido administrado pelo Peralta e tb pelo Jose Castilho.
    Para eles uma palavra de agradecimento e de parabens pelo excelente trabalho que tem sido efectuado.
    Ainda fiz parte desta colectividade como atleta, mas na altura em que estas fotos foram tiradas ainda me encontrava em terras de Moçambique, finalizando a minha comissão de serviço.
    Termino com votos de um Ano 2011 cheio de saude para todos os leitores deste blogue e de felicitações para o administrador do mesmo

    Jose Maria Teodoro

    ResponderEliminar
  5. Um atleta do CRA em 1974…finalmente identificado

    José Maria Teodoro, um dos homens que ao Futebol em Alcains deu muito de si, veio para já esclarecer a dúvida que nos assaltava.
    E pensando bem, é capaz de ter razão.
    Portanto, para já a identidade a atribuir ao até agora não identificado, será a de Emílio Salavessa.
    E ao Zé Maria Teodoro fica o desafio, para vir por aqui mais vezes…
    Este Blog onde o “homem do leme” nos acolhe, funciona como um “albergue espanhol”, isto é, cabe sempre mais um, desde que traga merenda!
    Que neste caso, é alimento para o espírito, para as Memórias e as Saudades.
    E a história da Terra dos Cães, é o somatório de tudo isto!...
    MC

    ResponderEliminar