Páginas

quarta-feira, 24 de março de 2010

Ditos e Mexericos

Os meus pais quando namoradeiros, viviam numa travessa da rua do Degredo paredes meias com todos os vizinhos, entremeados de quintais e animais...
O galinheiro, a coelheira, o furdão, o canto da lenha e tudo o que mais venha.
A minha mãe lavava em alguidar de barro, as colheres de alumínio, uma ou outra cocharra, parcos pratos de resmalte na varanda que dava para o quintal.
Sempre que a minha mãe lavava a loiça, o meu pai cá da rua e para lhe chamar a atenção, atirava-lhe com pequenas pedras.
Respondia então a minha mãe.

Não me atires com pedrinhas,
Que estou a lavar a loiça.
Atira-me antes beijinhos,
Com que a minha mãe não oiça.

Recolha oral de Maria de Lurdes Paixão.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Eng.º Peralta,

    Fico muito contente de o ver na blogosfera :)
    Sempre activo, observador e sensato.
    Sempre com a sua terra no pensamento e no coração.
    Deixo-lhe duas das minhas quadras favoritas de um homem da minha terra (António Aleixo) para completar algumas das nossas conversas:

    Embora os meus olhos sejam,
    os mais pequenos do Mundo
    O que importa é que eles vejam
    O que os homens são no fundo.

    Deixo-lhe outra quadra que nos define:

    Não sou esperto nem bruto
    Nem bem nem mal educado;
    Sou simplesmente o produto
    Do meio em que fui criado.

    Beijinhos,

    Marta

    ResponderEliminar