Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2025

A BUROCRACIA E AS DUAS SOBREIRAS, EM 1980

No cruzamento de São Domingos, na data, 1980, ainda não havia rotundas, o cruzamento das estradas nacional 18 e 352, era perpendicular, com prioridade para a estrada nacional 18.

Vários acidentes ali ocorreram e, uma vez, tendo eu cerca de 15 anos de idade, e, estando na nossa horta com o meu Pai, horta esta perto do cruzamento, fomos surpreendidos com um enorme barulho de derrapagem de viaturas.

Acidente.

Acorremos. Contra o muro ainda existente que circunda o laboratório de experiências do queijo, uma viatura com o condutor morto e, a família ferida. Os cintos de segurança eram ainda quase inexistentes.

Não mais me esqueci.

Entretanto eleito para a Junta esta situação persistia. Dela dava nota David Infante no Reconquista, ver, ler recorte a seguir.

A Junta da Freguesia, CONSEGUIU, assim titulava o início da notícia.

Conseguiu, é na verdade a palavra correta, já que para se arrancar não uma, mas duas sobreiras, naquele local, havia que por de acordo quer a JAE, Junta Autónoma de Estradas, quer o Ministério da Agricultura.

Se da parte da JAE o apoio foi breve, uma vez que o diretor da JAE do distrito de Castelo Branco, era o Engº. Santos Marques, pessoa que eu conhecia e, posto perante os factos anuiu e, pela JAE a autorização rápido aconteceu.


Quanto ao Ministério da Agricultura, sedeado em Lisboa, a autorização foi mesmo muito difícil.

Tal como hoje, as sobreiras têm um regime especial de proteção, uma vez que, para se arrancar uma sobreira, espécie protegida, necessita-se de analisar a situação caso a caso, isto é, sobreira a sobreira.

Ofícios vários, muitos, recortes de jornal dando nota de acidentes, por as sobreiras taparem quase na totalidade a visibilidade a quem nas estradas circulava, até que um dia, se deslocou al local um Engº. Silvicultor do ministério, para "in loco", analisar a situação.

As sobreiras estavam muito inclinadas para a estrada e, como não eram podadas, de folha persistente, obstruíam mesmo a visibilidade aos automobilistas.

Perante a realidade observada, foi autorizado o corte da primeira sobreia, a que ficava antes do cruzamento e na estrada nacional 352. Ainda no mandato e cerca de meio ano depois, foi cortada a segunda sobreira, esta já no início da curva da estrada nacional 18.


Espécie protegida?

Hoje, arrancam-se aos milhares para se instalarem parques de energia solar.

Outros tempos, outras virtudes...

As fotos supra mostram a atual rotunda de São Domingos, hoje graças às excelente e lindas instalações do LIDL, a visibilidade é total.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário