Páginas

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Novadis - Empresa distribuidora dos produtos SAGRES para todo o Distrito de Castelo Branco

Dou conhecimento de email que remeti ao Sr. Diretor Financeiro da empresa Novadis, bem como a outras entidades e pessoas que me seguem nesta luta, da eventual instalação de uma VALAMB, empresa especialista em polição ambiental, em Alcains.


A empresa Novadis, que recuperou as antigas instalações da Alprema, tem atualmente 45 postos de trabalho, exerce uma atividade de distribuição, convive ambientalmente bem com a comunidade Alcainense, e, se se consumar o projeto camarário de poluir Alcains, vai ter como vizinha uma outra colega que irá por certo conspurcar a sua asseada atividade.
Por tal facto alertei o responsável da Novadis que em Leiria exerce a sua atividade.
Para que conste.

Manuel Peralta


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt] 
Enviada: segunda-feira, 9 de Junho de 2014 15:52
Para: 'julio.jesus@novadis.pt'
Cc: 'catia.santos@novadis.pt'; 'francisco.rafael@sapo.pt'; 'escalosbaixo.mata@sapo.pt'; 'ricardo.aires@cm-viladerei.pt'; 'redaccao@jornaldofundao.pt'; 'redaccao@gazetadointerior.pt'; 'reconquista@reconquista.pt'; 'povodabeira@gmail.com'; 'presidente@ccdrc.pt'; 'presidente@cm-penamacor.pt'; 'lidia.barata@reconquista.pt'; 'jfccima@sapo.pt'; 'junta-lardosa@clix.pt'; 'jfpovoariomoinhos@gmail.com'; 'geral@jf-castelobranco.pt'; 'geral@cm-vvrodao.pt'; 'geral@cm-proencanova.pt'; 'geral@cm-idanhanova.pt'; 'gabinete.ministro@maote.gov.pt'; 'geral@ccdrc.pt'; 'geral.info@cm-penamacor.pt'; 'GNR_CTCasteloBranco_SEPNA'; 'geral@cm-fundao.pt'; 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'; 'geral@arhtejo.pt'; 'geral@ersar.pt'; 'geral@sm-castelobranco.pt'; 'freguesiadeninhodoacor@hotmail.com'; 'secretaria.geral@sg.maote.pt'; 'agdias@reconquista.pt'; 'cmsgeral@cm.serta.pt'; 'camara@cm-castelobranco.pt'; 'junta.sarzedas@sapo.pt'; 'jfpovoariomoinhos@gmail.com'; 'jffreixialjuncal@sapo.pt'; 'jfsatojeiras@gmail.com'; 'julio.cruz@reconquista.pt'; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; 'julio carda'; 'josecastilho.abt@sapo.pt'; 'slbarata@net.sapo.pt'; 'Silvio Baltazar'
Assunto: Instalação de fábrica com forte atividade poluidora, em terreno contíguo à NOVADIS em Alcains.

Exmo. Senhor Dr. Júlio Jesus
Diretor Financeiro do grupo Novadis.

Pelo presente email dou conhecimento do seguinte.

A Câmara Municipal da cidade de CBranco cedeu recentemente à empresa Valamb, valorização ambiental lda, com sede no Fundão, um terreno com cerca de 4 hectares, contíguo com as instalações que a empresa Novadis tem em Alcains.
A atividade da empresa Valamb é altamente poluidora, pois aproveita o bagaço da azeitona para daí extrair produtos oleícolos.
Nos locais onde esta atividade se desenvolve, a poluição afeta toda a comunidade, pelos maus cheiros, pela lixiviação das águas que se preparam para poluir ainda mais a ribeira da Líria, pelo lançamento para a atmosfera de matéria gorda que polui desde viaturas, habitações e os campos em geral, além de poluentes cancerígenos que põem em causa a saúde pública.


Na vossa atividade não se poderá tocar numa garrafa de cerveja Sagres sem umas luvas, pois a gordura que tal atividade dos vossos eventuais vizinhos desenvolverá, prejudicará por certo a vossa empresa dada a forte competitividade que existe no vosso setor.
Os 45 postos de trabalho atuais que silenciosamente doaram a Alcains com a vossa atividade, sem apoio camarário, exercendo uma atividade que ambientalmente convive muito bem com a comunidade Alcainense, estarão por certo em causa, pois o analfabetismo ambiental que existe na Câmara da cidade de Castelo Branco, prejudicará irremediavelmente os interesse legítimos da vossa empresa, que investiu em Alcains sem apoios dos amigos que financiam campanhas e mantêm no poder gente com excecional vida partidária.
Alertei já o Senhor Ministro, Secretário de Estado do Ambiente e Presidente da CCDRCentro, para o crime que a Câmara da cidade de Castelo Branco pretende cometer, tendo para tal, já “oferecido” o terreno para que tal crime se consuma.
Sugiro que quando lhe for possível, dê uma olhadela pelo meu blog…terra dos cães…pois aí poderá ver o que acontece em Alcarraques, Coimbra, com a UCASUL em Alvito, Baixo Alentejo ou em Cachão com a SUDUOL, ou ainda com a Centroliva em Vila Velha de Ródão.
Como tudo por aqui se faz no segredo dos gabinetes, alerto-o a tempo, para que desenvolva o que ao seu alcance estiver para ajudar a impedir que tal crime se concretize.



Crime, repito, crime, é mesmo isso que se pretende cometer.
As fotos que lhe remeto, brevemente estarão poluídas com a atividade que a Valamb pretende exercer.
Se tal crime se cometer, a expensas minhas, não deixarei de intentar providência cautelar, exercendo os meus direitos de cidadão contra a prepotência autárquica instalada.
Nada me move de pessoal contra quem quer que seja, mas não deixarei de alertar tudo e todos para a gravidade da situação.

Deixo os meus contatos para o que entender.
Se um dia vier a Alcains, e se der ao incómodo de me conhecer, basta telefonar pois estarei ao seu dispor.
Agradeço a simpatia com que fui recebido nas vossas excelentes instalações em Alcains, limpas, asseadas, com água do luso, lavadas, amplas, onde se respira saúde por tudo quanto é sítio.
Mas, por quanto tempo?


Com a Sodicel, a SAGRES passou a saber a mel, agora com a Novadis, bebe-se e fica-se feliz…

Melhores cumprimentos

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário