Páginas

terça-feira, 27 de maio de 2014

Valamb (6)

Dou a conhecer mais uma diligência, junto da Nova Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.
Vamos ver o que faz a novel Presidente!
Remeti como podem ler, para vários jornais.
Vamos ver, aguardar.

Manuel Peralta


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt] 
Enviada: terça-feira, 27 de Maio de 2014 16:09
Para: 'geral@ccdrc.pt'; 'presidente@ccdrc.pt'
Cc: 'camara@cm-castelobranco.pt'; 'GNR_CTCasteloBranco_SEPNA'; 'redaccao@jornaldofundao.pt'; 'redaccao@gazetadointerior.pt'; 'reconquista@reconquista.pt'; 'povodabeira@gmail.com'; 'lidia.barata@reconquista.pt'; 'julio.cruz@reconquista.pt'; 'joao.carvalho@sm-castelobranco.pt'; 'geral@cm-vvrodao.pt'; 'geral@cm-proencanova.pt'; 'geral@cm-idanhanova.pt'; 'gabinete.ministro@maote.gov.pt'; 'geral.info@cm-penamacor.pt'; 'geral@cm-fundao.pt'; 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'; 'geral@arhtejo.pt'; 'agdias@reconquista.pt'; 'arquivo.municipal@cm-serta.pt'; 'cmsgeral@cm.serta.pt'; 'camara@cm-castelobranco.pt'; 'cmsgeral@cm-serta.pt'; 'vitor.serra@reconquista.pt'; 'v.saraiva@aguasdocentro.pt'
Assunto: Instalação em Alcains de empresa poluidora no Tratamento de bagaço de azeitona, denominada Valamb.


Exposição à Senhora Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Drª. Ana Abrunhosa

Sei pela comunicação social que, recentemente, tomou posse como Presidente da CCDRC.
Felicito-a, ao mesmo tempo que lhe desejo as maiores “facilidades” e felicidades neste seu novo cargo.
Porque vou sabendo que nas transições de funções há sempre uns processos que se perdem pelo caminho, venho dar testemunho de  uma situação que, a concretizar-se, será um crime ambiental, em que a Câmara da cidade de Castelo Branco já “ofereceu” o local para que tal crime se concretize.
Trata-se da instalação de uma empresa denominada Valamb, valorização ambiental, que diz querer tratar bagaço de azeitona.
Conhecerá por certo, os malefícios para as populações que tal tipo de atividade representa. 
Os casos da SODUOL em Cachão, Mirandela, em Alcarraques, Coimbra e em Alvito, Ferreira do Alentejo com a UCASUL, são casos emblemáticos que deverão servir de exemplo para quem autoriza, licencia, e dá parecer favorável, a este tipo de poluidora atividade.
Por outro lado, em Vila Velha de Ródão, a cerca de 30 Km da Câmara da cidade de Castelo Branco, já existe uma empresa denominada CENTROLIVA, que desenvolve esta mesma atividade e que ainda recentemente se queixava, de que não tinha matéria prima suficiente, para a desenvolver. Tem por assim dizer uma capacidade instalada excedentária, que entretanto não utiliza para laborar com produtividade assegurada.
Será que, Ministro, Secretário de Estado e agora Vossa Excelência, permitirão a bem de uma cuidada gestão dos poucos recursos existentes, subsidiar, autorizar, dar luz vede a tamanha calamidade?
Dou conhecimento no email abaixo, de exposição que remeti aos senhores Ministro e Secretário de Estado do Ambiente.
Aguardo pelas suas notícias, ciente de que, a ser autorizado tal projeto, ficará Vossa Excelência e a câmara da cidade de Castelo Branco, ligados para sempre ao maior crime ambiental que se abateu na região sul da beira baixa, com epicentro na comunidade Alcainense.
Deixo uma interrogação Senhora Presidente.
Não havendo qualquer lagar em Alcains, e havendo tantos por aí, alguns bem conhecidos do executivo municipal em festivas lagaradas, porque instalar a Valamb aqui?
Que interesses e amizades escondem por agora?

Melhores cumprimentos

Manuel Peralta


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt] 
Enviada: quinta-feira, 22 de Maio de 2014 12:03
Para: 'sg@maote.gov.pt'; 'gabinete.maote@maote.gov.pt'
Cc: 'camara@cm-castelobranco.pt'; 'GNR_CTCasteloBranco_SEPNA'; 'geral@ccdrc.pt'; 'geral@ersar.pt'; 'geral@sm-castelobranco.pt'; 'geral@arhtejo.pt'; 'presidente@ccdrc.pt'; 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'; 'lidia.barata@reconquista.pt'; 'julio.cruz@reconquista.pt'; 'vitor.serra@reconquista.pt'; 'agdias@reconquista.pt'; 'povodabeira@gmail.com'; 'redaccao@jornaldofundao.pp'
Assunto: Instalação em Alcains, CBranco, de fábrica para tratamento de bagaço de azeitona.

Exmº  Senhor.
Engº Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia.

Exmº Senhor
Dr. Paulo Lemos, Secretário de Estado do Ambiente.

Excelências.

Manuel da Paixão Riscado Peralta, natural de Alcains, onde residem cerca de 3 mil habitantes, vem solicitar a Vossas Excelências, a maior atenção para um processo a decorrer, relativo à eventual instalação em Alcains de uma fábrica para tratamento de bagaço de azeitona.
Por decisão da Câmara da cidade de Castelo Branco, foi  já cedido à empresa VALAMB Lda, com sede no Fundão, um terreno com cerca de 4 hectares, à entrada da vila de Alcains, para a referida instalação. 
Facto já consumado.
Em Alcains há uma zona industrial, mas o poder discricionário da câmara da cidade, em Alcains não há plano de urbanização, decidiu entregar o referido terreno sem qualquer estudo de impacto ambiental, fora da zona industrial onde há imensos lotes vagos.
Há também muitos lotes vagos nas zonas industriais de Fundão e Castelo Branco.
Mais informo que, em Vila Velha de Ródão, a cerca de 30 km de Alcains, já existe há vários anos, uma fábrica que trata o bagaço de azeitona, com uma “sobrecapacidade instalada”, visto que pára a sua laboração com frequência por falta de matéria prima.
Eventualmente para captar subsídios, a referida empresa, pretende duplicar uma capacidade já existente na região, com a conivência da entidade municipal, à custa dos impostos dos portugueses.


Conhecem Vossas Excelências por certo, o que tem acontecido em Alcarraques, concelho de Coimbra, em Alvito, Ferreira do Alentejo com a UCASUL, ou ainda com a SODUOL, em Cachão, Mirandela em que a fábrica foi invadida pelos moradores daquela localidade, protestando contra os maus cheiros e prejuízos que causam a toda a comunidade envolvente.
Todo o distrito de Beja se queixa da poluição provocada por aquela unidade, que na sua laboração liberta para a atmosfera vapor de água com material poluente e altamente tóxico, e matéria oleícola que se pega nas casa, ruas, viaturas afetando a qualidade de vida e o ambiente das referidas comunidades.
O que peço a Vossas Excelências é que estejam atentas através dos serviços que dirigem, para a calamidade que, com a conivência municipal, pretendem presentear Alcains e toda a região da Beira Baixa sul.
O que mais me surpreende é que, não havendo lagares em Alcains e havendo tantos por aí, porque instalar a VALAMB aqui?
Nada se conhece, nada é público, nada por aqui é transparente, pelo que solicito a Vossas Excelências que seja exigido o que a lei prevê nestes casos, estudos de impacto ambiental,  consultas públicas, para que o meu país seja um país onde as responsabilidades não sejam nulas e a impunidade não seja total.
Aguardo por uma resposta da Vossa parte.
Melhores cumprimentos.

Manuel Paixão Riscado Peralta


NOTA: Estas fotos dizem respeito ao estado de abandono em que se encontra a dita Zona de Lazer de Alcains.
300 mil euros dos meus, nossos impostos, deitados à rua. O, os, responsáveis constam na placa comemorativa.


Manuel Peralta

1 comentário:

  1. As fotos da identificada zona de lazer de Alcains, são um bom exemplo de como são geridos os dinheiros dos nossos impostos. A incúria a par da irresponsabilidade! Infelizmente não é caso único neste país, onde o somatório destes "pequenos elefantes brancos" autárquicos se transforma num animal de grandes dimensões! Num país a viver em regime de austeridade!...Duvido que sirvam de exemplo para evitar repetições! E isso é simplesmente lamentável!...

    Zé MC

    ResponderEliminar