Páginas

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Crime ambiental em Alcains?

Porque o tema é demasiado sério para ser esquecido, dou conhecimento, de mais esta diligência junto do Vereador do ambiente da Câmara municipal de CBranco, relativa à instalação em Alcains de uma VALAMB, indústria altamente poluidora.
Também em cc, podem observar as entidades a quem dou conhecimento.


De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt] 
Enviada: segunda-feira, 5 de Maio de 2014 14:45
Para: 'camara@cm-castelobranco.pt'
Cc: 'geral@sm-castelobranco.pt'; 'amavel.santos@aguasdocentro.pt'; 'GNR_CO_DSEPNA_SOSAmbiente'; 'GNR_CTCasteloBranco_SEPNA'; 'geral@arhtejo.pt'; 'lidia.barata@reconquista.pt'; 'francisco.rafael@sapo.pt'; 'geral@ccdrc.pt'; 'presidente@ccdrc.pt'; 'geral@ersar.pt'
Assunto: VALAMB, presumível instalação em Alcains de indústria fortemente poluidora. Alerta. Tratamento de bagaço de azeitona.

Agradeço o favor de fazer chegar este email ao vereador do ambiente da Câmara Municipal de Castelo Branco.

Senhor vereador.
Por este email, dou conhecimento de um texto que há 3 semanas enviei para publicação no semanário Reconquista, e que até ao momento não publicaram.
Porque o tema poderá ser um forte atentado ambiental a toda uma comunidade, onde nem sequer existe qualquer lagar de azeite, pode ser um caso de saúde pública e ainda mais grave, definir de vez a política de ambiente municipal, dou-lhe conhecimento para impedir que tal projeto se concretize.



Pela minha parte, e uma vez que o Reconquista ainda não publicou tal texto, vou continuar a lutar por outras frentes, alertando todas as entidades que licenciam este tipo de atividades, para a criminosa decisão que se pretende tomar.
Como presumo que sabe, em VVRódão existe uma unidade deste tipo, que tem uma capacidade instalada que não está a ser utilizada por falta de matéria prima, caroços e bagaço de azeitona.
Solicito uma visita ao blog, Barbearia Ideal, onde poderá conhecer uma realidade muito incómoda.

Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta


Alcains  (texto enviado ao Reconquista)

“ Vá lamb... “

“Luis Correia reconhece a importância e sensibilidade desta questão”, assim o refere Lídia Barata, jornalista do Reconquista, relativamente a uma empresa que pretende instalar-se em Alcains, para trabalhar  “caroços de azeitona”, oferecendo a esta rainha da poluição concelhia, a vila de Alcains, trinta postos de trabalho. É claro que poderiam ser 23 ou 32, mas números redondos, digo eu,” vá lamb”, em vez de vá lá, os trinta certinhos.
No município do Fundão, o emprego é total, na cidade de Castelo Branco então nem se fala, nos municípios vizinhos a situação é igualmente objeto de estudo Europeu,  pela capacidade demonstrada pelos poderes vigentes em resolver o magno problema do desemprego, pelo que, após aturados estudos, apenas na vila de Alcains se considerou oportuno instalar mais uma unidade de nome “ vá lamb”...


Com a Zona Industrial de Castelo Branco já esgotada na sua capacidade de instalar mais empresas, com zona idêntica no Fundão a rebentar pelas costuras, os autarcas que fizeram as zonas industriais não as dimensionaram o suficiente, incapazes de prever o desenvolvimento industrial que se pressentia, claro que, sobra para Alcains este prémio de bom e silencioso comportamento, pois a zona, dita industrial continua com mato sem qualquer trato.
Mas a “vá lamb”, ao que li, também não vai para a zona dita industrial de Alcains, vai ficar ali vizinha da salsicharia do Serrano, do entreposto da Sagres, da tapada do Ti João Miguel, quase de frente com a residência de um soldado da GNR do ambiente, e a poente da quinta do Engº Rogério, entre outros.


Ora Alcains em atividades poluidoras já tem que chegue , pois os persistentes maus cheiros da estação elevatória de esgotos domésticos da responsabilidade das Águas de Portugal/Águas do Centro, que prometeram instalar uns filtros de carvão e até hoje, puseram-nos cuspinho na orelha e disseram “ óquizéssimos”, passando pelas cíclicas fugas dos esgotos domésticos, da responsabilidade do Serviços Municipalizados da cidade de Castelo Branco, que fazem da ribeira da Líria um canal de esgoto, ainda assim, não conseguindo ombrear com a poluidora mór do reino, a ex Consal, matadouro industrial, hoje Oviger, que mistura na dita zona de prazer, digo lazer, de Alcains, efluentes industriais que tornam aquela zona diga, também, de uma medalha de ouro bordada a diamantes...fico-me por aqui.
Entretanto a Câmara da cidade de Castelo Branco, gastou recentemente 3 milhões de euros, para afastar a estação de tratamento da cidade para local mais afastado.
E, em Alcains, claro, vá, lamb...
Ora as indústrias do tipo vá lamb... são conhecidas pela sua forte atividade poluidora, são autênticos casos de saúde pública, pelos intensos cheiros a azeite, nauseabundos, que provocam, náuseas, ardores nos olhos e graves problemas respiratórios.
Diz-me amigo, engenheiro químico de profissão, que as vá lamb...embora não provocando artroses, são piores poluidoras que as celuloses, e por vezes Vila Velha de Ródão chega aqui.
A nuvem poluidora observa-se a quilómetros de distância, chegando no caso da fábrica do Alvito, a afetar todo o distrito de Beja a cerca de 50 quilómetros de distância.


Bem se queixam os autarcas e as populações à Comissão de Coordenação do Alentejo, ao ministério do ambiente, à entidade reguladora dos resíduos, ersar, mas quem se lixou foram os cidadãos,  a quem as várias entidades dizem.
Agora, e desta vez em Alcains, vá, lamb! 
Se em Alcains não há um único lagar, e, havendo tantos por aí, porquê uma vá lamb aqui? 
Pergunta de pobre manel, a que querem dar torrada com mel!!!
Fica a questão, que já coloquei ao Fernado Cá, que me disse ir falar com a madre Teresa de Mampatá...
Claro que este alerta apenas me responsabiliza, sei os riscos que se correm quando se luta contra os interesses instalados, ciente de que não é pelo facto de haver democracia que as pessoas são mais livres. 


Hoje, e apesar do glorioso 25 deste mês, as opressões são de outro tipo, mas não deixarei de alertar todas as entidades com responsabilidade nestes processos de licenciamento para o eventual crime que se poderá perpetrar.
É o que farei digitalizando a página 3 do último Reconquista, e que remeterei a todas as entidades como medida cautelar.
Aguardo que o homem que reconhece a sensibilidade e a importância desta questão, juntamente com o coletivo municipal, exerçam efetivamente os seus poderes em nome de um ambiente e de uma qualidade de vida que Alcains merece.
Se não, vamos ter uma vá lamb... aqui, em Alcains.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Não para cortar o cabelo nem desfazer a barba, fui mesmo à Barbearia Ideal. Realmente, basta inserir no rectângulo de pesquisa a palavra Ambiente, e temos a descrição dos riscos associados ao tipo de investimento, que se quer "oferecer" aos alcainenses! Para mim não constituíu surpresa por aí além. Mas aconselho quem puder, a dar uma volta pelo blogue citado. Os que isso fizerem, ficarão com certeza mais esclarecidos...

    Zé MC - 2014.05.06

    ResponderEliminar