Páginas

sábado, 10 de maio de 2014

Valamb (3)

O Sr. Engº químico, José EuRico Minhós Castilho, acrisolado neto do antigo regedor da freguesia de Alcains, e ex presidente da Assembleia da Freguesia de Alcains, preocupado com a prenda que a autarquia da cidade de Castelo Branco, e o cúmplice silêncio da para mim inexistente neste processo, autarquia alcainense,  não deixa de alertar os distraídos da canalhice com que a Câmara da cidade de Castelo Branco pretende presentear a comunidade alcainense.


Claro que os dependentes politicamente da autarquia da cidade, estão satisfeitos com a prenda que o maduro atual nos pretende oferecer.
Uns com emprego municipal garantido para ex esposas, outros dependentes de umas aulas de natação ou ginástica assistida, todos chutam para canto um problema que afetará os atuais e vindouros alcaineneses.
Com o Chávez a aparecer agora em apenas noite de lua cheia, restam uns capriles que assinam tudo sem refetirem no mal com que hipotecam o futuro de uma silenciosa comunidade.


É por isso que não me calarei.
Vou remeter ao Sr. Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, exposição em que relato tudo o que tenho vindo a publicar.
Estes autarcas agora dependentes de salário que a política mensalmente deposita nas suas contas, sem vencimentos de recuo, muito novos para se reformarem e sem alternativas que não sejam as que a política mensalmente lhes garanta a sobrevivência, não se demitem, não levantam ondas, pois isso seria por em causa o seu pecúlio familiar.


Porque não viajam até ao Alvito ou até ao Douro e no local se inteiram das vantagens que é ter uma Valamb ao pé da casa?
Não sei se a meio tempo ou a tempo inteiro, por certo haverá tempo para in loco verificar se o que venho, vamos, publicando, tem razão de ser.
O tempo, esse antibiótico que vai curando todas as infeções, decidirá o que nos vier a acontecer.
Pela minha parte, vou com prazer, alertar tudo e todos para a política ambiental do executivo municipal.

Manuel Peralta


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "A “VALAMB” de Alvito em pleno Baixo Alentejo": 

Em 18.04.2012, lia-se no diário Público."O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou nesta quarta-feira à ministra do Ambiente uma pergunta sobre um problema de poluição industrial em Alcarraques, no concelho de Coimbra, alegadamente causado por uma fábrica de processamento de caroços de azeitona.No documento entregue nesta quarta-feira na Assembleia da República, o partido diz que aquela unidade industrial tem sido uma verdadeira “dor de cabeça” para os moradores da zona e de localidades próximas, que “são afectados pela emissão de partículas e por odores muito fortes”.


Os habitantes, sobretudo os que sofrem de doenças respiratórias crónicas, têm-se queixado de irritações das vias respiratórias e dos olhos. “A libertação de partículas para a atmosfera é perfeitamente visível quando acaba por se instalar nos campos e nas habitações, fixando-se como uma substância escura e gordurosa”, lê-se no documento." Não conhecendo em detalhe o projecto que é "oferecido" a Alcains, todo o cuidado é pouco! E analisar, o que em termos de impacto ambiental, o projecto contempla.

Zé MC - 2014.05.09 


Obrigado

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário