Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Junta, Líria e o resto




Ao mesmo tempo que colocava o texto anterior no blog, remetia para as entidades com responsabilidades na poluição idêntico texto, que narra a realidade que as entidades tendem a olvidar.




Dos Serviços Municipalizados recebi email com dois números de telefone para participar anomalias que ocorram na ribeira.
Das restantes entidades, moita, carrasco !!!




Da Junta recebi o email abaixo que, atentamente, convido a ler…
Como dizia o poeta… e, da moral desta história tirem vossas conclusões, que uma família (freguesia) não vive, só de boas intenções.
Continuarei.

Manuel Peralta



De: Junta de Freg. Alcains [mailto:junta.alcains@netvisao.pt]
Enviada: quarta-feira, 13 de Novembro de 2013 09:50
Para: 'Manuel Peralta'
Cc: geral@sm-castelobranco.pt; camara@cm-castelobranco.pt; sepna@gnr.pt; geral@arhtejo.pt; reconquista@reconquista.pt; junta.alcains@netvisao.pt; 'Cc:'; amavel.santos@aguasdocentro.pt; nuno.maricat@sm-castelobranco.pt; nuno.lourenco@sm-castelobranco.pt; oviger@hotmail.com; v.saraiva@aguasdocentro.pt; s.mexia@aguasdocentro.pt; j.magueijo@aguasdocentro.pt
Assunto: RE: Esgotos domésticos em Alcains.Poluição da ribeira da Líria.


Caro Cocidadão
Agradecemos a sua colaboração, certos de que nos anima a todos o bem estar de todos os Alcainenses.
Levaremos em conta as suas sugestões, preocupados que estamos em fazer neste mandato de 4 anos tudo aquilo que, dentro das nossas responsabilidades, sirva a totalidade da população de Alcains, que nos elegeu.
Respeitosamente.

A presidente da Freguesia
Cristina Granada



De: Manuel Peralta [mailto:manuel-r-peralta@sapo.pt]
Enviada: domingo, 10 de Novembro de 2013 16:57
Para: geral@sm-castelobranco.pt; camara@cm-castelobranco.pt; sepna@gnr.pt; geral@arhtejo.pt; reconquista@reconquista.pt; junta.alcains@netvisao.pt
Cc: joao.carvalho@sm-castelobranco.pt; amavel.santos@aguasdocentro.pt; nuno.maricat@sm-castelobranco.pt; nuno.lourenco@sm-castelobranco.pt; oviger@hotmail.com; v.saraiva@aguasdocentro.pt; s.mexia@aguasdocentro.pt; j.magueijo@aguasdocentro.pt
Assunto: Esgotos domésticos em Alcains.Poluição da ribeira da Líria.

Hoje, pelas 14 horas e 30 minutos, na pomposamente apelidada de,  “Zona de lazer de Alcains”, na tão maltratada ribeira da Líria, a situação da poluição pelos esgotos domésticos da responsabilidade dos Serviços Municipalizados da Câmara Municipal da cidade de Castelo Branco, é a que as fotos documentam.




Ao longo da ribeira, e mais propriamente frente ao miradouro com as escadas que permitiriam ouvir os pássaros a chilrear e os peixinhos a nadar, conforme o chefe da obra prometeu, a situação é também a que as fotos documentam.




Mais do que quaisquer palavras as imagens que as fotos reportam, dão conta do abandono e do crime ambiental que se perpetua em Alcains.
Passam os executivos municipais, as autoridades ambientais distraídas com a fiscalização que deveriam efetuar, por incrível desleixo e abandono, sentam-se à mesma mesa da impunidade capturadas por um deixa andar que é de estarrecer.
Num país falido e sob jugo estrangeiro, nada me admira.




Prometeram em mandato anterior, como o Reconquista publicou, que durante o 1º trimestre do corrente ano, abririam coletor ao longo da ribeira, que drenasse estes crimes ambientais para a estação de tratamento.
Estamos no fim do ano.
Às promessas pedem meças.

Por outro lado, as Águas do Centro ficaram de instalar durante o corrente ano um filtro de carvão na estação elevatória dos efluentes domésticos situada na dita Zona de Lazer.


 
Se o filtro foi instalado ou não, não sei. O que persistem, e persistiram durante todo o corrente ano, são os maus cheiros.




Os efluentes industriais da Oviger, continuam a correr  como corriam.
O Professor Carlos Cupeto da ARHTEJO, que prometeu resolver a questão juntando todas as entidades poluidoras, presumo que nesta guerra terá desaparecido em combate.


Por favor façam qualquer coisa e retirem Alcains deste martírio.
Basta de massacrar quem, pagando impostos, tem qualidade de vida ambiental ao nível da credibilidade do país.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário