Páginas

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Terra dos Cães no Reconquista

Para o leitores do jornal RECONQUISTA, decerto não passou despercebido, um excerto de uma entrevista sobre o “nosso” blogue, efetuada pelo conhecido jornalista Alcainense, Nelson Mingacho.
A foto abaixo relembra o referido texto.


Porque nem tudo o que se escreve pode e deve ser editado, os jornais têm os seus critérios e sempre um reduzidíssimo e caro espaço de publicação, dou a conhecer o teor das perguntas efetuadas e as respostas que produzi.
Ao Reconquista um muito obrigado pela  notoriedade que decidiu dar ao blogue.


Quantos anos tem o Terra dos Cães?
O Terra dos Cães iniciou em abril de 2010. Disperso já pelos 5 continentes, com leitores em 37 países.
Com cerca de 70 000 visualizações de páginas, 330 comentários de seguidores, 225 textos publicados, com uma média mensal de 2 500 visualizações por mês.
Tem 38 seguidores registados na página, e a distribuição das páginas lidas pelos leitores por países é a seguinte.
Portugal, 46 000, França, 10 000, Brasil, 6 000, Estados Unidos, 4 500, Suíça, 600, Alemanha, 550, Rússia, 450, Reino Unido, 250, Espanha, 150 e Canadá, 100. O resto distribui-se pelos 27 países restantes.


Qual o balanço destes anos de atividade do blog?
Uma agradável surpresa. Quando comecei nunca pensei que pudesse em curto espaço de tempo o blog fosse tão lido. As pessoas quer por escrito quer pessoalmente, manifestam o seu agrado. Algumas até me dizem. Ó Sr. Manel “ponha-me lá”...


Quais os temas que mais gostou de publicar?
Todos os temas têm para mim especial interesse, mas destaco que o que mais me motiva é a vida daquilo a que eu chamo o ” Alcains dos simples”. Canteiros, sapateiros, artistas, ciclistas, ou as atividades relevantes que engrandecem ou engrandeceram a nossa terra.
Por outro lado, estar atento ao que de relevante se passa à minha volta, continuar a observar Alcains pelo lado do que muito falta fazer, do lado do copo meio vazio...
Depois dar vida “à memória sem arestas” a que eu chamo de saudade, sobre os homens que não tendo vagar de ser meninos atingiram notoriedade nas suas profissões ou artes, Manuel Grilo (Automotora), Jacinta Godinho, Rui Caldeireiro, João Moleiro, João Pionto, entre muitos outros.


Quais os que tiveram mais feedback por parte dos leitores? 
O tema “Poluição da Ribeira da Líria” e a incapacidade geral dos variados serviços que superintendendo na ribeira, continuam entretidos a fazer de conta. Ministério do Ambiente, Inspeção Geral do Ambiente, Administração da Região Hidrográfica do Tejo.
Por outro lado, irão sair do lado Municipal, e vão deixar Alcains a continuar a cheirar mal...


Quais os critérios (interesses) que o levam a escolher determinados temas em detrimento de outros?
As coisas acontecem naturalmente a quem agora, como eu, tem muito tempo para gastar, estou rico neste ponto, mas nada diga ao ministro Gaspar...
Repare, em tempos de bicicleta fui dar uma volta pelo Outeiro. Encontrei a zeladora das alminhas a colocar a lamparina nas alminhas, e aí apareceu um tema.
Você sabe que circulam diariamente pelas ruas e famílias em Alcains 21 córos da Sagrada Família? E que a cada côro estão atribuídas 30 famílias, tantas quantos dias tem um mês?
A igreja descobriu há séculos o conceito de portabilidade, se o homem não vai à Igreja, vai a igreja ter com ele, e “inventou” a caixinha da Sagrada Família.
As empresas de telecomunicações só no fim do século passado evoluíram nos telefones móveis, na portabilidade...


Está a preparar algum tema especial para o Natal? 
O ano passado fiz um trabalho sobre as filhós. Preparativos, lenha no forno, arremansar, receita, amassar, tender, fintar, talhar, fritar, açucarar, e, com azeitonas retalhadas com sal grosso e um bom vinho, cantar, cantar... natal, natal, natal, natal, filhós com vinho, não fazem mal...
Juntamente com os borrachões, é dos temas mais visitados do Terra dos Cães.
Este ano o Natal é cá com a “nétada”.
Estou a ficar “maninho” de ver um acontecimento único no mundo. Uma fogueira de Natal sobre uma casa mortuária. Pode ser que esta necróloga originalidade contribua para dar notoriedade à ex-aldeia.
Junção única no mundo, de se ficar tétrico e meditabundo... Hitchcok não conseguiria fazer melhor.


Já pensou em publicar um livro (ou outro formato) com os textos escritos até ao momento?
Há quem me incentive.
Ao Zé Minhós Castilho e ao Manuel Geada pelos excelentes contributos que cada um tem dado, À Terra Deles, À Nossa,  À Dos Cães, Alcains, os meus agradecimentos.


Manuel Peralta

1 comentário:

  1. O trabalho que a Reconquista publicou, pode não ter sido completo mas tinha o essencial. O entusiasmo de quem o mantém activo e o feedback de quem o lê. E as reacções são na generalidade positivas...

    Porém a cereja no topo do bolo, seria conseguires chegar, a um artista plástico, na província de Cáceres, Comunidade Autónoma da Estremadura e que neto de um pedreiro alcainense, que um dia passou a fronteira e em Valverde del Fresno, se encantou com uma espanhola e lá constituíu família.

    O neto e isto li na Reconquista, é um artista plástico que assina os seus trabalhos por Javier Alcains, em memória do avô!...

    E pelo que já vi na Internet, tudo aquilo que a Reconquista divulgou é rigorosamente verdade. E até já terá passado por Alcains e deixado uma mensagem no Museu do Canteiro.

    Seria interessante o contacto com este "alcainense pelo coração" que provavelmente até desconhecerá que a terra do avô, é conhecida por "Terra dos Cães"...

    O avô teria inúmeros irmãos e as voltas da vida no início do século, levaram-no pelos caminhos da emigração e por lá ficou.

    Recordo-me que salvo erro no Degredo, havia uns "espanhóis" e fico a pensar se não haverá alguma ligação.

    E por hoje fica a sugestão: vê se consegues chegar a este Javier Alcains...e convida-o para este espaço.

    Zé MC - 2013.01.24

    ResponderEliminar