Páginas

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Parabéns ao Arquiteto

Pode o novo riquismo em tempo de crise iludir papalvos, pode a autocracia reinante faraonizar espaços colocando às costas dos fregueses PPP futuras, mas, se o resultado das intervenções não der origem a um ambiente urbano agradável, com edifícios, praças e largos, ruas e passeios atraentes e suportáveis no presente e futuro para a população, as intervenções nunca serão bem sucedidas.
Por considerar uma intervenção bem sucedida, que respeita a memória, que reconstrói e alinda uma degradada rua e uma travessa, a da Liberdade e a da Mateira respetivamente, intervenção esta que valoriza o urbanismo e a relação afetuosa do edificado com a urbe, não deixo dela dar nota.


A foto supra, dá conta de intervenção excelente feita por particular, a quem dou os parabéns pela valorização conseguida, e que em muito valoriza toda a envolvente e obviamente, Alcains.
Ao contrário do que fez o camartelo municipal que à volta tudo destruiu, aqui foi possível manter um equilíbrio entre o que existia e a reconstrução efetuada.
A casa que foi do Ti Manuel Aurélio manteve a fachada, e, na mesma banda, reconstruiu-se a linda casa que foi do senhor Benedito de Jesus Beirão, em Alcainês, “senhor Bondido”...
Não conheço o arquiteto que arquitetou este agradável momento de respeito pelo edificado, mas denota pessoa com sensibilidade, bom senso e arquitetura com memória.
Aqui o urbanismo municipal esteve bem, ao autorizar esta valorizada reconstrução. Parabéns.

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. "Aquilo que existia" foi um camertelo do que existia antes de existir....

    ResponderEliminar