Páginas

sábado, 20 de novembro de 2010

Jaculatórias... Orações

Pelo punho de minha mãe, tenho em caderno de uma linha, escrito desde há algum tempo, uma oração, uma jaculatória, que ela aprendeu de “cor” em criança, com a sua e minha Tia Ana Minhós, afamada doceira e cozinheira, que toda a vida morou na Rua dos Mortórios.
Denominada oralmente pela minha mãe de “Passo Téculo”, só agora decidi dar-lhe vida depois de, em conversa de passo corrido com o Sílvio Lopes Barata na ginástica, me ter esclarecido sobre a minha dúvida e em email esclarecer o seguinte:


Manel
Parece-me que é PAX TECUM."

"Pax" vem do Latim (pax, pacis): "pax" no nominativo e "pacis" no genitivo. (é assim que se descrevem as palavras em latim, ou seja, indica-se o respectivo nominativo e genitivo).
Na frase "A paz esteja contigo", a palavra paz desempenha a função de sujeito da frase, logo, em latim, "pax" deve estar no nominativo.
"Pace" é dativo e ablativo. O acusativo é "pacem". Na frase "DOMINUS, DONNA NOBIS PACEM", - "Senhor, dai-nos a paz", - a palavra "pacem" desempenha a função de complemento directo, logo, usa-se o acusativo. Isto, em regra, porque na líga de Cícero são mais as excepções que a regra.
Ainda cá tenho uma velha gramática de LATIM, que nem sei onde pára, mas, se for preciso, ainda a vou procurar....”
Sílvio Lopes Barata


PAX TECUM

Meu Deus glorioso,
Do céu e da terra foste nascido,
Entre toda a idolatria.
Peço-vos, Senhor,
Que o meu corpo não seja ferido nem morto,
Nem nas mãos da justiça envolto.
PAX TECUM, PAX TECUM, PAX TECUM…
Cristo, assim o disse aos seus discípulos,
Se os meus inimigos vierem para me prender…
Terão olhos mas não me verão,
Terão ouvidos mas não me ouvirão,
Terão boca mas não me falarão.
Com as armas de S. Jorge,
Serei armada.
Com a espada de Abraão,
Serei coberta.
Com o leite da Virgem Maria,
Serei borrifada.
Com o sangue de Jesus Cristo,
Serei baptizada.
Na arca de Noé ,
Serei arrecadada.
Com as chaves de S. Pedro,
Serei fechada…
Onde não me possam ver,
Nem ferir , nem matar.
Nem sangue do meu corpo, tirar.
Também vos peço mais, Senhor,
Por estes três cálices bentos,
Por estes três padres vestidos,
Por estas três hóstias consagradas,
Que consagras-te ao terceiro dia.
Que me dês a doce companhia,
Que deste ao Filho da Virgem Maria,
Desde as portas de Belém,
Até à casa de Jerusalém.
Deus é meu Pai,
Virgem Santa Maria, a minha Mãe.
Com as armas de S. Jorge, serei armada,
Com a espada de S. Tiago serei guardada,
Por todos os séculos, dos séculos, sem fim,
Amén.

Recolha oral e escrita, de Maria de Lurdes da Paixão.


Nota: Tenho outras preciosidades do mesmo tipo em carteira, que a seu tempo serão dadas à estampa.
Estas orações, passavam oralmente de geração em geração, e eram ditas e rezadas nas longas noites de inverno, em serões de família ou com vizinhos, enquanto se comiam umas passas e se bebia um “chá depois”, isto é de poejos.
Concursos entre primos e amigos, a ver quem decorava mais depressa e a oração dizia, era o pão nosso de cada noite e cada dia…

Manuel Peralta

1 comentário:

  1. Reconheça-se que o “homem do leme” ao entrar pelo Latim, deixa qualquer eventual comentador desarmado. Haverá excepções, com certeza! Porém a mim deixa-me desarmado. De Latim não pesco nada!
    Ainda tentei avançar pela NET procurando uma pista que me permitisse um despretencioso comentário. Esforço vão. Ainda vi um site, que me suscitou curiosidade, “ Camisia Pax Tecum Filumena camiseta de Zazzle.pt,” onde a devoção a Stª Filomena, se alia ao marketing e ao design de t-shirts, com a efígie da Santa. Mas nem assim me senti motivado para desenvolver o Pax Tecum. E eu, que quase me considero o Marcelo deste Blog, rendo-me à profundidade do tema. Portanto este comentário, é deste modo, mais propriamente, um não comentário!
    MC

    ResponderEliminar