Páginas

segunda-feira, 22 de junho de 2015

BE, ajuda Alcains

O Bloco de Esquerda (BE), partido político com representação parlamentar na Assembleia da República, decidiu desde muito cedo colocar-se do lado da verdade, isto é, ao lado dos Alcainenses na defesa da sua qualidade de vida e de um bom ambiente, contra os bagaceiros que pretendem destruir o ar que respiramos.
Na Assembleia Municipal da cidade de Castelo Branco, o deputado municipal Luis Barroso foi o primeiro a levantar a questão, elaborando uma moção em que, ponto por ponto, denunciava as mentiras da “quercusdecá“ e sugeria ao “bagaceiro mor do reino“, que suspendesse este tenebroso projeto, que mandasse elaborar um estudo de impacto ambiental, fazer um referendo local, entre outras questões que em devido tempo, já dei nota.
Neste tortuoso “ensaio sobre a cegueira municipal“, o bagaceiro mor, mandou chumbar a moção, e, quais cegos que vendo o castelo todo branco, de mãos dadas para mutuamente se ampararem, caíram com estrondo na fossa do ambiente municipal.
Mas o BE não desistiu.
No parlamento, o deputado Luis Fazenda, fez o requerimento que aqui dou a conhecer.


Por cá, o Reconquista, deu sobre o assunto, a normal nota breve, que a seguir publico.


Nas localidades onde os bagaceiros exercem esta atividade, as queixas dos habitantes são as habituais... “dia  a dia com cheiro insuportável, problemas respiratórios, irritações nos olhos, casas, viaturas, e ambiente geral coberto por resíduo oleoso, cinzas, e, até a roupa não se pode secar ao ar livre pois fica a cheirar mal“...  “os fumos, impregnados de substâncias gordurosas e carregados de partículas em suspensão, são espalhados pelo vento, quer quando sai das condutas quer quando 
carregado em camiões, poluindo o ambiente e pondo em causa a saúde pública“... “os habitantes protestam e ninguém faz nada“... “o bagaço da azeitona depois de tratado, apresenta uma cor castanha que larga um pó da mesma cor, que o vento dispersa juntamente com os fumos que continuamente saem das chaminés“... “uma neblina cinza e escura permanecerá na atmosfera que envolve Alcains, destruindo todo o ambiente, pastos, árvores, afugentando pessoas e animais”...
Ficção?
Veremos!
Concelho, cidade, freguesias, lugares, adormecidos pela cegueira municipal, acordarão... mas será então, tarde. A foto seguinte é uma imagem com a qual poderemos vir a conviver.


Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário