Páginas

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Ratoeira autárquica

Uns a meio tempo, a maioria a tempo inteiro, bastantes a senhas de presença, mas todos, mais de carro que a pé, por ali passam.
Outros, ao que por aí se diz e não são “desnegados”, em representação dos fregueses, até executivamente se sentam na câmara da cidade de Castelo Branco.
Parece que há, houve, ou terá havido, uma comissão de trânsito no âmbito da Assembleia da Freguesia de Alcains.
Na câmara da cidade, haverá eventualmente, secção, repartição, quiçá até divisão que superintenderá no trânsito citadino, de certeza, no trânsito dos fregueses, tenho dúvidas.
Entretanto e cumprindo a sua missão, a GNR, multa.
Da multa, por infração muito grave cometida, transpor um traço contínuo,  canelada de 300 euros já com os descontos incluídos, e inibição de conduzir, salvo erro, durante um mês.
Assim estamos.


Assim têm estado as vítimas do desleixo e da despreocupação municipais, do deixa andar, do cada um que se cuide, de tanta gente que por serviços vai vegetando nesta doença, mas que ao fim do mês, garantida tem a “tença”...
Em recente trabalho de sinalização horizontal bem efetuado por empresa privada nas ruas da freguesia, decidiram alterar no cruzamento da avenida 12 de novembro com a rua de Gil Vicente, frente ao prédio onde esteve a funcionar a garagem Avenida, o sentido do trânsito. E bem.
Só que, esqueceram-se da sinalização vertical. Nem qualquer sinal de proibição de virar à esquerda, o que não me admira, muito menos qualquer sinalização vertical de sentido obrigatório.
No pavimento, a medo, de soslaio espreitando, meio escondido, espreita um medroso e já farrusco traço contínuo, sob lomba, com tromba. Que, quem não conhecer, não vê.


E como se diz sem medo no degredo, pior que tromba, só uma lomba...
Incautos, idosos com hábitos, distraídos, uns por bem, outros por mal, caem como tordos na ratoeira municipal.
Imagino as dificuldades de quem vive do Rendimento Social de Inserção Municipal, mas por favor, deem-nos um sinal...

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário