Páginas

domingo, 28 de setembro de 2025

VELUDO para C. Branco - LIXA GOSSA para Alcains

Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco

A SUA LIXA GROSSA

No início deste ano, alertei-o via e-mail, com fotos, para a necessidade de se alcatroarem cerca de 60 metros de uma quelha com muito movimento.

Quelha esta que fica por detrás das instalações do posto da GNR.

Respondeu-me de imediato.

Meu caro engenheiro, VOU JÁ TRATAR DISTO. Assim o disse, MELHOR O ESCREVEU.

Muito pó no verão, imensa lama no inverno, proprietários enganados, pois já acertaram com a sua câmara a cedência de terreno para alargar a quelha, alunos, muitos, a caminho das preparatória e secundária, peões a caminho quer do Lidl quer do Continente, enfim, uma incomodidade geral, perante a sua (I)Mobilidade...


O SEU VELUDO

Sem necessidade urgente, o piso ainda estava bom, foi deitado um excelente tapete na rotunda europa.

Em viatura habituada aos pisos de Alcains, estranhei quando por ali circulei, a ausência de saltos e ressaltos. Parei a viatura, e observei a excelente alcatifa com que decidiu, para cima, premiar a sua cidade.

Alguns amigos que por aí tenho, queixam-se igualmente do abandono em muitas das ruas que habitam e estranharam o que se passou na rotunda. Há necessidades aí, mais prementes...

Não é ciúme, é sim o descontentamento de quem tanto contribui e tão mal tratado é. A minha terra, ALCAINS, merece muito mais que aquilo que por aqui fez.


Nota

Veludo para cima e lixa grossa para baixo, foi uma expressão que na minha vida profissional aprendi com aqueles colegas que, tratavam com VELUDO os seus superiores(para cima) e, LIXA GROSSA, (para baixo)os seus subordinados.

Lembrei-me de si, nesta promessa que não cumpriu.

As fotos de hoje não deixam dúvidas.

Durante a campanha, nada mais escreverei, apesar do muito que tenho para dizer e escrever.

Ao dispor e, boa sorte.

Manuel Peralta

sábado, 27 de setembro de 2025

O que fica POR FAZER, Senhora Presidenta

...apesar de prometido, quando a Senhora Presidenta da Junta, parou o seu carro na avenida 12 de novembro.

Ia eu de bicicleta, e parou para me informar que, já havia tratado junto da EDP REDES, a retirada do poste de muito alta tensão, 400 mil vóltios, do passeio para peões, frente ao Continente e que, a foto mostra. 

Passado todo este tempo, mais de meio ano, tudo ali continua como dantes...

A mobilidade municipal aqui, no seu melhor.

Idosos, pais com carros de bebés, pessoas com mobilidade reduzida em carros de rodas, em pavimento inclinado para a estrada municipal nº 18, correm elevado perigo quando a sua necessidade os obriga a transitar por ali.

Por outro e de responsabilidade MUNICIPAL como as fotos mostram, vários postes de eletricidade, estes em baixa tensão, obstruindo os passeios, uns com baixadas que já não estão em serviço, outros inclinados ameaçando queda, outros sem lâmpada, enfim um passeio para peões, repleto de inutilidades.

Este é também mais um retrato que deixa a nossa terra, menos acolhedora, e onde a propalada mobilidade e o respeito pelos peões, fica por estes lados, pelas ruas da amargura.

Como se lembram, quer a Câmara de Castelo Branco quer a Junta da Freguesia, foram por mim avisados por vários email da situação, e, há muito tempo.

Fiz vários email para a EDP REDES, alertando para os perigos ali existentes, e informaram-me "que tomaram nota da situação".

É infelizmente a empresa que temos e, as autarquias que neste mandato, tivemos..

Manuel Peralta

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

NEM UMA PINGA DE ÁGUA, SENHORA PRESIDENTA

Quando decidiram e bem, melhorar este pequeno recanto de Alcains, na principal entrada da Vila, constatei que competia em beleza, com a excelente obra com que a empresa LIDL, decidiu premiar Alcains.

Passei por ali várias vezes, nomeadamente de bicicleta, para observar toda a excelente paisagem que dali se observa, para os lados de Póvoa e Tinalhas.

Ontem ao passar por lá, decidi dar-lhe a conhecer esta sua obra. (ver fotos).

Uma tristeza.

Um desperdício.

Dinheiro mal gasto

Tudo seco.

Nem uma pinga de água, desde a plantação.

As fotos são explicativas deste seu, nosso, abandono.

Deste e-mail, dei conhecimento ao Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco.

Manuel Peralta

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

BOM TRABALHO SENHOR PRESIDENTE

 HAJA LUZ:

1. A renovação da iluminação para iuminação com lâpadas tipo LED, chegou à aveniada 12 de novembro de 1971.

Ver foto.

Parabéns!

Em contacto com equipa que procedia à substituição das lâmpadas, informaram-me que muito mais ruas iriam ser, modernamente iluminadas.

No entanto.

Como a iluminação pública está desligada quando a substituição é feita, há várias lâmpadas que foram substituídas e que não acendem.

Há um conjunto de 3 lâmpadas frente ao continente e mais três na avenida que estarão avariadas, como pode observar pela foto num total de sete, que conto.

Decerto mandará alguém da autarquia verificar estas anomalias.

2. A foto seguinte, mostra a lâmpadas, luz amarela, de vapor de sódio, da zona dita verde e, ao longo da ribeira da Líria.

Ali há vária lâmpadas fundidas, um poste ou outro a ameaçar ruina, e acendem as lâmpadas pelas 17 horas e de madrugada, muito cedo e de noite, estão apagadas.

Assim se passou todo o verão, até hoje, com iluminação de dia quando dela não se necessita.

Seria oportuno mandar retificar o relógio, para evitar jocosos comentários, dos muitos passantes pelo local.

Ao dispor.

Manuel Peralta

terça-feira, 23 de setembro de 2025

SENHORA PRESIDENTA DA JUNTA

Em 19 de setembro remeti para a Senhora Presidenta da Junta da Freguesia o email que dou a conhecer.

Da situação, dei igualmente conhecimento ao Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco.

Observe, Senhora Presidenta, a foto seguinte.

A necessidade de retirar não um mas os dois colchões que ali foram indevidamente depositados, dorme repousadamente sobre os mesmos, há muito tempo.

Estes colchões, de certa forma relatam o adormecimento autárquico com que vamos sendo premiados.

Por outro lado, observe mais esta foto da vala na avenida 12 de novembro de 1971.

Relembro que o Jorge Gouveia a quem a sua Junta elaborou um processo disciplinar e, está suspenso, desempregado, costumava ser ele a Cortar, Juntar, Limpar esta vala.

A maioria das vezes, de sua iniciativa.

Agora passam de viatura autárquica ao lado e, ninguém vê.

Por outro lado, ele tinha o cuidado de limpar os sumidores da avenida 12 de novembro de 1971, que hoje estão até ao pescoço, repletos de folhas secas de plátanos.

Em fim de mandato ao que por aqui consta, ainda está a tempo de fazer algo.

Estamos sempre a tempo de melhorar a nossa vila.

Mais dia menos dia, vai chover e,...

Ao dispor.

Manuel Peralta


Nota

Já vi colaboradores da junta, no local, a olhar para os colchões. Saíram no entanto de mãos a abanar.

Ainda lá continuam, hoje, terça, 23 de setembro.

Pessoa conhecedora da equipa autárquica, disse-me que temos um Coordenador Municipal, quem diria !!!

domingo, 21 de setembro de 2025

POR FAVOR, SENHOR PRESIDENTE

Perante as informações que me chegavam dos proprietários confinantes com a ribeira, isto é, que a limpeza da ribeira naquela zona, não estaria a ser feita como na parte pública, remeti a tempo, em 18 de setembro, ainda com as máquinas ao serviço, este e-mail.

Não pode deixar que, para lá do coletor em que, ao longo de 50 anos o matadouro poluiu a ribeira, que o trabalho excelente que a empresa está a fazer, fique como a foto seguinte mostra.

Isto foi o que sempre os seus antecessores fizeram e, muito mal... mesmo muito mal.

Os proprietários confinantes manifestaram-me a sua apreensão com o trabalho e, aguardam que a limpeza seja igual à que estão a fazer na área da zona dita verde.

Relembro que a ribeira está, ficará assoreada, se ali, não limpar convenientemente.

Por favor não defraude as expetativas que com esta excelente limpeza criou, há muita gente, mesmo muita gente à espera!!!

Será que as autoridades ambientais não terão uma palavra a dizer? Do ponto de vista ambiental, não ficará o mundo melhor se limpar toda a porcaria que assoreia a ribeira? Por favor, desperte  a sua lucidez e, contribua para um ambiente limpo e, ajude os proprietários confinantes com a ribeira, a poder usufruir dos parcos proveitos da sua agricultura familiar.

Sugiro que volte a observar a foto, será que quer deixar a limpeza assim?

Este foi o tipo de limpeza que os seus antecessores fizeram. Quer imitá-los?

Mande limpar como deve ser, "VERÁ QUE VAI VALER A PENA".

Ao dispor.

Manuel Peralta

sábado, 20 de setembro de 2025

SENHOR PRESIDENTE, veja o que foram obras...

Em 18 de setembro enviei ao Sr. Presidente, este email.

Com o excelente trabalho de limpeza da Líria que sob o seu patrocínio, e a excelente empresa, Norberto e Duarte estão a fazer, ficou a descoberto em plena zona dita verde, o "ESPELHO DE ÁGUA DOS SEUS ANTECESSORES".

Veja por favor a foto seguinte.

Chegou a ter dois repuxos, que repuxavam, não água limpa, mas sim, esgoto.

Uma delícia de esgotos fétidos para os passeantes no local.

Na cara brochura que testemunhava tal evento, papel "couché ", prometiam passarinhos a chilrear, com o rabinho a dar a dar e, peixinhos, mesmo, muitos peixinhos  a nadar.

A tríade, Sócrates/Morão/Correia enterraram ali várias centenas de milhares de euros, isto nos tempos em que " A OBRA VALIA MAIS QUE AS PROMESSAS".

O resultado é este.

Tanto dinheiro mal gasto.

Esta tríade foi também a "TRÍADE DO BAGAÇO", bagaceiros estes que, estafaram mais 60 mil euros na compra de um terreno ao cabeço do carvão, no limite de Alcains, na EN 18, terreno este abandonado e que nem a autarquia limpa...

Ver fotos seguintes do local.

A sua lucidez enterrou de vez e, BEM, este malfadado e abagaçado projeto, projetado,  para os amigos do seu clube... Valamb...

Com mais de mil assinaturas de Alcainenses contra o bagaço e contra a destruição do ambiente na Vila, foi possível com a SUA oposição ao bagaço, termos no concelho, uma ZONA LIVRE DE BAGACEIROS"

Este é o caminho, continue nele, não desvie a rota.

Manuel Peralta

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

PARABÉNS SENHOR PRESIDENTE

Bom dia

Uma empresa que "sabe da poda", NORBERTO & DUATE, com equipamento adequado, (máquinas), com colaboradores diligentes, arrancou esta manhã, com a limpeza da Ribeira da Líria.

Pelo que observo, desta vez, não se trata de dinheiro mal gasto e, assim, os meus impostos têm utilidade.

Felicito-o por tal.

Notas.

1. Nao se esqueça de, aproveitando esta preciosa oportunidade, de prosseguir com a limpeza para lá do ex coletor da Oviger, agora já sem poluir.

É nessa zona que estão as propriedades e onde na ribeira, ao longo de meio século, se depositaram todos os efluentes industriais do matadouro, Consal, IROMA, e Oviger.

São 50 anos de deposição de efluentes contaminantes, e, por conseguinte, a água dos poços dos proprietários confinantes nesta zona, deita um cheiro nauseabundo, que nestes 50 anos, não a puderam utilizar.

Renovo este meu pedido.

2. Se estivesse no seu lugar, tentaria junto da Oviger, que custeasse parte das despesas ora efetuadas, com a poluição de que foi nestes 50 anos, responsável. Mas isso...

3. Podem ter cá estado, mas ainda não vi por ali, nenhum colaborador municipal, câmara, junta.

Ao dispor.

Manuel Peralta

domingo, 7 de setembro de 2025

LIMPEZA ANUAL DA LÍRIA

Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco.

Senhora Presidenta da Junta da Freguesia de Alcains.

1. No documento que o SEPNA/GNR abaixo dou a conhecer, ali se refere que "o Gabinete Técnico Florestal de Castelo Branco, informou o SEPNA/GNR, que estava agendada a LIMPEZA DA RIBEIRA DA LÍRIA, para os fins do verão, quando o caudal da ribeira fosse menor"... sic.

2. A situação hoje na ribeira é a que a foto seguinte mostra.

3. Os fogos anormais este ano, inclusive no concelho, foram o que foram e, nada nos diz que as chuvadas que decerto virão, não serão igualmente

anormais.

4. Decerto que face aos factos que refiro, não deixará de PREVENIR que males maiores futuros, podem acontecer. Fica o aviso para memória futura.

5. O excelente serviço que, Câmara/Smascb/Oviger fizeram com a despoluição da ribeira da Líria, só ficará completo se a prometida limpeza da ribeira, ao Sepna/GNR, pelo Gabinete Técnico Florestal de CBranco, se fizer bem feita em

toda a sua extensão.

Como sou conhecedor da situação, refiro que, foram mais de 50 anos de poluição e, o leito da ribeira está poluído com elevadas massas de poluição do matadouro e efluentes domésticos que se torna imperioso LIMPAR.

Limpar como limparam o ano passado, é melhor não repetir o erro de gastar dinheiro mal gasto.


Confio entretanto na racionalidade da decisão.

Aguardo pela limpeza.

Ao dispor.

Manuel Peralta

sábado, 6 de setembro de 2025

TANTA GENTE e MUITA ÁGUA PERDIDA

Os SMASCBranco, responderam à questão da erva seca na rotunda frente ao Continente e à perda de água respetiva que, em vez de regar a relva, inunda o alcatrão.

Encaminhei hoje, 5 de setembro, para a Senhora Presidenta da Junta, o email dos SMASCB que dou a conhecer.

Do facto, dei igualmente conhecimento ao Senhor Presidente da Câmara de Castelo Branco.

Bom dia Senhora Presidenta da Junta da Freguesia de Alcains.

Dou nota, para o que entenda fazer, da resposta dos SMASCBranco, relativa à seca da erva da rotunda da avenida 12 de novembro de 1971, frente ao Continente.

Pela água que se perde e, mesmo em fim de mandato ao que consta, seria bom mandar resolver este desperdício.

Se não resolver, mande fechar a torneira, sempre se poupa a água.

Ao dispor.

Manuel Peralta

De: SMASCB

Enviada: 4 de setembro de 2025 11:29

Para: 'Manuel Peralta'

Assunto: RE: Tanta gente, e...

Exmo. Sr. Manuel Peralta,

Incumbe-me a Sra. Administradora destes Serviços Municipalizados, Engª. Sónia Mexia de informar V. Exa. que a gestão do sistema de rega não é da responsabilidade desta Entidade, mas sim da Junta de freguesia de Alcains.

Com os melhores cumprimentos,

Secretariado

Sem esperança de que algo se faça, não deixarei de insistir.

Manuel Peralta