Páginas

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Aviso a todas as Quercus do país

Dou agora nota de email que remeti a todas as quercus do país, sobre o que se está a passar com a bagaçada municipal.
Por favor, leiam.

Manuel Peralta

De: Manuel Peralta
Enviada: quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2015 21:03
Para: 'aveiro@quercus.pt'; 'bejaevora@quercus.pt'; 'algarve@quercus.pt'; 'braga@quercus.pt'; 'braganca@quercus.pt'; 'Castelobranco'; 'Núcleo Regional de Coimbra da Quercus'; 'guarda@quercus.pt'; 'lisboa@quercus.pt'; 'litoralalentejano@quercus.pt'; 'portalegre@quercus.pt'; 'porto@quercus.pt'; 'ribatejoestremadura@quercus.pt'; 'setubal@quercus.pt'; 'vianadocastelo@quercus.pt'; 'vilarealviseu@quercus.pt'
Assunto: Instalação em Alcains, Castelo Branco, de projeto de destruição ambiental, com bagaço de azeitona


O novo ninho da Quercus de Castelo Branco

Pelo presente email dou conhecimento a todas as quercus do país, do que se passa em Castelo Branco, relativamente à instalação em Alcains, de uma atividade de transformação de bagaço de azeitona, cujos promotores são o Dr. Luis Correia, autarca local e a empresa Valamb Lda, com sede no fundão.
Solicito o favor de abrir os documentos 16 e 18, onde se identifica um parecer da quercus de cá, sobre a bagaçada municipal.
O parecer da quercus está repleto de imprecisões e omissões, que passo a enumerar.
1. Omite que no local se torna necessário arrancar cerca de 7 hectares de pinhos mansos, com cerca de 20 anos de idade.
2. Omite que no local se torna necessário arrancar sobreiros de elevado porte, bicentenários.
3. Omite que no local existe o maior parque de cegonhas do concelho, que confina com o local da bagaçada municipal
4. Omite que no local, está instalado o maior produtor de queijo de Alcains, Zé do cabeço do carvão, cujos pastos serão irremediavelmente afetados.


5. Mente quanto às distâncias a que se encontram a vivendas, algumas com piscina, ali existentes.
6. Omite a distância relativa à escola secundária de Alcains e ao mais populoso bairro, na quinta da pedreira.
Este parecer que acompanhou o projeto que está em análise na CCDRCentro, em Coimbra, teve como prémio da autarquia um ninho…solicito a abertura do documento 001.
Tudo o que aqui refiro pode ser aferido no local e confrontado com o parecer da quercus de cá.
Tirem por favor as vossas conclusões.


O que peço a todos é que nos ajudem a impedir que tal “tsunami ambiental” se concretize.
As quercus de Coimbra, (Condeixa e Luso), de Beja (Fortes e Ferreira do Alentejo), Mirandela (Cachão), conhecem bem os problemas que esta atividade destruidora do ambiente provoca nos locais onde labora.
Se puderem testemunhar junto da CCDRCentro os malefícios que esta perniciosa atividade provoca, ficaria muito grato.
É que por cá, agora, a vossa colega não sai do ninho municipal…a propósito de ninhos, abram o documento 042 e vejam o ninho esquecido.
Melhores cumprimentos


Manuel Peralta

Para maior conhecimento desta poluente atividade, por favor, clique aqui.
If you desire to know this environement crime, please watch this video.

2 comentários:

  1. Porque nunca entendi muito bem o papel da Quercus, além de funcionar como forma de pressão sobre alguns atropelos em termos de ambiente efectuados por alguns organismos autárquicos e não só, fui à Wikipédia, ver como surge e tentar entender como se enquadra. É considerada uma ONG - organismo não governamental - criada por um grupo de cidadãos em Out. 1985, em Braga. Identifica-se como organismo independente, apartidário e sem fins lucrativos...É seu objectivo, "(...) a Conservação da Natureza e dos recursos naturais e a Defesa do Ambiente em geral, numa perspectiva de desenvolvimento sustentado. A Associação designa-se Quercus, por serem os Carvalhos, as Azinheiras e os Sobreiros (cuja designação comum em latim é: Quercus) as árvores características dos ecossistemas florestais mais evoluídos que cobriam o país e de que restam, actualmente, apenas relíquias muito degradadas. Desde a sua fundação a associação defende a protecção da natureza e do ambiente. É uma organização descentralizada com núcleos regionais em todo o país, incluindo as regiões autónomas dos Açores e da Madeira." A informação é omissa, e fico na dúvida se funciona como estrutura totalmente horizontal, ou se existe um núcleo centralizador que analisa os seus pareceres e intervenções. Por isso, em minha opinião o "homem deste leme" andou bem em alertar todas as Quercus sobre o que aqui se está a passar e o que se adivinha. A partir daqui, nenhuma das suas estruturas regionais poderá alegar ignorância.Só falta avisar mesmo o responsável do televisivo diário "Minuto Verde" para ir editar o mesmo junto da famosa instalação alentejana. É o que se me apraz escrever neste momento. E fico à espera dos próximos capítulos. Sim, que isto é novela para durar!...

    MC

    ResponderEliminar
  2. PERALTA
    FUTURO PROCESSO EM TRIBUNAL

    ResponderEliminar