Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

CRIME AMBIENTAL

Ribeira da Líria

...terminar com esse foco de infecção que nos envenena e envergonha, situado mesmo no coração da povoação...

Assim se referia em 1 de Novembro de 1925 o Comité Popular de Fomento Local na página 5 do documento que foi digitalizado e, na íntegra publicado no Terra dos Cães, ao maior problema de Alcains.
Passados 86 anos, repito, 86 anos a situação está muito longe de estar resolvida e em alguns aspectos até se agravou.

Exagero de Peralta?

A documentação que se segue, é apenas uma pequena parte da luta que venho travando, para resolver um problema que em Alcains se arrasta há quase um século...

ENTIDADES...
MAOT, IGAOT, ARHT, SEPNA/GNR, DRAPLVT, ERSAT, OVIGER, SMASCB, AGUASCENTRO, CMCB, GCCB, JFALCN...
...que envolvi na situação, em email que se segue.


Exmº Senhores

Todos os anos, quando a água das chuvas deixa de correr na Ribeira da Líria em Alcains, fica a descoberto um atentado ambiental e de saúde pública.


Por vezes, também chegam a correr na Ribeira, efluentes domésticos não tratados da responsabilidade dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, situação que entretanto e paulatinamente vem melhorando, mas longe de estar definitivamente resolvida.
O caso mais grave, diz respeito aos efluentes industriais não tratados, que o Matadouro da OVIGER, lança na referida ribeira e que as fotos documentam.


Presumo que terão no matadouro uma estação de tratamento dos seus efluentes... só que a mesma, não terá capacidade para tratar tal volume de efluentes sendo os mesmos depositados na Ribeira da Líria.
Para o facto estão licenciados... mas, será possível que Direcção, departamento ou secção tenham licenciado tamanha enormidade?


No documento em anexo, que convido a abrir, o SEPNA da GNR, que tem feito um excelente trabalho, informa que a licença do Matadouro caduca em 14 de Janeiro de 2012.
Peço, repito, peço a todas as ENTIDADES envolvidas que não seja concedida licença ao Matadouro, sem que este faça o investimento necessário na sua estação de tratamento, dos seus efluentes industriais, de modo o crime ambiental deixe de existir e a saúde pública seja preservada...estamos em Fevereiro de 2011.
Nada me move contra o Matadouro, antes pelo contrário, mas presumo que também se sintam vexados pelos prejuízos que causam em Alcains, nomeadamente aos muitos proprietários confinantes com a ribeira.


Tenho igualmente uma promessa escrita do Adm. das Águas do Centro, que estão atentos à situação da sua estação elevatória de Esgotos domésticos, e que estão a estudar uma situação que resolva de vez algumas situações anómalas que têm ocorrido.
A mudança organizacional ocorrida, não permite em tempo útil a recolha de efluentes de modo que, em tempo útil, as análises sejam efectuadas... conviria que esta situação fosse alterada... quem conhece a situação, sabe do que falo...
Resumindo, vejam por favor a foto abaixo.


Tirada hoje, eu luto por este ambiente.
Fico a aguardar que este documento, seja encarado com o respeito que a situação merece.

Melhores cumprimentos.

Manuel Peralta
6005-001 ALCAINS

Ministério do Ambiente e da Administração do Território, Inspecção geral do Ambiente e Administração do Território, Administração da Região Hidráulica do Tejo, Serviços de Protecção da Natureza da Guarda Nacional Republicana, Direcção Regional de Agricultura e Pescas da Região de Lisboa e Vale do Tejo, Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento só de Castelo Branco, Águas do Centro, Câmara Municipal de Castelo Branco, Governo Civil de Castelo Branco e Junta da Freguesia de Alcains.


De todas estas entidades tem o SEPNA/GNR, mostrado trabalho e se mais não faz é porque a actual falta de meios e as dificuldades que lhe foram criadas com recente reestruturação de serviços, não lhe permitem recolher, em tempo útil, material para análises que comprovem o atentado ambiental.
Entretanto face à participação feita, a Inspecção Geral do Ambiente e Administração do Território decidiu pedir relatórios às entidades que se seguem.

SEPNA/GNR


ARHTejo.


SEPNA/GNR


DRAP/LVTejo


Do lado das autarquias e autarcas, nada, do Governo Civil de Castelo Branco, nada de nada.
Paulatinamente vou fazendo este caminho, caminhando...

Manuel Peralta

2 comentários:

  1. A Ribeira da Líria...uma vez mais...

    E as entidades que deveriam superintender a questão ambiental, excepto a GNR, uma vez mais, aos costumes dizem nada !

    Verificar que existe uma autorização que suporta o funcionamento da suposta infractora, é convenhamos o mínimo que seria exigido, o mais fácil e isso foi cumprido! E que a essa autorização não estejam associadas cláusulas e parâmetros que é necessário respeitar, custa a crer! Terá com certeza !

    E não vejo que seja difícil com os estabelecimentos de Ensino Superior que existem em Castelo Branco, que a autarquia alcainense, tente junto da Autarquia concelhia, e numa medida de proactividade, verificar de uma vez por todas, se existem ou não problemas!
    Existem com certeza todos os meios, Laboratórios e Técnicos, para fazerem essas análises e a interpretação dos seus resultados.

    Porém é um problema em que os intervenientes terão que estar todos de boa fé!

    Quase me atrevo a sugerir a formação de um grupo de trabalho, envolvendo queixosos, a autarquia alcainense e os técnicos, para tirar de vez da agenda dos responsáveis autárquicos de Alcains, um problema que só os pode incomodar ! E preocupar, com toda a certeza!

    É para a resolução ou contribuirem para a solução deste e doutros problemas, que foram eleitos! O mandato que os eleitores alcainenses lhes conferiram, é como uma moeda com duas faces! E numa das faces, está a obrigatoriedade do seu empenhamento.

    Não concebo a assunção do poder autárquico – remunerado – de uma outra forma.

    Vale o que vale. É a minha opinião!

    MC

    ResponderEliminar
  2. É uma VERGONHA!! mas das Grandes.. Em que século estamos?
    Mas sabem porque é que isto acontece e pelos vistos vai continuar …. ?
    Porque ninguém faz nada diz-se “ não vale a pena fazer nada fica tudo na mesma, vou-me chatear para quê ”, é o pensamento da população de Alcains ?
    Só quem passa por elas é que sabe e eu pelos vistos estou a começar agora, mas do que depender de mim….
    Ficamos por aqui porque podemos passar do racional para o estúpido e dizer aquilo que politicamente não é correcto, alguém tem de ser responsabilizado por este mau cheiro, lá isso vai… custe o que custar
    O Vizinho

    ResponderEliminar