Páginas

quarta-feira, 24 de abril de 2024

A LÍRIA A UM PASSO DA DESPOLUIÇÃO

Foi no dia 22 de abril de 2024, pelas 17h30min, que se realizou junto à estação elevatória dos esgotos de Alcains, a cerimónia de ASSINATURA DO PROTOCOLO, relativo aos trabalhos de drenagem dos efluentes industriais do matadouro da OVIGER, par a Estação Elevatória dos Esgotos domésticos de Alcains, estação elevatória esta propriedade das ÁGUAS de LISBOA e VALE do TEJO, participada do GRUPO ÁGUAS de PORTUGAL.


Estiveram presentes as seguintes autoridades:

  • Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco
  • Presidente do Conselho de Administração da empresa FORTUNA, detentora do matadouro OVIGER
  • Diretora Geral dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco
  • Presidente da Junta da Freguesia de Alcains
  • Manuel da Paixão Riscado Peralta
  • Vários órgãos de comunicação social


Usaram da palavra antes da assinatura do protocolo.

  1. Presidente da Câmara, que referiu a satisfação pela resolução deste problema ambiental que iria melhorar a qualidade de vida dos proprietários confinantes com a ribeira e, disfrutar em pleno da água limpa que por ali correrá.
  2. Presidente do Conselho de Administração da Fortuna, que referiu a aposta que a empresa tem com o ambiente, a qualidade de vida das populações onde a empresa opera, referindo entretanto que, quando comprou a Oviger, só posteriormente se apercebeu da situação ambiental, que entretanto tentam resolver, investindo em novos equipamentos da sua estação ETAR Industrial.
  3. A diretora dos SMASCBranco, entidade que vai executar a obra, referiu que vão ser investidos cerca de 50 mil euros, em obra partilhada pelos SMASCBranco e a Fortuna, indicou o local onde será instalado o coletor de ligação à Estação Elevatória e, o mais importante , que as obras se iniciarão em Maio e estarão concluídas em Junho de 2024.
  4. A Presidente da Junta referiu a satisfação pela execução desta obra que irá melhorar a qualidade ambiental da vida da ribeira e com isso, Alcains fica mais limpo.
  5. Por fim, Manuel Peralta agradeceu às entidades envolvidas o fim de uma poluição com mais de 50 anos, agradeceu ao Senhor Presidente da Câmara que não é um Presidente BAGACEIRO, ao contrário dos antecedentes no cargo, e pediu desculpa por um ou outro email mais contundente no alerta para a situação que, agora, parece que vai ficar resolvida. Referiu ainda que esta é, em seu entender, a melhor forma de celebrar o 25 de abril, fazendo obra que os portugueses reconheçam.


Procedeu-se em seguida à assinatura do protocolo, pela Câmara Municipal, Fortuna e SMASCBranco.



Estiveram presentes vários Alcainenses que fizeram várias perguntas e de seguida os jornalistas  entrevistaram as entidades envolvidas.



Sem comentários:

Enviar um comentário