Páginas

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Ribeira da Líria – RISCO de CHEIAS

Em 4 de setembro de 2023, alertava via email que abaixo reproduzo, para o eventual risco de cheias face à ausência de limpeza da Líria.

A Proteção Civil respondeu, informando que a APA e a CMCBranco procederiam à limpeza da ribeira.


De: Comando Sub-regional Beira Baixa 

Enviada: 16 de setembro de 2023 13:28 

Cc: Bombeiros 0504 - CDT - Tiago Neto; Sergio Martins Mendes; APA - Castelo Branco - Susana Fernandes - OF Lig 01; geral@jf-alcains.pt; freguesiaalcains@gmail.com; CAMARA Castelo Branco - COM - 01_Amandio Nunes; CAMARA Castelo Branco - COM - 02_ Amandio Nunes

Exmo. Sr. Manuel Peralta

O assunto em epígrafe merece a nossa melhor atenção desde o dia 4 de setembro. Ao abrigo da legislação atual a limpeza e desobstrução de linhas de água é uma competência das Câmaras Municipais sob a orientação da Agência Portuguesa do Ambiente, tendo a Câmara Municipal de Castelo Branco sido notificada pela Inspeção-Geral da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território (IGAMAOT) sobre este assunto no dia 8 do corrente mês.

Fomos informados esta semana pelo Serviço Municipal de Proteção Civil da Câmara Municipal de Castelo Branco, na pessoa do seu coordenador que coloco em Cc, que a ação de limpeza e desobstrução da linha de água da “ribeira da Líria” terá início na próxima semana, e que as entidades municipais com responsabilidade na matéria já efetuaram uma visita ao local com a empresa prestadora do serviço.

Cordialmente,

Comando Sub-regional de Emergêrcia e Proteção Civil da Beira Baixa


Bom dia

Solicito à Proteção Civil, que faça o necessário para que a limpeza da ribeira da Líria se efetue sem demoras.

O estado meteorológico do País assim o aconselha, e só assim, limpando a ribeira, se evitarão inundações.

Doutro modo, não limpando, ficamos desprotegidos civilmente.

Aguardo por resposta, sobre que diligências foram efetuadas pela instituição que de nome, nos deve , repito, DEVE PROTEGER.

Ao dispor

De: Manuel Peralta

Enviada: 4 de setembro de 2023 11:37

Para: 'geral@apambiente.pt'; 'sepna@gnr.pt' 


..."devem as entidades responsáveis, proceder à desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, retirar os inertes e outros objetos, que possam ser arrastados, ou criar obstáculos ao livre escoamento das águas, prevenindo assim a ocorrência de cheias potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras...".


Em face do que a Proteção Civil postula, prevenindo, pergunto à Agência Geral do Ambiente, ao SEPNA da GNR e ao IGAMAOT, se já intimaram a Câmara de Castelo Branco e a Junta da Freguesia de Alcains, a limpar o leito da ribeira da Líria, para que corte e limpe os inertes das tabuas, que já ultrapassam em altura os muros da ribeira, mais de 3 metros, como a FOTO em anexado demonstra.

Ou trata-se apenas de palavras, palavras, palavras, a que nem as entidades responsáveis, CÂMARA, JUNTA, APA, GNR, IGAMAOT, dão crédito?

Com a curiosidade de cidadão atento, aguardo por resposta.


Melhores cumprimentos e ao dispor

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário