Páginas

quarta-feira, 1 de dezembro de 2021

Pedido de corte e nova plantação de árvores

As quatro fotos que dou a conhecer à Junta da Freguesia, dizem respeito à minha propriedade e à da minha vizinha, D.ª Rosa Mendonça, emigrada em frança, mas que passa aqui na sua casa, parte substancial do seu tempo. Eu, como sabem, tenho aqui a minha residência.

Todos os anos temos vindo a alertar a junta para a necessidade de podar ou cortar as árvores que nas fotos dou a conhecer. Todos os anos este trabalho.

As referidas árvores, pelo seu elevado porte  e enorme ramagem, como podem constatar, infestam os nossos quintais com a folhagem obrigando-nos a limpar enquanto não caem todas.



Por outro lado, criam umas bagas em elevado número, pois provêm de um inflorescência, bagas estas que, quando secam, não partem e, quando inadvertidamente são pisadas rolam debaixo dos sapatos, quais esferas de rolamentos, originando a queda de quem as pisa.

Foi precisamente isso que aconteceu à minha vizinha Dª.Rosa em Maio deste ano, que numa queda assim originada, teve de ir para o hospital, tendo rachado a rótula do joelho, o que a obrigou a andar de muletas durante 2 meses.

O elevado porte das árvores aliado à proximidade em que estão dos nossos muros, infiltram as suas raízes pelos nossos quintais, procurando matar a sede, e destruindo a pequena agricultura que por aqui fazemos.



Sou contra qualquer corte de árvores injustificado e, quando se arranca uma árvore, deve-se plantar outra.

Como por aqui, na zona verde, que agora, hoje, qual milagre está a ser bem limpa, há bastante espaço, venho, vimos sugerir o seguinte.



1. Que este ano se podem urgentemente em poda severa as árvores que refiro, evitando mais um ano de limpeza para o nosso lado, nomeadamente cortando cerce os ramos, as pernadas, que nos afetam.

2. Como há por aqui muito espaço, que se plantem este inverno novas árvores, para crescerem e substituírem estas, que peço que se arranquem.

3. Qundo as novas árvores estiverem pegadas e a crescer, então que se arranquem estas árvores que as fotos documentam.



Parece-me ser uma proposta exequível assim haja vontade por parte da autarquia.

Ao dispor, e aguardando por resposta.

Melhores cumprimentos

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário