Páginas

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

AUXILIAR DA MEMÓRIA BAGAÇAL

Ainda não é do conhecimento público, mas, o Dr. Luis Correia informou em reunião recente da Câmara que o projeto dos seus amigos da Valamb Lda. já foi aprovado.
O Dr. Luis Correia apoiou este projeto.
O projeto, instalação de uma “UNIDADE DE DESTRUIÇÃO AMBIENTO/BAGAÇAL” no Cabeço do Carvão em Alcains, teve aprovação da autarca de Alcains e do Dr. Luis Correia, autarca que preside a Castelo Branco.
O que vai acontecer em Alcains é o que a foto seguinte mostra.


Quando o assunto da “BAGAÇADA MUNICIPAL” foi abordado na Assembleia Municipal as votações dos partidos foram as seguintes.

A Favor da bagaçada, o PS, Partido Socialista.
A Favor da bagaçada, todos os presidentes de junta do Concelho.
Contra a bagaçada, o  BE, Bloco de Esquerda e o CDS, Centro Democrático e Social.
Abstiveram-se o PSD, Partido Social Democrata e o PCP, Partido Comunista Português, dignos de Pilatos.

Alcains, onde não há um único lagar, vai ficar assim, ver foto.


Avivando a memória com este “AUXILIAR DE DECISÃO“ , dou conhecimento deste triste facto que irá destruir irremediavelmente o ambiente em Alcains.

Manuel Peralta

2 comentários:

  1. Estou em concordância total com estas considerações. Na verdade, para mim, também o principal responsável, no uso das suas funções de Presidente de Câmara é o Sr. Luis Correia, ao aceitar e incentivar uma pareceria com a Valamb, que se traduz na perigosa instalação da Fábrica do Bagaço pertíssimo de Alcains. Na última Assembleia de Freguesia, no passado dia 24/09, voltei a este assunto e sugeri ao Presidente da Assembleia ( Sr. Jorge Micaelo ) e Presidente da Junta ( Srª Cristina Granada ) que se promovesse um referendo local sobre esta situação. Também numa missiva privada para o gabinete do Presidente da Câmara, chamei à atenção para o grave erro que está a cometer e que lhe serão imputadas responsabilidades futuras pela degradação ambiental e imobiliária que a fábrica vai trazer a Alcains e a Castelo Branco.
    Francisco Rafael

    ResponderEliminar
  2. Ele há coincidências!...Quase em simultâneo com o post. de MP que percepciona, que a luta em que se mobilizaram gentes de Alcains é uma luta perdida, o semanário Reconquista, reportava algo que tem a ver e muito com a actividade da matéria prima em causa, e dos fortes "engulhos" que tem gerado em Vila Velha de Rodão. Passo a citar," Câmara aperta o cerco à Centroliva" e desenvolve que uma inspecção composta por técnicos da CCDR do Centro, APA, e ASAE, e presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, deslocou-se à empresa citada e palavras de Luís Pereira," é bom que a empresa perceba que este foi o dia D nas questões relacionadas com as suas práticas ambientais e que nenhuma das entidades está disponível para continuar a pactuar com esses incumprimentos". E refere o mesmo responsável autárquico, que o desenvolvimento " tem de ser feito com empresas mas não pode hipotecar a qualidade de vida dos cidadãos". No mesmo semanário vinha também relatada uma acção conjunta de gentes dos dois lados da fronteira, preocupadas com as questões do Ambiente, em torno do caudal do Rio Tejo. Isto é: o Ambiente está na agenda de gentes e entidades responsáveis. A pouco mais de 30 km, nada se passa, nem passará - gente de fé - e que avance a Secagem de Bagaços de azeitona. Razões: até o "bluff" da criação de emprego, já aqui foi desmontado. Só espero que as entidades, que por convicção ou omissão apoiaram o projecto, tenham o bom senso de se precaver com dados ambientais, que permitam uma análise do antes e do depois, para se medirem os reais impactos ambientais.
    É o mínimo que se exige!...

    Zé MC

    ResponderEliminar