Páginas

domingo, 5 de julho de 2015

Bagaçada municipal. Resumo da visita de Luis Fazenda (BE)

Cumpriu-se o que se havia prometido.
1. O deputado do BE, Luis Fazenda, foi recebido em Castelo Branco pelo promotor da bagaçada municipal. 
2. Sob o patrocínio da Triplo A, Associação Ambiental de Alcains, realizou-se a sessão anunciada.

Do resultado da reunião em Castelo Branco com o promotor já referido, o Reconquista deu nota pública das declarações de Luis Fazenda.
Convido a ler a referida local que abaixo edito.


Pelas 21 horas, realizou-se a sessão na Junta da Freguesia, junta que deu o “ SIM “ à instalação da bagaçada.
A mesa da sessão foi assim constituída, ver foto.


Da esquerda para a direita.
Paulo Leitão da Triplo A - Manuel Peralta da Triplo A/terra dos cães - Luis Fazenda do BE - Luis Barroso, deputado municipal do BE.

Com bastante público interessado no debate, Luis Fazenda foi dando nota da sua preocupação em acautelar o “princípio da precaução “, de modo a que, antes da avalambada bagaçada ser consumada, sejam dadas garantias no âmbito do projeto, de que os interesses das pessoas são devidamente acautelados, nomeadamente o direito a ter um bom ar para respirar, direito a não verem as suas propriedades e ambiente envolvente conspurcado pela bagaçada, como acontece nas localidades onde estas atividades estão em laboração.
Qual pilatos, o autarca, tem referido que apenas deu o terreno e que, tudo o resto, é da responsabilidade de quem autoriza…
Pergunto?
Se a sua, dele, bagaçada se consumar e se os maus cheiros invadirem o concelho e a adormecida cidade de Castelo Branco, a quem imputar responsabilidades?
Quem deu o local para o crime se consumar, não será conivente com o mesmo avalambado crime?
O “autarcadelá” terá dito que a hipotética avalambada instalação nada tem a ver com a de Ferreira do Alentejo.
A “autarcadecá” mandou uma delegação a Ferreira do Alentejo para conhecerem o que se prevê instalar por cá…
Em que ficamos...?


Manuel Peralta fez um exaustivo ponto de situação sobre todas as diligências efetuadas, as instituições contatadas, as respostas havidas.
Seguiu-se um período de perguntas e respostas a que a mesa foi respondendo, sendo notória por parte de todos, a grande preocupação, com esta inusitada decisão dos autarcas do poder atual.
Encerrou a sessão Luis Fazenda que prometeu tudo fazer, agora com redobrado interesse pelo exato conhecimento da situação, insistir junto do ministério respetivo, para que os interesses das populações sejam devidamente acautelados… digo eu, que os reais interesses do Alcaineneses não soçobrem perante os amigos do costume.
Resta-nos agora, sempre atentos, manter vigilância apertada sobre os bagaceiros.

Manuel Peralta


Nota. Vários amigo(a)s que me seguem, têm insistido comigo para voltar a escrever, sobre as “outras coisas “ de Alcains, e que, vá intervalando com o bagaço.
Têm, terão razão.
Mas, prometi a mim mesmo lutar, responder, dar fogo no “IN”, ir a tudo e a todos, divulgar, escrever, denunciar, insistir, nunca desistir, dizer, falar, ralhar, não dormir, ouvir, para que a coberto da noite os bagaceiros não viessem conspurcar a minha terra sem resistência… “eles defendem-se como cães”, tenho ouvido dizer quando outros nos tentaram invadir e terá a partir daí nascido Alcains…
Fiz com prazer o meu quarto de sentinela, e continuo aboletado na caserna e de piquete.
O alferes de prevenção que não se acobarde, não durma em serviço e, se necessário, que toque a piquete.
Lá estarei.
Voltarei.

Manuel Peralta

Sem comentários:

Enviar um comentário